Mori Yuzan
Os fãs da arte tradicional japonesa, já podem abrir aquele sorrisão no rosto e começar a festejar! Já está disponível a incrível coleção on-line com designs antigos de ondas e ondulações de 1903.
Os desenhos de tinta preta foram originalmente produzidos pelo artista japonês pouco conhecido, Mori Yuzan.
Apesar de sua falta de fama, a obra de Yuzan fala por si mesma – seus motivos e padrões expressivos teriam funcionado como um guia para os artesãos japoneses tradicionais que queriam adornar suas espadas, objetos religiosos, cerâmicas e outros itens com desenhos ondulatórios. O impressionante arquivo, intitulado Hamonshū, possui três volumes das ilustrações de Yuzan, todos agora disponíveis para download gratuito.
A arte de Yuzan é representada no estilo distinto de Nihonga (que significa pintura japonesa), uma estética surgida durante o período Meiji, uma época de rápida ocidentalização no Japão. O estilo monocromático é geralmente executado em papel washi japonês usando pincéis.
Os três volumes de seu trabalho oferecem uma ampla gama de desenhos de linhas abstratas que representam as várias formas de ondas à medida que elas incham, colidem e giram. Tais imagens ainda são populares no Japão há mais de um século após a publicação de Hamonshu, onde a cultura japonesa continua a celebrar o artesanato tradicional e a beleza dos elementos naturais.
A arte biofílica é uma abordagem emergente e profundamente significativa que une expressão estética e…
Museus e galerias são pilares fundamentais do ecossistema da arte contemporânea, desempenhando papéis distintos, mas…
A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…
Se você curte arte, tecnologia, natureza e ainda se amarra em um som de responsa,…
No entrelaçamento entre estética e resistência, o artivismo surge como uma linguagem disruptiva que transforma…
Neste artigo, exploramos o que define a arte contemporânea, como ela é interpretada e quais…