O Museu do Louvre esteve envolvido, em maio de 2023, em uma missão secreta para evacuar 16 frágeis objetos culturais da Ucrânia para sua segurança. Os artefatos viajaram em comboio dos museus Bohdan e Khanenko em Kiev, via Polônia e Alemanha, e agora não correm mais sérios riscos de danos ou roubo.
Uma exposição de cinco ícones sagrados do grupo foi inaugurada no início desta semana na ala Denon do museu de Paris. Quatro são pinturas encáusticas dos séculos VI e VII em madeira originárias do Mosteiro de Santa Catarina no Egito. O quinto é um micro mosaico do final do século XII ou início do século XIV de Constantinopla com uma moldura de ouro altamente intrincada.
O ministro da Cultura da Ucrânia participou da inauguração oficial da exibição no Louvre na quarta-feira. “É um gesto muito simbólico e eficaz de apoio à cultura ucraniana”, disse ele à imprensa, segundo a Reuters . “[Os russos] estão roubando nossos artefatos, eles arruinaram nossos patrimônios culturais e isso mostra o quão grande é a cultura ucraniana, que faz parte do patrimônio mundial.”
A iniciativa para proteger os ícones está em andamento desde dezembro de 2022, quando a equipe do Louvre começou a colaborar com colegas dos dois museus ucranianos. A missão inédita foi desenvolvida em parceria com a Aliança Internacional para a Proteção do Patrimônio em Áreas de Conflito e foi mantida em sigilo absoluto.
“Como outros museus, nos preocupamos em ver como podemos apoiar nossos colegas ucranianos. No outono, diante da intensidade do conflito, decidimos realizar este resgate”, disse o presidente do Louvre, Laurence des Cars, à agência de notícias AFP. “Não é muito em um mar de tristeza e desolação, mas é um símbolo.”
A nova exibição do Louvre, “As Origens da Imagem Sagrada”, pretende explorar as primeiras influências clássicas na civilização bizantina e será apoiada por novas análises e pesquisas de especialistas ucranianos e internacionais. Também foi anunciado como uma espécie de teaser do que o público pode esperar do novo departamento de arte bizantina e cristã oriental do Louvre, com inauguração prevista para 2027.
Os 16 objetos estão agora guardados no Louvre, mas também há esforços para proteger tesouros culturais na Ucrânia. Logo após o início da guerra em fevereiro de 2022, o Khanenko removeu e escondeu toda a sua coleção de 25.000 obras. Isso limitou os danos de um ataque de míssil que atingiu o prédio histórico em outubro passado. O Museu Taras Shevchenko também foi alvo.
Outra colaboração do museu em apoio à Ucrânia foi anunciada esta semana. O Met e o Smithsonian estão se associando para ajudar a treinar um grupo de soldados para se tornarem Monuments Men , que estarão mais bem equipados para proteger o patrimônio cultural enquanto estiverem na Ucrânia.
“As Origens da Imagem Sagrada: Ícones do Museu Nacional de Artes de Bohdan e Varvara Khanenko em Kiev” vai até 6 de novembro de 2023.
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…