Fotografia

A história da fotografia: do daguerreótipo às imagens digitais

A fotografia como mídia tem menos de 200 anos. Nesse breve espaço de tempo, ela evoluiu de um processo bruto usando produtos químicos cáusticos e câmeras complicadas para um meio simples, porém sofisticado, de criar e compartilhar imagens instantaneamente. Descubra aqui como se deu a história da fotografia – e como ela mudou ao longo do tempo.


Antes da fotografia

As primeiras “câmeras” foram usadas não para criar imagens, mas para estudar óptica. O estudioso árabe Ibn Al-Haytham (945-1040), também conhecido como Alhazen, é geralmente creditado como sendo a primeira pessoa a estudar como vemos.

Ele inventou a câmera escura, o precursor da câmera pinhole, para demonstrar como a luz pode ser usada para projetar uma imagem em uma superfície plana. Referências anteriores à câmera escura foram encontradas em textos chineses que datam de cerca de 400 a.C. e nos escritos de Aristóteles, por volta de 330 a.C.

Aproximadamente no ano 1600, com a invenção de lentes finas, os artistas começaram a usar a câmera escura para ajudá-los a desenhar e pintar imagens elaboradas do mundo real. Lanternas mágicas, precursoras do projetor moderno, também começaram a aparecer neste momento.

Usando os mesmos princípios ópticos que a câmera escura, a lanterna mágica permitia que as pessoas projetassem imagens, geralmente pintadas em slides de vidro, em grandes superfícies. Eles logo se tornaram uma forma popular de entretenimento de massa.

O cientista alemão Johann Heinrich Schulze conduziu os primeiros experimentos com produtos químicos fotossensíveis em 1727, provando que os sais de prata eram sensíveis à luz.

Johann Heinrich Schulze e uma câmera escura

Os primeiros fotógrafos

Em 1827, o cientista francês Joseph Nicephore Niepce desenvolveu a primeira imagem fotográfica com uma câmera escura. Niepce colocou uma gravura em uma placa de metal revestida com betume e depois a expôs à luz. As áreas sombrias da gravação bloqueavam a luz, mas as áreas mais brancas permitiam que a luz reagisse com os produtos químicos na placa.

Quando Niepce colocou a placa de metal em um solvente, gradualmente uma imagem apareceu. Essas heliografias, ou impressões do sol, são consideradas a primeira tentativa de imagens fotográficas. No entanto, o processo de Niepce exigiu oito horas de exposição à luz para criar uma imagem que desapareceria em breve.

O francês Louis Daguerre também estava experimentando maneiras de capturar uma imagem, mas levaria mais uma dúzia de anos antes que ele conseguisse reduzir o tempo de exposição para menos de 30 minutos e impedir que a imagem desaparecesse depois.

Louis Daguerre

Os historiadores citam essa inovação como o primeiro processo prático de fotografia. Em 1829, ele estabeleceu uma parceria com Niepce para melhorar o processo que a este havia desenvolvido. Em 1839, após vários anos de experimentação e a morte de Niepce, Daguerre desenvolveu um método de fotografia mais conveniente e eficaz.

O processo de daguerreótipo de Daguerre começou fixando as imagens em uma folha de cobre prateado. Ele então poliu a prata e a revestiu com iodo, criando uma superfície sensível à luz. Então, ele colocou o prato em uma câmera e o expôs por alguns minutos. Depois que a imagem foi pintada pela luz, Daguerre banhou a placa em uma solução de cloreto de prata. Esse processo criou uma imagem duradoura que não mudaria se exposta à luz.

O daguerreótipo ganhou popularidade rapidamente na Europa e nos EUA. Em 1850, havia mais de 70 estúdios de daguerreótipo apenas na cidade de Nova York.

Daguerreótipo

Rumo ao filme Kodak

A cada passo, a fotografia ganhava simplicidade, tornando-se disponível para usuários mais interessados. Pouco mais de uma década depois de ter sido inventada, a fotografia começou a se mostrar mais do que apenas um mero produto de uma máquina mecânica e de processos químicos.

No meio da revolução industrial, a demanda por retratos aumentou entre os membros da classe média e as fotografias ofereceram soluções mais baratas e mais rápidas do que, por exemplo, a pintura a óleo. Em particular, os daguerreótipos tornaram-se bastante populares, exibindo imagens de paisagens urbanas ou naturais e retratos de pessoas.

