Quem é o artista? Le Corbusier
O que vai ter na exposição? desenhos, reproduções de iconografia da época e maquetes de projetos-chave de Corbusier, incluindo a de uma biblioteca projetada para a residência de Paulo Prado em São Paulo
Quantas obras serão expostas? 30 desenhos
Até quando? Sem data prevista
A exposição Le Corbusier – América do Sul – 1929 tem como base a viagem do arquiteto e urbanista Le Corbusier por São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Montevidéu, entre setembro e dezembro de 1929 – viagem que foi decisiva para novos rumos no pensamento e na obra de Corbusier, que revolucionaram a arquitetura moderna. A partir de sobrevoos em aviões monomotores, a paisagem sul-americana foi apreendida em grandes extensões pelo arquiteto, propiciando uma reorientação de suas concepções, em progressiva emancipação de sua própria obra anterior. Com curadoria de Rodrigo Queiroz e Hugo Segawa, a iniciativa da exposição é resultado da colaboração do Centro Universitário Maria Antonia e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, com apoio do Consulado Geral da França em São Paulo e da Fondation Le Corbusier.
Organizada em três seções, “Habitar moderno”, “Propostas Urbanas para Rio de Janeiro, Buenos Aires e Montevidéu” e “Le Corbusier em São Paulo”, a exposição reúne cerca de 30 desenhos originais produzidos por Corbusier durante sua viagem – em sua grande maioria nunca antes mostrados na América do Sul.
Segundo os curadores, “a impactante apreensão panorâmica do território fertilizou o diálogo entre as escalas da arquitetura e do urbanismo. Tanto o conteúdo das conferências registradas nos desenhos como as propostas para as quatro cidades apontam para uma mudança no seu raciocínio, que se intensificou à medida que os riscos foram sendo elaborados. Foi outro Le Corbusier que retornou ao Velho Mundo”.
Rodrigo Queiroz é mestre em História da Arte pela ECA-USP, doutor em Projeto de Arquitetura pela FAU-USP. É professor do Depto. de Projetos da FAU-USP e do Curso de História da Arte do MASP. Sua área de pesquisa é Arquitetura Moderna Brasileira. Foi curador de exposições sobre a obra de Oscar Niemeyer no Memorial da América Latina, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e na Triennale di Milano. Realizou conferências sobre arquitetura moderna brasileira em diversas instituições de ensino e cultura no Brasil e no exterior.
Hugo Segawa é doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP e professor titular de Arquitetura Contemporânea pela mesma universidade. Foi Professor-visitante na Princeton University, Columbia University (Estados Unidos). Autor, entre outros livros, de Arquitectura Contemporánea Latinoamericana (Barcelona, 2005), Prelúdio da Metrópole (São Paulo, 2. ed., 2004), Arquiteturas no Brasil 1900-1990 (São Paulo, 3. ed., 2010).
abertura 23 de agosto, 20h
O MAM Rio recebe a primeira edição brasileira de Voile/Toile – Toile/Voile (Vela/Tela – Tela/Vela),…
Beatriz Milhazes: 100 Sóis é a primeira exposição individual da artista em Salvador e reúne,…
Eduardo Kobra foi o artista escolhido para ter sua obra estampada no selo postal comemorativo…
A Galeria 18 anuncia o lançamento do Clube de Arte 18, o primeiro members club…
“O que faz um artista vender?”: a pergunta que movimenta artistas, estudantes, consultores, galeristas e…
O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro recebe a primeira exposição individual da artista Liane…