mercado

Soft Power: como a Bienal e a SP Arte ajudam a promover o Brasil no exterior

Soft Power é a capacidade de um país influenciar o cenário internacional por meio de atração ou persuasão, ao invés de força econômica ou militar (NYE, 1990). O Brasil usa soft power em suas relações internacionais desde 1900, mesmo que sob outras denominações (SARAIVA, 2014) e hoje centra sua política externa principalmente nas relações econômicas de comércio e investimento. Entretanto, se o Brasil chegou a ser a sétima economia do mundo, de 2012 a 2014, e foi capa da revista “The Economist” em 2009, com a manchete “O Brasil decola”; em termos de reputação internacional, medida por meio de índices de consultorias internacionais, o país jamais esteve entre os 15 primeiros colocados e tem piorado sua performance nos últimos anos.

Se os objetivos do Brasil somente poderão ser alcançados por meio de soft power, como melhorar a sua reputação internacional?

A tese de Doutorado em Estética e História da Arte do Programa de Pós-Graduação Interunidades da Universidade de São Paulo, escrita por Katya de Castro Hochleitner demonstra, do ponto de vista do mercado, que a arte brasileira pode contribuir de forma positiva para a imagem do Brasil no exterior.

Utilizando a Bienal de São Paulo e a feira de arte SP-Arte como estudos de caso, o estudo percorre cinco etapas para fundamentar tal afirmação. Contextualizando o tema, na primeira etapa o estudo caracteriza tais instituições, na segunda etapa examina o desenvolvimento e a internacionalização do sistema e do mercado da arte em que elas se situam, e na terceira etapa analisa a evolução da imagem do Brasil no exterior. Na quarta etapa, como contribuição inédita, o trabalho apresenta a revisão sistemática dos artigos jornalísticos que mencionavam Bienal de São Paulo ou SP-Arte, publicados em jornais selecionados nos Estados Unidos e Inglaterra de 2012 a 2019, resultando na avaliação positiva de ambas as instituições, na maior parte dos artigos selecionados, e em uma lista de aspectos favoráveis e desfavoráveis que a imprensa internacional associa a cada uma delas. Na quinta etapa as características positivas da Bienal de São Paulo e da SP-Arte, como percebidas pela imprensa internacional, são comparadas com as forças e fraquezas da imagem do Brasil, identificadas por meio de análise SWOT, a partir de várias pesquisas pré-existentes. A conclusão da tese é que ambas as instituições transmitem para a imagem do Brasil as ideias de legado artístico e institucional, crescimento, importância, respeito e relevância no âmbito das artes visuais, colaborando positivamente para a construção da imagem do Brasil.

Você pode assistir ao bate papo de Paulo Varella e Katya Hochleitner no canal Art Talks, no YouTube.

Ou ouvir à conversa pelo Podcast do ArtTalks:

Para ler a tese completa, acesse este link.


Leia também:
SP-Arte comemora sucesso de “Rotas Brasileiras”

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

CCBB BH recebe instalação inédita de Daiara Tukano inspirada na cosmovisão indígena

O CCBB BH apresenta, até 28 de fevereiro de 2026, esta no Céu – Mirĩ'kʉã…

4 dias ago

A Arte de Ocupar o Invisível: Como o Artista Ocupador invade um museu sem pedir licença

1. O Fim da "Geografia de Permissão" Houve um tempo em que o endereço de…

1 semana ago

10 Dicas Fundamentais para Vender sua Arte em 2026

O Mercado Pós-Intermediação O ano de 2026 marca a consolidação de uma mudança sísmica que…

1 semana ago

Universo de Torres Garcia

A exposição Joaquín Torres Garcia – 150 anos em cartaz no CCBB se destaca de forma surpreendente pela sua…

2 semanas ago

10 fatos que marcaram o mundo da arte em 2025

O mundo da arte viveu, em 2025, um período de inflexão decisivo. Entre grandes exposições…

3 semanas ago

Tarsila do Amaral S/A prepara exposição imersiva e conquista prêmio

A Tarsila do Amaral S/A (TALE) e a LiveIdea venceram o Prêmio Caio, considerado o…

3 semanas ago