No entanto, como os daguerreótipos eram frágeis e difíceis de copiar, os fotógrafos se voltaram para o modo de cópia em massa de Talbot. Outra grande descoberta, que se tornaria inovadora até a era digital, foi a introdução do filme em rolo em 1884, quando George Eastman desenvolveu gel seco em papel para substituir a placa fotográfica e libertar os fotógrafos de carregar caixas de placas e produtos químicos tóxicos em todos os lugares que iam.

Foi no ano de 1888 que a primeira câmera Kodak portátil da Eastman contendo o filme foi lançada no mercado e ficou disponível para praticamente todos.

Primeira Câmera Kodak

Fotografias coloridas, uma evolução

Naturalmente, um dos maiores marcos da história da fotografia está na transformação do mundo preto e branco em colorido. Isso foi concretizado por Thomas Sutton e pelo físico James Clerk Maxwell. em 1861.

Eles tiraram um conjunto de três fotografias em preto e branco através de filtros de cores vermelho, verde e azul, usando três projetores com filtros semelhantes. Isso passou batido na história da fotografia.

Primeira fotografia colorida (1861).
Sutton inventou a primeira câmera reflex de lente única e a primeira lente grande angular, enquanto as teorias de Maxwell sobre eletromagnetismo, termodinâmica e cor são algumas das mais importantes da história da física.

No final do século XIX, as fotografias coloridas eram praticamente uma questão estabelecida, graças aos irmãos Lumière, que inventaram o processo de placas autocromáticas. Com base nas ideias de Louis Ducos du Hauron, que propunha tirar três fotografias separadas por filtros de cores, eles tiraram apenas uma através de um mosaico de minúsculos filtros de cores, sobrepostas à emulsão, e mostraram os resultados através de outro mosaico desse tipo.

As placas autocromáticas continham aproximadamente cinco milhões de grãos de batata previamente tingidos por polegada quadrada, pressionados e achatados para poder absorver a cor e criar a ilusão de que os vermelhos, azuis e verdes são fundidos. Essas placas foram então revestidas com brometo de prata para capturar a luz.

A produção da imagem positiva do negativo consistia no processamento de reversão, no qual cada placa era desenvolvida em um positivo transparente que podia ser visto diretamente ou projetado. À medida que os filtros absorviam as cores lentamente, menos luz exigia mais tempo de exposição. Somente após a década de 1930 que as versões baseadas em filmes foram feitas, permitindo que os captadores de imagens produzissem instantâneos em quaisquer condições.

Enquanto a fotografia em preto e branco ainda era a opção principal e mais acessível para fotógrafos e amadores, as cores encontraram seu caminho para um uso mais amplo através do filme em cores introduzido pela Polaroid em 1963 e, na década de 1980, quando assumiu o papel de criador de tendências.


Impressões fotográficas

Tradicionalmente, papéis de trapo de linho eram usados ​​como base para fazer impressões fotográficas. As impressões neste papel à base de fibra revestido com uma emulsão de gelatina são bastante estáveis ​​quando processadas adequadamente. Sua estabilidade é aprimorada se a impressão for tonificada em sépia (tom marrom) ou selênio (tom claro e prateado).

O papel secará e rachará em condições precárias de arquivo. A perda da imagem também pode ser causada pela alta umidade, mas o verdadeiro inimigo do papel é o resíduo químico deixado pelo fixador fotográfico, uma solução química criada para remover grãos de filmes e impressões durante o processamento. Além disso, contaminantes na água usada para processamento e lavagem podem causar danos. Se uma impressão não for totalmente lavada para remover todos os vestígios do fixador, o resultado será descoloração e perda de imagem.

O revestimento de resina ou papel resistente à água foi a próxima inovação em papéis fotográficos. A ideia era usar papel à base de fibra de linho normal e revesti-lo com um material plástico (polietileno), tornando o papel resistente à água. A emulsão é então colocada em um papel base coberto de plástico. O problema dos papéis revestidos com resina era que a imagem passava pelo revestimento plástico e era suscetível ao desbotamento.

