Não categorizado

MAR inaugura exposição sobre Carolina Maria de Jesus

“Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros”,  criada em parceria com o Instituto Moreira Salles, continua sua itinerância a partir do dia 24 de junho no MAR (Museu de Arte do Rio). Em uma versão ampliada pela incorporação de novas obras, a mostra é dedicada à trajetória e à produção literária da autora mineira que se tornou internacionalmente conhecida com a publicação de seu livro Quarto de despejo, em agosto de 1960. Além de destacar a produção literária, a exposição também aborda suas incursões como compositora, cantora e artista circense. A mostra com mais de 400 itens tem curadoria do antropólogo Hélio Menezes e da historiadora Raquel Barreto, com assistência de Phelipe Rezende.

A exposição é resultado do esforço para destacar a grandeza da escritora e apresentar a autora como convém: mulher negra e artista emancipada, símbolo de resistência e de luta política e cultural para o país. “Receber a exposição de Carolina Maria de Jesus tem um papel particularmente significativo para o Museu de Arte do Rio. Somos um espaço de ampliação de protagonismos e ao apresentarmos ao público a produção da escritora difundimos seu legado. Essa exposição, realizada em parceria com o Instituto Moreira Salles e com apoio da Secretaria de Cultura da cidade do Rio, apresenta a autora como uma voz potente e imprescindível do nosso país”, afirma Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil.

O Museu de Arte do Rio

Iniciativa da Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Cultura que contou com a parceria da Fundação Roberto Marinho para a sua concepção, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro de 2021, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.

“O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

Serviço

Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os Brasileiros
MAR (Museu de Arte do Rio). Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro. Rio de Janeiro – RJ
Inauguração dia 24 de junho de 2023
Funcionamento do MAR: das 11h às 18h (última entrada às 17h)

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Galeria Dezoito irá realizar Leilão de Natal Beneficente de obras de arte

A Galeria Dezoito, fará pelo segundo ano consecutivo seu Leilão de Natal Beneficente. Com obras…

2 dias ago

A pintura de gênero holandesa (séc. XVII) – Barroco

A pintura de gênero holandesa desenvolveu-se em meio o florescimento do Barroco na Europa Católica…

2 dias ago

Nano Art Hub abre segundo ciclo da feira de arte no Lar Center SP

A Nano Art Hub, inaugura o segundo ciclo da feira de arte que segue em…

2 dias ago

“O mergulho”: instalação de Renata Adler no Farol Santander, em SP

Renata Adler, artista contemporânea carioca, desembarca dia 08 de dezembro no Farol Santander, em São…

2 dias ago

Museu Judaico de São Paulo homenageia Daniel Azulay

Roupas coloridas, gravata borboleta, cabelo desalinhado e idealizador do famoso bordão “Algodão doce para você!”.…

2 dias ago

6 fatos porque Frida Kahlo é um ícone dos movimentos feminista e LGBTQ

Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón (Coyoacán, 6 de julho de 1907 — Coyoacán, 13 de julho de 1954) foi uma pintora mexicana que…

2 dias ago