A ilusão da democracia do conhecimento no mercado de artes é um conceito abordado por Kathryn Brown, professora sênior de história da arte e cultura visual na Loughborough University.
Neste vídeo, Paulo Varella levanta os pontos da análise de Kathryn Brown acerca da transparência, confiabilidade e neutralidade dos dados que acercam o mercado de artes, como construção de valores de transações financeiras, construção de autoridade e estratégias de vendas. Assista ao vídeo completo, com participação da artista visual Thais de Albuquerque no canal Art Talks no YouTube. Aproveite para se inscrever em nosso canal e não perder nenhum conteúdo.
Você também pode acompanhar este conteúdo pelo nosso Podcast!
De acordo com Kathryn Brown, as formas como as informações são geradas e usadas prejudicam o potencial democrático da disponibilidade de dados, fortalecem a desigualdade entre artistas e promovem tipos de arte que se enquadram nos parâmetros seletivos do comércio internacional de arte. Em suma, essas relações de dados tornam o mercado cada vez mais reduzido, oferecendo oportunidades a uma pequena parcela de artistas e instituições.
Para ilustrar esta dinâmica, o estudo traz o caso da estratégia de vendas elaborada pela “online viewing room” Gagosian Gallery, a fim de promover o leilão da obra de uma das artistas que representa: a pintora britânica Cecily Brown (n. 1969):
Primeiro, McLeod, diretora da Gagosian, enfatizou a qualidade museológica das obras de Brown e identificou instituições que adquiriram pinturas desse período da carreira do artista: a Albright-Knox Art Gallery, a Tate, o Whitney Museum of American Art, a Rubell Collection e The Broad.
A segunda tática foi colocar a criatividade de Brown em relação ao cânone da arte ocidental. Isso consistiu em discernir várias influências em sua obra, incluindo o impacto em sua imaginação pictórica de obras de Ticiano, Francisco Goya y Lucientes, Edgar Degas, Arshile Gorky, Pablo Picasso, Willem de Kooning e Francis Bacon.
A terceira estratégia foi comparar os preços a estes artistas estabelecidos.
Assita ao vídeo completo ou ouça ao podcast e comente sua opinião sobre o assunto. Para ler o estudo completo, acesse o conteúdo no Arte Index.
Assista também:
Como uma obra de arte é avaliada por um comprador profissional?
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…