No início, as impressões coloridas não eram estáveis ​​porque eram feitas a partir de os corantes orgânicos; a imagem desaparecia literalmente da base do filme ou do papel à medida que os corantes se deterioravam. O Kodachrome, datado do primeiro terço do século XX, foi o primeiro filme colorido a produzir impressões que podiam durar meio século.


Fotografia instantânea

A fotografia instantânea foi inventada por Edwin Herbert Land, um inventor e físico americano. Land já era conhecido por seu uso pioneiro de polímeros sensíveis à luz em óculos para inventar lentes polarizadas. Em 1948, ele apresentou sua primeira câmera de filme instantâneo, a Land Camera 95.

Nas próximas décadas, a Polaroid Corporation da Land refinaria filmes e câmeras em preto e branco que eram rápidos, baratos e notavelmente sofisticados. A Polaroid introduziu o filme colorido em 1963 e criou a icônica câmera dobrável SX-70 em 1972.

Polaroid SX-70

Outros fabricantes de filmes, como Kodak e Fuji, introduziram suas próprias versões de filmes instantâneos nas décadas de 1970 e 1980. A Polaroid permaneceu a marca dominante, mas com o advento da fotografia digital nos anos 90, começou a declinar. A empresa entrou em falência em 2001 e parou de fazer filmes instantâneos em 2008. Em 2010, o Projeto Impossível começou a fabricar filmes usando os formatos de filmes instantâneos da Polaroid e, em 2017, a empresa passou a se chamar Polaroid Originals.


Câmeras modernas

Câmera fotográfica moderna

Tendo aperfeiçoado o filme em rolo, George Eastman inventou a câmera em forma de caixa que era simples o suficiente para os consumidores usarem. Por US $22, um amador poderia comprar uma câmera com filme suficiente para 100 fotos.

Depois que o filme era usado, o fotógrafo enviava a câmera com o filme ainda para a fábrica da Kodak, onde o filme era removido da câmera, processado e impresso. A câmera era recarregada com filme e devolvida. Como a Eastman Kodak Company prometeu em anúncios daquele período, “Você pressiona o botão, nós fazemos o resto”.

Anúncio da Câmera Kodak

Nas próximas décadas, os principais fabricantes como Kodak nos EUA, Leica na Alemanha e Canon e Nikon no Japão introduziriam ou desenvolveriam os principais formatos de câmera ainda em uso atualmente. A Leica inventou a primeira câmera fotográfica a usar filme de 35 mm em 1925, enquanto outra empresa alemã, Zeiss-Ikon, introduziu a primeira câmera reflex de lente única em 1949. Nikon e Canon tornariam a lente intercambiável popular e o medidor de luz embutido.


Filtros fotográficos

O inventor e fabricante inglês Frederick Wratten fundou um dos primeiros negócios de suprimentos fotográficos em 1878. A empresa, Wratten e Wainwright, fabricava e vendia placas de vidro de colódio e placas secas de gelatina.

Em 1906, Wratten, com a assistência de E.C.K. Mees, inventou e produziu as primeiras placas pancromáticas na Inglaterra. Wratten é mais conhecido pelos filtros fotográficos que ele inventou e ainda recebem o nome dele, os Filtros Wratten. Eastman Kodak comprou sua empresa em 1912.


Câmeras digitais

Equipamento fotográfico

As raízes da fotografia digital, que revolucionariam a indústria, começaram com o desenvolvimento do primeiro dispositivo de casal carregado (CCD) no Bell Labs em 1969.

Em meados da década de 1980, várias empresas trabalhavam com câmeras digitais. Uma das primeiras a mostrar um protótipo viável foi a Canon, que demonstrou uma câmera digital em 1984, embora nunca tenha sido fabricada e vendida comercialmente.

A primeira câmera digital vendida nos EUA, a Dycam Model 1, apareceu em 1990 e foi vendida por US $600. A primeira SLR digital, um corpo da Nikon F3 conectado a uma unidade de armazenamento separada fabricada pela Kodak, apareceu no ano seguinte. Em 2004, as câmeras digitais estavam superando as câmeras de filme, e o digital agora é dominante.

Dycam Model 1

Veja também



Fontes

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

13 minutos ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

23 horas ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

24 horas ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

1 dia ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago