Categories: ArteNotícia

Arte como instrumento de humanização

Instituto Gustavo Rosa leva o colorido das telas do artista para a ala infantil do Departamento de Hemodiálise do HC  

A partir de 17 de agosto, a alegria e o lúdico retratados nos
quadros contribuirão para tornar mais leve a rotina das crianças
que se submetem ao tratamento pelo menos três vezes por semana

Resumidamente, assim pode ser definido o projeto Bolsa Alegria, uma iniciativa do IGR Instituto Gustavo Rosa que levará reproduções de telas lúdicas e coloridas do pintor falecido em 2013 para o Departamento de Hemodiálise da Unidade de Nefrologia Pediátrica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (HC) a partir de 17 de agosto.

De acordo com Roberto Rosa, irmão e herdeiro do espólio do artista, esta ação vem ao encontro de um dos objetivos do Instituto: desenvolver ações artísticas e socioculturais, disponibilizando para a sociedade a obra do pintor, desenhista, gravador, designer e escultor e, em especial entre aqueles com menor acesso aos bens culturais materiais e imateriais, inclusive junto aos que se encontram em tratamentos de saúde em unidades hospitalares.

Fiel a essa premissa, Roberto constatou que, ao contrário das áreas voltadas para o tratamento de câncer do HC, o Departamento de Hemodiálise não recebia apoio de qualquer natureza. “Ciente dessa situação, e conhecedores de projetos bem-sucedidos dessa natureza, adaptamos o projeto de pesquisa elaborado pelo Chelsea and Westminster Hospital Arts, que constatou os benefícios da aplicação das artes visuais e performáticas nos cuidados com a saúde, reduzindo estresses e melhorando, significativamente, as condições físicas e psicológicas das equipes médicas e de enfermagem, pacientes e familiares, com redução, na ponta final, dos custos com os tratamentos”.

Em concordância com Roberto, a médica responsável pelo Departamento de Hemodiálise, dra. Andreia Watanabe, complementa: “A iniciativa de colorir o ambiente, trazer a arte e aplicá-la no espaço em que são realizadas as sessões de hemodiálise tornará o ambiente mais alegre e confortável, ampliando os horizontes pessoais e trazendo leveza, sorrisos e bem-estar à jornada dos nossos pacientes, acompanhantes e colaboradores”.  A especialista lembra que um em cada dez brasileiros tem problema nos rins e que a doença renal crônica é definida pela alteração dos órgãos e das vias urinárias por mais de três meses. “A falta de cuidado pode levar à insuficiência do funcionamento dos rins, que, quando grave, pode requerer diálise ou transplante”, explica.

Para levar a alegria das telas de Gustavo Rosa, foram selecionadas cerca de 30 obras (pertinentes à faixa etária dos pacientes, que é de 7 anos de idade), as quais serão reproduzidas e adesivadas em sete diferentes ambientes, entre eles corredores, sala de espera e nas paredes dos quartos que acolhem os leitos hospitalares. O departamento mantém, atualmente, 20 pacientes fixos, que se submetem ao tratamento pelo menos três vezes por semana e cada sessão dura em torno de quatro horas. Por mês, são realizadas cerca de 400 sessões de hemodiálise. 

SOBRE O INSTITUTO DA CRIANÇA
          O Instituto da Criança (ICr) comemora, neste ano, 40 anos de atuação. Inaugurado em 1976, reúne 20 subespecialidades pediátricas (incluindo atendimento clínico e cirurgias pediátricas). Considerado Centro de Referência Nacional em Saúde da Criança pelo Ministério da Saúde, é reconhecido pela qualidade do seu atendimento, capacitação de sua equipe profissional e incorporação dos mais eficientes recursos de tratamento. O hospital ocupa uma área construída superior a 25 mil metros quadrados, destinada ao atendimento ambulatorial e internações – com um total de 226 leitos e uma média de 70 mil atendimentos ambulatoriais por ano.

SOBRE O INSTITUTO GUSTAVO ROSA
           Inaugurado em 28 de junho de 2016, o IGR – Instituto Gustavo Rosa tem, entre seus objetivos, pesquisar, resgatar, preservar, catalogar e divulgar a obra de Gustavo Rosa (1946-2013). Trata-se de um sonho almejado pelo artista, um importante desenhista, pintor, gravador, designer e escultor paulistano de reconhecimento internacional. Para garantir o financiamento da instituição, estão previstos projetos de incentivo cultural nos pilares artístico e social, e ações em busca de parceiros e apoiadores. O espaço dispõe de área para exposições, oficinas, eventos e uma loja com parte do acervo de gravuras, posters e reproduções em lona de caminhão recicladas assinadas por Rosa, além de produtos desenvolvidos a partir do legado do artista, como livros, objetos de casa e papelaria. O instituto também recebe regularmente visitas escolares mediante prévio agendamento.

INSTITUTO GUSTAVO ROSA
Endereço: Rua Veneza, 920, Jardim Paulista, São Paulo
Tels:
(11) 3887-8249 e 3051-5784
Horário:
segunda a sexta, entre 9h e 18h. Não abre aos sábados, domingos e feriados
Site: www.gustavorosa.org.br
Email: contato@gustavorosa.org.br

Veja também:

 

 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

O belo depois do moderno

Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…

11 horas ago

Paço Imperial inaugura três exposições simultâneas

O Paço Imperial inaugura, a partir do dia 17 de abril de 2024, três exposições…

20 horas ago

Tomie Ohtake ganha mostra na Galeria Nara Roesler

A Galeria Nara Roesler São Paulo tem o prazer de apresentar, em parceria com o…

4 dias ago

Galeria de Arte André apresenta exposição de Manabu Mabe

A Galeria de Arte André, no ano em que se completa o centenário de nascimento…

4 dias ago

Exposição “Desafio Salvador Dalí” chega a São Paulo em maio

"Desafio Salvador Dalí", dedicada à vida e obra do renomado pintor e multiartista espanhol, chega…

4 dias ago

Manabu Mabe, principais obras e curiosidades

Manabu Mabe foi um pintor, desenhista e tapeceiro japonês naturalizado no Brasil. Chegou ao país…

4 dias ago