Categories: Museu

100 mil artefatos Soviéticos em museu na Califórnia

Um das maiores coleções de artefatos soviéticos com mais de 100 mil peças da União soviética e da Europa Oriental estão no Museu Wende, que abre em sua nova sede esta semana, um ex-arsenal da Guarda Nacional na cidade de Culver.

Fundada pelo historiador de Justin Jampol, nascido em Los Angeles, em 1978, o museu havia sido alojado por mais de uma década em um parque empresarial, onde só poderia mostrar uma fração da coleção. “Pela primeira vez, poderemos oferecer aos visitantes uma seleção representativa da grande variedade de nossas explorações”, diz o curador chefe da Wende, Joes Segal.

Culver City aprovou o contrato de 75 anos no arsenal (construído em 1949 com abrig para  uma possível Terceira Guerra Mundial), em 2012. Uma campanha de angariação de fundos de US $ 5 milhões para remodelar o local recebeu o apoio do editor de livros de arte Benedikt Taschen. A nova sede dá ao museu 1200 metros quadrados de espaço de exposição e armazenamento, com espaço para uma biblioteca de mais de 25,000 livros e um ambiente refrigerado para 3.000 filmes raros.

O local com admissão gratuita acolherá seis shows por ano em duas galerias, e outros objetos da coleção serão visíveis em extensas exposições abertas, agrupadas por temas como brigas de Lênin, equipamentos de espionagem, presentes diplomáticos e Checkpoint Charlie.

Com o acesso aberto do museu, os visitantes também poderão assistir a exibição de exposições durante os períodos de transição, diz Segal.

A exposição inaugural baseada em coleções como: “Cold War Spaces” (até 29 de abril de 2018), também terá empréstimos de coleções particulares, artistas e o Archive of Modern Conflict, com sede em Londres. Com oito seções que exploram os “paradoxos e ambigüidades” do estado socialista, o show promete “uma compreensão mais rica e mais complexa da vida por trás da Cortina de Ferro”, diz Sega.

http://www.wendemuseum.org/

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Recent Posts

8 Tendências de arte estranhas na história da arte

Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…

3 dias ago

Como Mondrian se tornou abstrato

Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…

3 dias ago

Imersiva “Bob Esponja – A Experiência” chega ao MIS Experience

Bob Esponja – A Experiência desembarca no MIS Experience para celebrar os 25 anos de…

3 dias ago

Sesc Franca apresenta 70 pinturas de Abdias Nascimento em sua inauguração

Abdias Nascimento – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, mostra que apresentará ao público…

3 dias ago

Venda de reproduções: A nova solução para artistas

Como ganhar dinheiro com impressão sob demanda, sem ter que vender o seu quadro original…

4 dias ago

Emanoel Araujo: vida, obra e legado

Emanoel Araujo, artista, curador e idealizador do Museu Afro Brasil, é considerado uma referência para…

4 dias ago