“Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros”, criada em parceria com o Instituto Moreira Salles, continua sua itinerância a partir do dia 24 de junho no MAR (Museu de Arte do Rio). Em uma versão ampliada pela incorporação de novas obras, a mostra é dedicada à trajetória e à produção literária da autora mineira que se tornou internacionalmente conhecida com a publicação de seu livro Quarto de despejo, em agosto de 1960. Além de destacar a produção literária, a exposição também aborda suas incursões como compositora, cantora e artista circense. A mostra com mais de 400 itens tem curadoria do antropólogo Hélio Menezes e da historiadora Raquel Barreto, com assistência de Phelipe Rezende.
A exposição é resultado do esforço para destacar a grandeza da escritora e apresentar a autora como convém: mulher negra e artista emancipada, símbolo de resistência e de luta política e cultural para o país. “Receber a exposição de Carolina Maria de Jesus tem um papel particularmente significativo para o Museu de Arte do Rio. Somos um espaço de ampliação de protagonismos e ao apresentarmos ao público a produção da escritora difundimos seu legado. Essa exposição, realizada em parceria com o Instituto Moreira Salles e com apoio da Secretaria de Cultura da cidade do Rio, apresenta a autora como uma voz potente e imprescindível do nosso país”, afirma Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil.
Iniciativa da Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Cultura que contou com a parceria da Fundação Roberto Marinho para a sua concepção, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro de 2021, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.
“O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.
Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os Brasileiros
MAR (Museu de Arte do Rio). Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro. Rio de Janeiro – RJ
Inauguração dia 24 de junho de 2023
Funcionamento do MAR: das 11h às 18h (última entrada às 17h)
Ter visibilidade é fundamental para que você consiga comercializar a sua arte e construir uma…
Os 10 mestres do autorretrato reunidos aqui são aqueles artistas que tiveram um volume considerável…
Olympia (1863) é uma obra controversa feita pelo pintor francês Édouard Manet. O quadro, que…
Uma obra de arte inserida no espectro religioso pode variar de conceito se analisarmos o…
Você sabia que a rainha Elizabeth II já visitou o Brasil? E não foi uma visita em…
O hiper-realismo é derivado do fotorrealismo, e teve sua origem na segunda metade do século XX. A…