No programa de hoje conversei com o Marcelo Greco, fotógrafo profissional e professor de fotografia fine art no MAM (Museu de arte moderna de São Paulo)
Ele deu várias dicas importantes sobre o que um artista precisa fazer para ter sucesso no mercado de arte. Elas são um pouco convencionais, mas dizem muito a respeito de algo que influenciará a sua vida.
Ouça esse podcast na Apple Store
Nascido em 1966. Começou a trabalhar com fotografia como free lancer para órgãos de imprensa do Brasil e para imprensa internacional através da agência francesa SIPA Press, no ano de 1996.
Trabalhar na área cultural tem sido o foco principal de sua atuação. Desenvolve cursos e oficinas de fotografia autoral nos principais museus do país como Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e Museu de Arte de São Paulo (MASP). Orienta fotógrafos em grupos de estudos no desenvolvimento de projetos pessoais, assim como coordena e edita o trabalho de diversos fotógrafos para exposições em eventos nacionais e internacionais.
No seu trabalho autoral, o universo feminino foi o enfoque inicial. Durante anos realizou um ensaio sobre atrizes do teatro nacional e fez exposições em São Paulo, Santos e no término de 2001 em Portugal.
O projeto Íntima, Luz Íntima, tratou de uma metáfora sobre o universo feminino, foi exposto na Pinacoteca do Estado em 2002 e em consequência deste trabalho, recebeu uma bolsa do Centro Português de Fotografia para realizar um paralelo.
Este material foi exposto em 2005 em São Paulo. A partir de 2005 o artista volta seu olhar para a vida urbana contemporânea. O primeiro resultado desta nova pesquisa foi exposto na Alemanha em 2006 sob o título Silêncio Selvagem. Em 2010 publicou o livro/portfólio Tempos Misturados com textos do artista Sergio Fingermann. Este trabalho foi exposto em São Paulo e Rio de Janeiro.
Desde então trabalha em uma série de narrativas visuais que aproximam a experiência vivida em biografias ilusórias, construindo assim ao longo da história uma relação entre ficção e realidade. Dentro destes projetos Internal Affair – 2013, Sombras Secas – 2015 e agora a etapa Abrigo no Luto em processo. Os livros já publicados desta serie foram selecionados para fazer parte da Library of Congress – USA.
Foi curador geral do Festival de Fotografia ‘Paraty em Foco’ 2008. Em 2009 criou a Schoeler Editions, casa editorial voltada para o mercado Fine Art. Cria livros e portfolios de tiragem limitada e assinados pelo artista.
Desde 2012 desenvolve um projeto de intercâmbios culturais e residências artísticas. Realizou com a Rietveld Academy of Art, Amsterdam onde junto a Leo Divendal, ministrou um curso para 30 alunos sendo 15 brasileiros e 15 europeus e asiáticos. Em 2014 promoveu duas residências artísticas para um grupo de alunos com Leo Divendal e com Machiel Botman, em Amsterdam e Harlem.
Atualmente participa do projeto Missão Lance Ventoux, que tem por objetivo desenvolver um intercâmbio cultural e artístico entre Brasil e França na região da Provence.
Conheça o trabalho de Marcelo Greco
Karl Ove Knausgård (Oslo, 6 de dezembro de 1968) é um escritor norueguês. Passou a sua infância em Tromøy, Arendal, e estudou História da Arte e Literatura na Universidade de Bergen (Noruega).
Iniciou a sua carreira literária em 1998 com o romance Ute av verden (Fora do mundo), pelo qual foi galardoado com o Prêmio Crítica (Noruega).
Em 2005, Karl Ove Knausgård foi nomeado para o Prémio de Literatura do Conselho Nórdico, pelo seu segundo romance – En tid for alt (Um tempo para tudo).
Presentemente, Karl Ove Knausgård vive em Malmö (Suécia) com a mulher e seus quatro filhos. Em 2016, visitou o Brasil para o lançamento do quarto volume do romance autobiográfico e monumental A Minha Luta. Fez palestras na FLIP em Paraty e na Livraria Cultura em São Paulo.
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…