O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, exibe Filhos de Deus, de Daniel Taveira, composta por 22 registros fotográficos que buscam capturar uma história humana através do olhar e das lentes de seu autor, expostos na sala MAS Metrô Tiradentes. Com curadoria de Jorge Brandão, a mostra exibe o desejo do artista de “mostrar ao mundo que independentemente da sua raça, cultura, crença, orientação sexual, nível social ou cor, você é por natureza um filho ou uma filha de Deus”.
A partir do momento em que, na história da arte, a fotografia foi conquistando seu espaço como manifestação artística, ultrapassando os limites do enquadramento moderno e transformando-se na linguagem artística mais característica e presente da pós-modernidade, artistas como Daniel Taveira obtiveram meios de declarar suas verdades. “Sei, vejo, sinto e em uma fração de segundos o que de fato desejo eternizar nas histórias de cada uma desses personagens”, declara o artista, buscando registrar seus conceitos sobre diversidade. Segundo o curador Jorge Brandão, “a dedicação de Taveira expõe o limite entre o real e o imaginário aquilo que, de uma forma ou outra, nos toca e nos deixa ainda mais reflexivos”.
Sua técnica analítica e realista nos resultados pictóricos advém de estudos que resultaram no aperfeiçoamento de encontrar o instante preciso em que suas lentes capturam o momento único da imagem, com a luz, cor, forma expressão e emoção verdadeiras.
Registros de pessoas de nacionalidades diversas exibidas nos contornos das diferentes etnias, toda e qualquer idade ou classe social, apresentam-se como elemento agregador do conceito e desafio de Daniel Taveira que busca, por meio de suas imagens, confirmar que “somos todos filhos de Deus”.
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…