A mostra (dis)placement (deslocamento), chega ao Brasil, à partir do dia 8 de julho, e se instala no Espaço Jacarandá, na Villa Aymoré, na Glória. A exposição reúne mais de 20 trabalhos, entre pinturas, fotografias, gravuras, poemas e vídeos de 14 artistas internacionais de 10 nacionalidades, como: croatas, coreanos, australianos, americanos, brasileiros… A mostra foi criada a partir de um edital, onde artistas e escritores apresentaram seus trabalhos produzidos sobre o tema. (Dis)placement divaga sobre o que é “ser estrangeiro”, abrangendo barreiras físicas e emocionais, como a dificuldade de se adaptar a novos ambientes e consequentemente sair da “zona de conforto”.
“Os trabalhos expostos sugerem, muitas vezes, diferenças culturais, de identidade pessoal em relação ao ambiente em que estão. Ou seja: o que é estar em casa, ter casa, encontrar casa…”, explica Gabriela Davies, idealizadora do projeto.
A exposição foi viabilizada através de um crowdfunding que angariou fundos – via internet – atingindo a meta de £10,000 (o equivalente a 45 mil reais), através de 58 doadores. Os mais de 50 trabalhos inscritos no edital foram selecionados por um grupo de 5 profissionais que atuam em diferentes ramos da arte. São eles: Goia Mujalli, artista plástica que está acabando seu mestrado em pintura na Royal College of Art, em Londres; Julia Clemente, marchand que trabalha na galeria White Rainbow, em Londres; Lucrecia Vinhães, diretora do Instituto Pipa; Sara Pearce, que atua como consultora de arte contemporânea; e Sarah Elson, além de diretora-fundadora do Launch Pad, plataforma que promove residências de artistas emergentes em Londres, criou o seu próprio prêmio de arte contemporânea, em Londres.
“Seguindo o próprio tema da exposição, acreditamos que seria interessante que ela viajasse para outros cantos do mundo, como o Rio de Janeiro”, finaliza Gabriela.
Sobre Gabriela Davies Desde que se formou na faculdade de Central Saint Martins (Londres) em Curadoria e Comunicação, em julho de 2016, Gabriela, 23 anos, organizou exposições com artistas jovens e emergentes, tanto em Londres quanto no Rio de Janeiro. Além do (dis)placement, atua também como curadora e organizadora de eventos culturais na Villa Aymoré, na Glória, promovendo palestras e atividades de arte. Além disso, está finalizando mestrado em História da Arte na University College London, na capital Britânica.
Artistas em Exposição:
Alice Quaresma; brasileira; www.alicequaresma.com
Andrea Castilho; americana; www.andreacastillo.net
Angela Chen; chinesa; www.angelachen6.weebly.com/Dana Davenport; coreana; www.danadav.comIsmene King; grega; ismeneking.wix.com/artistportfolio
Jill Miller; americana; www.jillchristinemiller.com
Kalium Graves; australiano; www.kailumgraves.com
Kiriaki Hajiloizis; inglês; kiriakih.wix.com/kiriakih
Luiz D’Orey; brasileiro; www.ldorey.com
Manoela Medeiros; brasileira; www.manoelamedeiros.com
Marcia Thompson; brasileira; www.marciathompson.com
Marko Zubak; croata; www.markozubak.com
Mercedes Lachmann; brasileira; www.mercedeslachmann.com
Romain Dumesnil; francês; www.romaindumesnil.com
(DIS)PLACEMENT
Onde: Espaço Jacarandá na Villa Aymoré
Quando: 8 de julho a 4 de agosto de 2017
Horário de visitação: segundas à sabados de 13h às 18h
Endereço: Rua Ladeira da Glória, 16. Glória. Tel: (21) 4136-1550
Entrada Franca
A técnica de assemblage, caracterizada pela junção de objetos diversos para formar composições tridimensionais, emergiu…
Paulo Nazareth (1977, Governador Valadares, MG) ocupa hoje uma posição singular no campo da arte…
Lygia Clark (1920–1988) é uma das artistas mais decisivas na reformulação dos paradigmas da arte…
De 14 de maio a 8 de junho de 2025, a cidade de Paris recebe…
A icônica pintura “Madame X” é o destaque da grandiosa mostra “Sargent and Paris”, em…
A artista mineira Sonia Gomes, um dos nomes mais potentes da arte contemporânea brasileira, celebra…