O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, exibe Filhos de Deus, de Daniel Taveira, composta por 22 registros fotográficos que buscam capturar uma história humana através do olhar e das lentes de seu autor, expostos na sala MAS Metrô Tiradentes. Com curadoria de Jorge Brandão, a mostra exibe o desejo do artista de “mostrar ao mundo que independentemente da sua raça, cultura, crença, orientação sexual, nível social ou cor, você é por natureza um filho ou uma filha de Deus”.
A partir do momento em que, na história da arte, a fotografia foi conquistando seu espaço como manifestação artística, ultrapassando os limites do enquadramento moderno e transformando-se na linguagem artística mais característica e presente da pós-modernidade, artistas como Daniel Taveira obtiveram meios de declarar suas verdades. “Sei, vejo, sinto e em uma fração de segundos o que de fato desejo eternizar nas histórias de cada uma desses personagens”, declara o artista, buscando registrar seus conceitos sobre diversidade. Segundo o curador Jorge Brandão, “a dedicação de Taveira expõe o limite entre o real e o imaginário aquilo que, de uma forma ou outra, nos toca e nos deixa ainda mais reflexivos”.
Sua técnica analítica e realista nos resultados pictóricos advém de estudos que resultaram no aperfeiçoamento de encontrar o instante preciso em que suas lentes capturam o momento único da imagem, com a luz, cor, forma expressão e emoção verdadeiras.
Registros de pessoas de nacionalidades diversas exibidas nos contornos das diferentes etnias, toda e qualquer idade ou classe social, apresentam-se como elemento agregador do conceito e desafio de Daniel Taveira que busca, por meio de suas imagens, confirmar que “somos todos filhos de Deus”.
Ter visibilidade é fundamental para que você consiga comercializar a sua arte e construir uma…
Os 10 mestres do autorretrato reunidos aqui são aqueles artistas que tiveram um volume considerável…
Olympia (1863) é uma obra controversa feita pelo pintor francês Édouard Manet. O quadro, que…
Uma obra de arte inserida no espectro religioso pode variar de conceito se analisarmos o…
Você sabia que a rainha Elizabeth II já visitou o Brasil? E não foi uma visita em…
O hiper-realismo é derivado do fotorrealismo, e teve sua origem na segunda metade do século XX. A…