Podcasts

O que um artista precisa fazer para entrar no mercado fine art? com Marcelo Greco


No programa de hoje conversei com o Marcelo Greco, fotógrafo profissional e professor de fotografia fine art no MAM (Museu de arte moderna de São Paulo)

Ele deu várias dicas importantes sobre o que um artista precisa fazer para ter sucesso no mercado de arte. Elas são um pouco convencionais, mas dizem muito a respeito de algo que influenciará a sua vida.


Ouça esse podcast na Apple Store

Ouça esse podcast no Spotify


Veja também


Durante as gravações do Art Talks com Marcelo

Quem é Marcelo Greco?

Nascido em 1966. Começou a trabalhar com fotografia como free lancer para órgãos de imprensa do Brasil e para imprensa internacional através da agência francesa SIPA Press, no ano de 1996.

Trabalhar na área cultural tem sido o foco principal de sua atuação. Desenvolve cursos e oficinas de fotografia autoral nos principais museus do país como Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e Museu de Arte de São Paulo (MASP). Orienta fotógrafos em grupos de estudos no desenvolvimento de projetos pessoais, assim como coordena e edita o trabalho de diversos fotógrafos para exposições em eventos nacionais e internacionais.

No seu trabalho autoral, o universo feminino foi o enfoque inicial. Durante anos realizou um ensaio sobre atrizes do teatro nacional e fez exposições em São Paulo, Santos e no término de 2001 em Portugal.

O projeto Íntima, Luz Íntima, tratou de uma metáfora sobre o universo feminino, foi exposto na Pinacoteca do Estado em 2002 e em consequência deste trabalho, recebeu uma bolsa do Centro Português de Fotografia para realizar um paralelo.

Este material foi exposto em 2005 em São Paulo. A partir de 2005 o artista volta seu olhar para a vida urbana contemporânea. O primeiro resultado desta nova pesquisa foi exposto na Alemanha em 2006 sob o título Silêncio Selvagem. Em 2010 publicou o livro/portfólio Tempos Misturados com textos do artista Sergio Fingermann. Este trabalho foi exposto em São Paulo e Rio de Janeiro.

Desde então trabalha em uma série de narrativas visuais que aproximam a experiência vivida em biografias ilusórias, construindo assim ao longo da história uma relação entre ficção e realidade. Dentro destes projetos Internal Affair – 2013, Sombras Secas – 2015 e agora a etapa Abrigo no Luto em processo. Os livros já publicados desta serie foram selecionados para fazer parte da Library of Congress – USA.

Foi curador geral do Festival de Fotografia ‘Paraty em Foco’ 2008. Em 2009 criou a Schoeler Editions, casa editorial voltada para o mercado Fine Art. Cria livros e portfolios de tiragem limitada e assinados pelo artista.

Desde 2012 desenvolve um projeto de intercâmbios culturais e residências artísticas. Realizou com a Rietveld Academy of Art, Amsterdam onde junto a Leo Divendal, ministrou um curso para 30 alunos sendo 15 brasileiros e 15 europeus e asiáticos. Em 2014 promoveu duas residências artísticas para um grupo de alunos com Leo Divendal e com Machiel Botman, em Amsterdam e Harlem.

Atualmente participa do projeto Missão Lance Ventoux, que tem por objetivo desenvolver um intercâmbio cultural e artístico entre Brasil e França na região da Provence.

Conheça o trabalho de Marcelo Greco


Sobre Karl Ove Knausgård

Karl Ove Knausgård  (Oslo, 6 de dezembro de 1968) é um escritor norueguês. Passou a sua infância em Tromøy, Arendal, e estudou História da Arte e Literatura na Universidade de Bergen (Noruega).

Iniciou a sua carreira literária em 1998 com o romance Ute av verden (Fora do mundo), pelo qual foi galardoado com o Prêmio Crítica (Noruega).

Em 2005, Karl Ove Knausgård foi nomeado para o Prémio de Literatura do Conselho Nórdico, pelo seu segundo romance – En tid for alt (Um tempo para tudo). 

Presentemente, Karl Ove Knausgård vive em Malmö (Suécia) com a mulher e seus quatro filhos. Em 2016, visitou o Brasil para o lançamento do quarto volume do romance autobiográfico e monumental A Minha Luta. Fez palestras na FLIP em Paraty e na Livraria Cultura em São Paulo.


Link dos livros na Amazon


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

13 minutos ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

23 horas ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

24 horas ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

1 dia ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago