E-mail marketing: um check-list para você crescer online
Quando se trata de e-mail marketing, há muito em que pensar. Este artigo foi elaborado para ajudá-lo a pensar sobre como você tem atuado nesta área, portanto, neste check-list, faça estas perguntas a si para ver quais melhorias podem ser feitas.
Seu sistema de email marketing
Você implementou um sistema de e-mail marketing?
Em caso afirmativo, ele atende às suas necessidades e é acessível?
Se você está pensando em implementar um novo sistema, você considerou:
seu orçamento
o que você precisa
quaisquer integrações você pode precisar
o seu nível de especialização e, portanto, quão avançado seu sistema deve ser
quem vai cuidar do seu e-mail marketing e quanto tempo por mês eles poderão dedicar a ele.
A sua lista de e-mails é compatível com o GDPR? Cada pessoa em sua lista de mala direta deve ter optado para receber os seus e-mails.
É fácil para as pessoas em sua lista de e-mail cancelarem a inscrição? Um link de cancelamento de inscrição está incluído em todos os e-mails de marketing que você envia?
Boas práticas
Você tem um público-alvo e isso se reflete em suas comunicações por email?
É fácil para as pessoas se inscreverem na sua lista? O seu formulário de inscrição é compartilhado nos lugares certos?
Seu público está se envolvendo com seus e-mails? Uma taxa de abertura de 20% e uma taxa de cliques de 2% é um bom ponto de partida.
Você regularmente reengaja ou remove membros de baixo engajamento de sua lista de e-mails?
As informações da sua mala direta estão armazenadas em um só lugar? Se você armazená-las em vários sistemas (por exemplo, sua plataforma de email marketing, seu banco de dados CRM, como você garante que sempre terá as informações mais atualizadas?
As pessoas podem informar suas preferências para que você possa enviar informações mais personalizadas? Se você coletar essas informações, está usando-as de maneira eficaz?
Planejando e enviando seus e-mails marketing
Você define um objetivo para cada e-mail que envia? Uma mensagem clara e definida para cada comunicação por e-mail manterá seu público envolvido.
Você já considerou o valor que o e-mail trará para as pessoas para quem o está enviando?
O design do seu e-mail é acessível a todos os seus usuários?
Boas práticas
A sua estratégia de e-mail está ligada à sua estratégia organizacional mais ampla? Para muitos usuários, suas comunicações por email serão o principal ponto de contato com você, portanto, pode ser uma forma importante de transmitir mensagens essenciais.
Você tem um plano de conteúdo para seus próximos e-mails? Construir um plano com base na sazonalidade ou datas relevantes para sua organização dará forma e regularidade à sua estratégia.
Você segmenta seu público para enviar e-mails mais relevantes?
Você adiciona campos para personalizar seus e-mails? (nome do receptor, por exemplo).
Avançado
Você configurou algum e-mail automatizado, como um e-mail de boas-vindas, quando as pessoas se inscrevem em sua lista de e-mails?
Em caso afirmativo, você verifica o conteúdo regularmente para garantir que seja relevante e atualizado?
Você usa conteúdo dinâmico para adaptar seus e-mails a diferentes segmentos da sua mala direta?
Compreender quanto sucesso de seus e-mails fazem
Essencial
Você tem uma ideia clara de seus objetivos para seus e-mails, como metas específicas para taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de cancelamento de assinatura ou principais ações do usuário?
Você compara esses números com seus envios anteriores? As diferenças e progressões observadas o ajudarão a determinar as boas práticas futuras.
Boas práticas
Você usa parâmetros UTM em seus e-mails para vincular a sua conta do Google Analytics?
Você comparou seus resultados aos objetivos que definiu?
Você está incorporando o que aprendeu de suas estatísticas em seus envios futuros com base no que você observou?
Avançado
Você usa o teste AB para ajudar a descobrir o que envolve as pessoas em sua lista de mala direta?
Qual o próximo passo?
Este artigo deve ter ajudado você a avaliar em que nível está sua estratégia de marketing por e-mail, com algumas ideias para desenvolvimento posterior. Para saber mais, entre em contato conosco para saber como podemos ajudar você.
Vamos publicar mais matérias sobre este assunto para que você possa se aprofundar mais. Se você precisa de informações para quem está começando, recomendo que você leia esta matéria abaixo:
fonte: https://digitalculturenetwork.org.uk/
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella
Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais.
Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil.
Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.