A revista Ars reúne trabalhos relevantes no debate da arte, produzidos no meio universitário ou fora dele. Surge da constatação que no âmbito da universidade tal debate tende a permanecer represado no cotidiano das salas de aula ou confinado às asperezas técnicas do discurso universitário e, fora dela, a subordinar-se ao espaço rarefeito das publicações de museus e galerias, quando não ao interesse – sempre epidérmico e provisório – das colunas culturais da mídia. A publicação visa intervir, assim, na situação de profunda atomização da discussão sobre arte no país, e propugna que as questões que envolvem uma escola de arte não devem ser restritas ao ambiente acadêmico, mas mobilizar o debate cultural para além dos muros da universidade e interrogar as próprias perspectivas da arte no contexto contemporâneo.
Propõe um foco ampliado na abordagem das artes visuais, conforme, ademais, as exigencias de interdisciplinaridade postas pela própria produção artística contemporânea. Valoriza na área teórica, ao mesmo tempo, a contribuição de disciplinas mais antigas, como a filosofia, a estética e a história da arte, sobretudo considerando a pouca tradição acadêmica das escolas de arte brasileiras e necessidade de aprimorar posições teóricas com referências intelectuais sólidas na tradição do conhecimento, ainda que freqüentemente se trate de confrontar ou apontar os limites dessa tradição em face dos desafios da situação contemporânea.
Ars tem interesse em divulgar, ao lado dos trabalhos dos artistas, críticos/historiadores de arte e alunos de pós-graduação do Departamento de Artes Plásticas, colaborações de artistas, intelectuais e outros profissionais do meio artístico, num contexto, como o de uma revista não comercial, favorável à experimentação e à pesquisa teórica especializada. A publicação reflete a diversidade das áreas de atuação do Departamento de Artes Visuais – em multimídia, pintura, escultura, gravura, na teoria, história e crítica da arte, nos estudos ligados à licenciatrura – e a multiplicidade de experiências profissionais de seu quedro de professores. Acolhe, assim, como um aspecto produtivo, a eventual ausência de unidade nas tendências de pensamento que expressa.A expectativa é a de que o campo ecumênico de discussão, de formulação de problemas, possa ser favorável a uma saudável extoversão de posições culturais, a uma maior fluidez na troca de idéias.
Como iniciativa acadêmica, nascida numa escola de arte, abre-se, enfim, à discussão do problema da formação, não apenas aquela dos estudantes, que pretendem tornar-se artistas, professores, educadores ou teóricos, mas também a formação de uma experiência de criação e reflexão, capaz de favorecer a constituição de pontos de vista emancipados no ambiente globalizado da cultura contemporânea. O conselho editorial de Ars agradece a generosidade dos diversos autores que se dispuseram a ceder trabalhos para essa publicação.
Os Editores
Prof. Dr. Gilbertto Prado
Prof. Dr. Marco Giannotti
Profa. Dra. Sônia Salsztein
Conselho Editorial
Alckmar Luiz dos Santos (UFSC), Anna Teresa Fabris, Antoni Muntadas (Visual Arts Program – MIT), Arlindo Machado, Carlos Fajardo, Carlos Zilio (UFRJ), Eduardo Kac (Art Institute of Chicago), Emilio Martinez (Bellas Artes – Univ. Politecnica Valencia), François Soulages (Univ. Paris VIII), Ismail Xavier, Karen O´Rourke (Univ. Paris I), Maria Beatriz de Medeiros (UnB), Mario Costa (Univ. Salerno), Milton Sogabe (UNESP), Regina Silveira, Robert Kudielka (Univ. der Künste Berlin), Rodrigo Duarte (UFMG), Sandra Rey (UFRGS), Suzete Venturelli (UnB), Tadeu Chiarelli Walter Zanini.
Para contatos escreva para:
Escola de Comunicações e Artes – USP
Depto. De Artes Plásticas / ARS
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443
05508-900 – São Paulo – SP
Tel. (11) 3091-4084 ou 4096
email:ars@usp.br
Instruções aos Colaboradores
Assistentes e Arte Final
Yukie Hori
Revisão
Ana Luiza Dias Batista
Liliane Benetti
Versão Web
Andrei Thomaz
Cláudio Bueno
Guilherme Minoti
Tatiana Travisani
ISSN: 1678-5320
O Espaço Arte M. Mizrahi, no centenário do surrealismo, apresenta a exposição coletiva 'Quimeras –…
O Espaço 8, em São Paulo, inaugura em 09 de novembro, a exposição "Dilúvio no…
A Galeria Estação foi ocupada, ao longo de 2024, por cinco mostras inéditas especialmente idealizadas…
Ter visibilidade é fundamental para que você consiga comercializar a sua arte e construir uma…
Os 10 mestres do autorretrato reunidos aqui são aqueles artistas que tiveram um volume considerável…
Olympia (1863) é uma obra controversa feita pelo pintor francês Édouard Manet. O quadro, que…