Feminismo é um movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens.
O “embrião” do movimento feminista surgiu na Europa em meados do século XIX, como uma consequência dos ideais propostos pela Revolução Francesa, que tinha como lema a “Igualdade, Liberdade e Fraternidade”. As mulheres queriam estar inseridas no turbilhão de mudanças sociais que estas revoluções traziam, principalmente para se sentirem mais cidadãs em uma sociedade historicamente regida pelo patriarquismo.
No entanto, o feminismo só começou a se popularizar no mundo ocidental nas primeiras décadas do século XX, questionando o poder social, político e econômico monopolizado pelos homens. O feminismo, como muitos pensam erroneamente, não é um movimento de sexista, ou seja, que defende a figura feminino sobre o masculino, mas sim uma luta pela igualdade entre ambos os gêneros.
Atualmente, não são apenas as mulheres que se intitulam ou compartilham de pensamentos feministas – assim como existem muitas que também apoiam o esquema de uma sociedade machista – alguns homens, que se sentem “pressionados” ou incomodados com as “regras de comportamento social do machismo”, partilham da mesma visão de liberdade e direitos igualitários entre os sexos.
Um dos símbolos que impulsionou o feminismo em meados da década de 1960 foi a publicação do livro “O Segundo Sexo”, da escritora feminista francesa Simone de Beauvoir, que desconstruiu a imagem de que a “hierarquização dos sexos” seria uma questão biológica, mas sim unicamente o fruto de uma construção social pautada em séculos de regimes patriarcais.
A partir deste período, começa a se disseminar o chamado Feminismo Radical, uma ramificação do pensamento feminista que acredita só ser possível “exterminar” o machismo com uma revolução profunda e geral, eliminando os regimes patriarcais. As feministas radicais ainda acreditam ser necessárias mudanças na legislação dos países, criando leis de proteção ao gênero feminino, por exemplo.
Feminismo e Femismo
Feminismo e femismo possuem significados completamente diferentes.
O feminismo é um movimento social de “quebra” da hierarquização dos sexos, do sexismo e do machismo, reivindicando igualdade de direitos entre homens e mulheres.
O femismo, por sua vez, pode ser considerado o sinônimo do machismo (ao mesmo tempo que é seu oposto), pois trata-se de uma ideologia de superioridade da mulher sobre o homem. O femismo, assim como o machismo, prega a construção de uma sociedade hierarquizada a partir do gênero sexual; baseada em um regime matriarcal.
Feminismo e Machismo
Ao contrário do que prega o machismo, como um movimento de repressão e repúdio aos direitos igualitários entre homens e mulheres, o feminismo funciona não como uma tentativa de sobrepor o “poder feminino” sobre o masculino, mas sim de lutar pela igualdade entre mulheres e homens em todos os setores da sociedade.
Fonte: Significados.
Veja também:
View Comments
Okay, me mostre apenas UMA autora femista. Abraços :)
Talvez o femismo não se expresse tanto em escrita quanto na fala.
Ora, se vocês citam tanto a existência + diferença entre o feminismo e o femismo.. Me mostre na teoria e/ou prática estas femistas pô.. Ou será que as próprias feministas são femistas que utilizam desta palavra para mascarar o que realmente são? Sem sequer conseguir citar UM autor femista?
...
Acho mais dificil encontrar UM autor femista, pois ele teria que ter raiva da própria identidade. Mas tudo é possível.
https://super.abril.com.br/blog/turma-do-fundao/feminismo-x-femismo-qual-a-diferenca/
Nesse artigo, mostra um pouco sobre o significado de cada termo, E como o próprio artigo fala, assim como tantos outros, o femismo, assim como o machismo podem ser considerados como atitudes, ao contrário do feminismo, que é um movimento revolucionário e como abrange uma coisa muito melhor do que a superioridade do sexo, vemos muito mais material de estudo por aí, porém se quiser exemplos, é só procurar e pesquisar sobre movimentos onde as mulheres propagam ódio a todos os homens só pelo fato de serem homens. Abraços ?
Péssimo texto, baboseira total, totalmente inexplicável e sem nexo a fala na qual o femismo seria o mesmo que o machismo em todos esses anos de machismo e quantos de femismo mesmo???
Se situem