Categories: Gente de Arte

Exposição Filhos de Deus

Fotos da abertura da exposição Filhos de Deus de Daniel Taveira, que aconteceu ontem (25/1), no Museu de Arte Sacra. Com curadoria de Jorge Brandão.
Crédito de imagem: Sonia Balady.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, exibe Filhos de Deus, de Daniel Taveira, composta por 22 registros fotográficos que buscam capturar uma história humana através do olhar e das lentes de seu autor, expostos na sala MAS Metrô Tiradentes. Com curadoria de Jorge Brandão, a mostra exibe o desejo do artista de “mostrar ao mundo que independentemente da sua raça, cultura, crença, orientação sexual, nível social ou cor, você é por natureza um filho ou uma filha de Deus”.

A partir do momento em que, na história da arte, a fotografia foi conquistando seu espaço como manifestação artística, ultrapassando os limites do enquadramento moderno e transformando-se na linguagem artística mais característica e presente da pós-modernidade, artistas como Daniel Taveira obtiveram meios de declarar suas verdades. “Sei, vejo, sinto e em uma fração de segundos o que de fato desejo eternizar nas histórias de cada uma desses personagens”, declara o artista, buscando registrar seus conceitos sobre diversidade. Segundo o curador Jorge Brandão, “a dedicação de Taveira expõe o limite entre o real e o imaginário aquilo que, de uma forma ou outra, nos toca e nos deixa ainda mais reflexivos”.

Sua técnica analítica e realista nos resultados pictóricos advém de estudos que resultaram no aperfeiçoamento de encontrar o instante preciso em que suas lentes capturam o momento único da imagem, com a luz, cor, forma expressão e emoção verdadeiras.

Registros de pessoas de nacionalidades diversas exibidas nos contornos das diferentes etnias, toda e qualquer idade ou classe social, apresentam-se como elemento agregador do conceito e desafio de Daniel Taveira que busca, por meio de suas imagens, confirmar que “somos todos filhos de Deus”.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Recent Posts

‘Poéticas do Silêncio’, exposição de Marlene Chade na Galeria Sergio Caribé – SP

Marlene Chade inaugura a exposição 'Poéticas do Silêncio' no dia 16 de dezembro, às 19h,…

3 dias ago

Pantone anuncia a Cor do Ano de 2026 e divide opiniões

Pantone anuncia sua Cor do Ano de 2026 e, como acontece a cada ciclo, movimenta…

4 dias ago

Paço Imperial inaugura a exposição “Gilberto Salvador – Geometria Visceral” e traz obras táteis

Gilberto Salvador ganha destaque no Paço Imperial, que inaugura na próxima terça-feira, 9 de dezembro…

4 dias ago

Manto da Apresentação, de Bispo do Rosário, recebe restauro e participa de exposições pela Europa

Bispo do Rosário tem sua obra mais emblemática, o “Manto da Apresentação”, iniciando os primeiros…

4 dias ago

Dalton Paula, único artista brasileiro na Power 100 da ArtReview, sobe para a 68ª posição na lista de 2025

Dalton Paula solidifica sua posição como uma das figuras mais influentes da arte contemporânea global…

4 dias ago

Exposição “Demonstra: pela poética def” no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo

Centro Cultural Fiesp recebe a exposição “Demonstra: pela poética def”, que reúne obras de Lua…

4 dias ago