Categories: DesenhoPintura

A volatilidade das formas em 5 pinturas

Em seu novo momento, Virgílio Neves apresenta obras inéditas nas quais as linhas obtidas por canetas permanentes procuram produzir uma ação transformadora sobre os pesos nas suas pinturas

Interfaces

A definição da palavra Volatilismos não existe na língua portuguesa mas foi o termo que o artista plástico Virgílio Neves encontrou para definir a sua mais recente produção, composta por 11 telas, na Galeria Vilanova, com curadoria de Bianca Boeckel. Para ele, o desenho pode ter uma ação transformadora sobre o peso da tela e da pintura. Por isso, ao tentar redimensionar os diversos elementos que compõem uma pintura e intensificar a ação das linhas na superfície dela, Virgílio alcançou a sensação de leveza que buscava.

Passagem

Entre 2013 e 2014 o artista usou canetas permanentes para criar sobre suas pinturas uma espécie de fragmentação visual com as linhas, gerando um certo efeito hipnótico que acabou dando nome à sua primeira individual: Hipnoses. A partir de 2015, o trabalho ganhou um outro rumo. As canetas permanentes procuraram extrair da tela o peso imposto pelo pigmento, pela composição, pelas cores, pelas formas e pelos volumes. Foi um processo inusitado, que exigiu uma releitura e uma nova pesquisa de trabalho por parte do artista.

Sopro

“As cores, por exemplo, tornaram-se menos vibrantes e mais densas do que nos trabalhos anteriores. As formas, mais volumosas e fechadas. Ao envolver as superfícies das telas com as linhas brancas das canetas permanentes, as formas se ‘ergueram’, criando uma espécie de volatilidade do todo. E ao modular ainda mais as linhas em curvas, interferi também na velocidade delas, proporcionando ao olhar uma nova relação com o tempo de observação”, define Virgílio Neves.

Portal

As linhas continuam sendo o elo entre dois momentos artísticos de Virgílio, mas a temática ganhou uma outra intenção, em função desse novo percurso. “Em Hipnoses, sua série anterior, o olhar se diluiu ao redor de todo o campo visual; na inédita Volatilismos, o olhar ganhou um percurso, uma direção ascendente”, explica Bianca Boeckel, curadora da mostra.  Para Virgílio Neves, a temática se desdobrou para um novo campo de ação: “a busca pela leveza do todo na superfície da tela, como se o objetivo maior fosse torná-la mais leve que o ar. E é engraçada a ironia de se chegar à impermanência das formas usando canetas permanentes”, completa o artista

 

Virgilio Neves
Formado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), e pós-graduado em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). É também publicitário e diretor de arte. Ocupou o cargo de diretor executivo de criação da Ogilvy São Paulo. E foi co-fundador da M&CSaatchi Brasil em 2009. Em sua carreira ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais, como o Clube de Criação de SP, Festival de Cannes, Clio, Art Directors de NY, London Festival, One Show e FIAP. Participou de diversas exposições coletivas, como 1ª e 2ª Mostra Coletiva dos Ateliês do MUBE/ Chapel Art Show/SP e 1ª Cow Parade /SP entre outras. Ilustrou e fez o projeto gráfico de diversos livros infantis em parceria com Letícia Wierzchowski. Em 2012 foi o artista brasileiro selecionado para o “Art Project for the Olympic Games/ 2012” de Georgia Creimer . Na Galeria Vilanova, fez sua primeira individual, em 2014, com 12 trabalhos na exposição “Hipnoses” e no mesmo ano participou da exposição coletiva “Entre flores e Entrelinhas.

Galeria Vilanova
Localizada na região do Parque Ibirapuera, a Galeria VilaNova promove artistas em ascensão e consagrados, e tornou-se ponto de encontro para quem aprecia boa arte. Em seu primeiro ano, já realizou nove exposições. Atende a um público exigente, sempre em busca de novidades em fotografia, pinturas, esculturas e diversas mídias. Através de intensa pesquisa e de uma curadoria detalhista, exibe uma grande variedade de arte conceitualmente significativa e visualmente estimulante. Uma combinação de mostras coletivas e solo, além de um acervo eclético e em constante renovação, permitem que colecionadores apreciem trabalhos sempre novos e aprendam sobre as últimas tendências. Bianca Boeckel, proprietária e diretora, atua também como consultora de artistas e clientèle, lançando mão de sua experiência internacional.

Exposição  Volatilismos
Artista: Virgilio Neves
Curadoria  Bianca Boeckel
Abertura:  12 de maio de 2016, quinta-feira, às 19h
Período:  
13 de maio a 11 de junho de 2016
Local: Galeria VilaNova 
Endereço: Rua Domingos Leme, 73 – Vila Nova Conceição – São Paulo, SP
Tel.: (11) 2691-1190
Horário: Terça-feira a sábado, das 12 às 18h
Número de obras 11
Técnica Acrílica e caneta permanente sobre tela
Dimensões de 50 x 40 cm a 140 x 60 cm
Preço a partir de R$ 3.000,00

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Roteiro de arte para Dezembro

As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…

5 dias ago

Como ganhar dinheiro sendo artista: um guia prático

Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista.  Hoje,…

1 semana ago

Início do Neoclassicismo – Antiguidade grega, imitação e poesia

Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…

1 semana ago

Michelangelo e a pintura do teto da Capela Sistina

A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…

1 semana ago

A arte grega e seus diferentes períodos

Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…

1 semana ago

O “boom” do mercado de arte ultra contemporânea

O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…

1 semana ago