Não categorizado

CASACOR São Paulo anuncia elenco para 2025

A CASACOR São Paulo, principal evento da maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, apresentará sua 38ª edição de 27 de maio a 3 de agosto. Este ano, o evento estreia no Parque da Água Branca, um espaço verde urbano de grande importância histórica e cultural. Com 137 mil metros quadrados de remanescentes da Mata Atlântica preservados, o parque, inaugurado em 1929 e protegido pelo patrimônio histórico, representa um refúgio natural essencial dentro da cidade, oferecendo uma rara combinação de natureza e história em espaço público.

Em 2025, a mostra ocupará um espaço de 10.161m² de área construída, com mais de 70 ambientes que incluem casas, apartamentos, lofts, jardins, além de espaços dedicados a instalações artísticas, gastronomia e compras. 

CASACOR São PauloCASACOR São Paulo
Credito: Fan Parente

‘Semear Sonhos’, tema desta edição, fundamenta-se em três eixos: sonhos coletivos, ecossistemas em cooperação e confluência de saberes. O primeiro é um convite à reflexão sobre a capacidade de sonhar coletivamente e criar um futuro sustentável, que guie as ações humanas com harmonia e colaboração com a natureza.

O segundo pilar destaca a integração entre o urbano e o natural, promovendo cidades como ecossistemas vivos que desafiam a separação entre o ambiente construído e a natureza. A proposta é criar cidades que funcionem como florestas. Por fim, o terceiro eixo enfatiza a colaboração entre diversas disciplinas e culturas. A transdisciplinaridade é apresentada como essencial para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis que conectem áreas como arquitetura, engenharia, biologia e ciências sociais.

Para transformar o tema em projetos surpreendentes, a CASACOR convidou um elenco multidisciplinar que terá o desafio de usar sua criatividade para responder à complexidade dos tempos atuais.

O Elenco 

A edição de 2025 reunirá renomados profissionais do mercado e apresentará projetos de Ana Maria Vieira Santos, Dado Castello Branco Arquitetura, Paola Ribeiro Interiores, João Armentano (AARQ Arquitetura), Marina Linhares, Bruno Carvalho (BC Arquitetos), Mauricio Arruda Design, Gisele Taranto Arquitetura e Léo Shehtman.

Paisagismo

O paisagismo será um dos grandes destaques desta edição, com projetos assinados por Gilberto Elkis, do escritório Elkis Paisagismo, Roberto Riscala Paisagismo, Mônica Costa Paisagismo, a dupla Catê Poli e João Jadão, Luciano Zanardo do Zanardo Paisagismo e os estreantes Simone Campos Paisagismo, Paula Varga Paisagismo e o Denis Bessa do escritório Musgo.

Retornos

Entre os profissionais e escritórios que retornam à CASACOR em 2025 estão Luciana Moreno Arquitetura, Daniela Funari Arquitetura, Gabriel Rosa Arquitetura, Natan Gil Arquitetura, Beatriz Quinelato Arquitetura, Vanessa Martins (SALA2 Arquitetura), Felipe Fichberg (Fichberg Arquitetura e Interiores), Kesley Santiago (Artek Arquitetura e Design), Henrique Freneda, Otto Felix (Studio Otto Felix), Paula Neder Arquitetura, Rodolfo Consoli Arquitetura, Gleuse Ferreira Arquitetura, Romário Rodrigues Arquitetos, Tufi Mousse Arquitetura e Gabriel Fernandes.

Estreias 

Pela primeira vez na CASACOR São Paulo participam Leda Simões, a dupla André Bastos e Pedro Luiz de Marqui, Letícia Figueiredo e Priscila Sunao do escritório Traço 8 Arquitetura & Interiores, Giovanni Vespe Arquitetura, Larissa Perna do La Rous Studio Arquitetura e Interiores, Marta Martins, a dupla Carlos Navero e Melissa Camargo, Fernanda Zulzke Interiores, Marcos Serrano, Marília Aguiar Junqueira do MAJ Arquitetura, Felipe Carolo Arquitetura, Daniel de Castro Cunha Arquitetura e Interiores, Mariana Meneghisso e Alexandre Pasquotto do escritório Meneghisso & Paschotto, as arquitetas Anike Tomanik e Kalyn Diegues, do escritório de arquitetura Lá na Teka.

A presença de profissionais do Rio de Janeiro se consolida ainda mais com Pedro Coimbra e Jackson Tinoco, João Panaggio do escritório Panaggio Arquitetura. Representando o Espírito Santo estão Renzo Cerqueira e Daniela Andrade Arquitetura. Já o Rio Grande do Norte será representado por Rodrigo Cunha do Rodraarq. Representando o interior de São Paulo, Ribeirão Preto, estão a dupla Fabrício Frezza e Gabriel Figueiredo do Frezza & Figueiredo e o Rafael Granero Arquitetura. Minas Gerais será representada pelo arquiteto Lui Costa. Já Goiás será representado por Expedito Bezerra e Lucas Panobianco do Bezerra Panobianco. A capital do Brasil, será representada pelos sócios Monica Pinto, Arnaldo Pinho e Isabel Veiga do escritório MAAI Arquitetura.

Entre os jovens talentos desta edição as revelações são a arquiteta Yara Elias do Lynhas Arquitetura e Nicholas Oher e Paloma Bresolin da OHMADesign.

A CASACOR São Paulo 2025 acontecerá no Parque da Água Branca (Rua Dona Ana Pimentel, 40), entre os dias 27 de maio e 3 de agosto. O evento conta com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e do Governo do Estado de São Paulo. A 38ª edição tem patrocínio master da Deca; Banco Oficial BRB; Carro Oficial Peugeot; Tinta Oficial Coral; além dos patrocinadores locais Duratex e Brastemp. Conta também com apoio local da Portinari e parceria midiática com a revista Veja.

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2025 chega à sua 38ª edição em São Paulo em um novo endereço, o Parque da Água Branca.

Serviço

38ª edição CASACOR São Paulo
Data: 27 de maio a 3 de agosto.
Local: Parque da Água Branca. Rua Dona Ana Pimentel, 40. São Paulo – SP.
Mais informações: www.casacor.abril.com.br

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

J. Borges, o mestre da xilogravura: biografia, obras e legado

J. Borges (1935–2024) foi um dos mais importantes nomes da arte popular brasileira, reconhecido por…

3 dias ago

‘A Arte deve viver ao Sol’ exposição de Gastone Novelli no MAC USP

O MAC USP (Museu de Arte Contemporânea da USP) apresenta, a partir de 2 de…

3 dias ago

Vem aí “Eu Sou o Brasil: artistas populares”, em agosto, no Sesc Santo Amaro

O Sesc Santo Amaro recebe, a partir de 9 de agosto, a exposição Eu sou…

3 dias ago

Visite a exposição ‘O Tempo das Coisas Vivas’ no Centro Cultural Correios RJ

O Centro Cultural Correios RJ convida para a abertura da exposição coletiva O tempo das…

3 dias ago

Como os Rankings Reordenam o Caos do Mundo da Arte

1. Um mundo inflacionado de arte Nunca se produziu tanta arte. Nunca existiram tantos artistas.…

1 semana ago

Jaider Esbell: biografia, principais obras e legado

Jaider Esbell (1979–2021) foi um artista, curador e escritor indígena do povo Makuxi, nascido em…

1 semana ago