Categories: Moda

Conheça a designer por trás dos vestidos pintados por Gustav Klimt

 

Um dos mais consagrados pintores simbolistas de todos os tempos, Gustav Klimt chama a atenção por suas obras repletas de formas e cores esplendorosas, que já serviram de inspiração para estilistas renomados como Alexander McQueen. No entanto, o que poucos sabem é que por trás dos deslumbrantes vestidos pintados pelo artista austríaco está uma revolucionária designer de moda. Conheça a vida e a obra de Emilie Flöge, a costureira boêmia companheira e musa de Klimt.

 

Estilista de vanguarda

 

Emilie Flöge, a designer boêmia companheira e musa de Klimt

 

Nascida em Viena, em 30 de agosto de 1874, Emilie Flöge iniciou sua carreira como costureira. Em 1895 passou a trabalhar ao lado de sua irmã mais velha, Helene, que havia aberto uma escola de costura. As irmãs venceram concursos de moda e confeccionaram peças para exposições de arte. Em 1904, Emilie e Helene abriram seu ateliê de alta-costura, Schwestern Flöge (Irmãs Flöge), atraindo a atenção da alta-sociedade vienense.

 

O talento de Emilie Flöge chamou a atenção da alta-sociedade vienense

 

Emilie destacou-se por seu talento tanto para produzir peças comerciais, seguindo as tendências ditadas por Paul Poiret e Coco Chanel, como também por suas “peças de arte” e seu engajamento no movimento feminista, sendo parte da Reforma do Traje Vitoriano – movimento reformista que propunha a criação de roupas mais confortáveis e usuais para as mulheres.

 

Emilie Flöge fez parte da Reforma do Traje Vitoriano, movimento reformista que propunha a criação de roupas mais confortáveis e usuais para as mulheres

 

Emilie e Klimt: uma parceria prolífica

 

Emilie Flöge e Gustav Klimt: uma parceria prolífica

 

Em fins do século 19, Emilie Flöge era frequentadora dos círculos artísticos e intelectuais boêmios. Foi onde conheceu Gustav Klimt. Helene, sua irmã mais velha, era casada com o irmão de Klimt, e tornou-se protegida do pintor após a morte de seu esposo.

Gustav costumava passar verões com a família Flöge. Emilie, à época com 18 anos, desenvolveu uma longa e prolífica amizade com Gustav. O artista retratou-a em diversas obras – historiadores creem que o famoso quadro O Beijo retrata Klimt e Emilie como amantes – e buscou inspiração em seus vestidos, que traziam variações de motivos e cores. Klimt também desenhou vestidos para Flöge.

 

Os vestidos de Emilie Flöge traziam variações de motivos e cores

 

Emilie Flöge posa com vestido desenhado por Klimt

 

Retrato de Emilie Flöge – Gustav Klimt (1902)

 

Após a morte de Klimt, em 1918, Emilie Flöge herdou metade de seu patrimônio. A artista fechou seu ateliê de alta-costura em 1938, após a ascensão do nazismo na Europa, e passou a produzir em sua casa.

A parceria entre Klimt e Flöge foi retratada no romance The Painted Kiss (2005), de Elizabeth Hickey, e no filme biográfico Klimt (2006), com Emilie interpretada por Veronica Ferres e John Malkovich no papel-título.

 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Roteiro de arte para Dezembro

As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…

5 dias ago

Como ganhar dinheiro sendo artista: um guia prático

Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista.  Hoje,…

1 semana ago

Início do Neoclassicismo – Antiguidade grega, imitação e poesia

Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…

1 semana ago

Michelangelo e a pintura do teto da Capela Sistina

A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…

1 semana ago

A arte grega e seus diferentes períodos

Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…

1 semana ago

O “boom” do mercado de arte ultra contemporânea

O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…

1 semana ago