Arte no Mundo

A incrível casa do artista pós-impressionista Paul Cézanne

Na belíssima cidade de Aix-Provence, no sul da França, descobri que o ateliê de um dos meus maiores ídolos era aberto ao público e corri para conhecer. A casa, bem ao estilo provençal, fica em uma rua íngreme que dará aos pés da famosa Montanha Santa Vitória, presente em inúmeras pinturas de Paul Cézanne.

Surpreenda-se com a casa do artista Salvador Dalí

Somente a parte de fora pode ser fotografada e por isso não conseguirei compartilhar a imagem que me encheu de emoção. Trata-se da grande sala ateliê de Cézanne. Lá ainda estão pendurados seus chapéus e casacos, bem como todo o seu material de arte: alguns velhos tubos de tinta, inúmeros pincéis, objetos e modelos, cavaletes, telas e esboços inacabados. A sensação é de que o pintor acabou de sair para uma voltinha e voltará a qualquer momento.

As janelas filtram a luz exuberante da região provençal e graças a elas é possível se imaginar dentro de um quadro impressionista.

De família abastada, Cézanne conseguiu adquirir essa casa com a ajuda de seu pai, que mesmo lutando contra a profissão do filho, percebeu que seria inútil desvirtuá-lo de seu caminho artístico.

A humanidade agradece, afinal Paul Cézanne, muito mais do que um famoso pintor será sempre um dos maiores responsáveis pela magnífica história da arte ocidental, que deu uma guinada para a modernidade a partir da criatividade e talento desses impressionistas franceses, sobretudo Cézanne.

Passeio altamente recomendado para quem puder conhecer a região.

Sobre o artista


Paul Cézanne
(1839-1906) foi um pintor pós-impressionista francês. Sua obra radicalmente inovadora foi além do impressionismo em busca de uma nova arte. Seu legado influenciou Picasso, Matisse, Braque e Léger.


Paul Cézanne (1839-1906) nasceu em Aix-em-Provence, no sul da França, no dia 19 de janeiro de 1839 e faleceu em Aix-em-Provence, França, no dia 22 de outubro de 1906. Com 10 anos começou a estudar desenho com o monge espanhol Joseph Gilbert. Com 13 anos ingressou no colégio Boubon, onde conheceu e tornou-se amigo do futuro escritor Émile Zola.

Em 1856 ingressou na Académie de Dessein de Aix. Em 1859, por insistência do pai, iniciou o curso de Direito na Universidade de Aix.

Veja também:

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Gabriela Albuquerque

Com formação em Letras e Crítica e Curadoria de Artes, Gabriela é daquelas pessoas que caminha pelo mundo prestando atenção em linhas, formas, cores e sons. Atualmente mora na capital dos EUA , Washington DC, de onde irá compartilhar impressões e descobertas dentro desse universo incrível que só a arte proporciona.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

5 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

1 dia ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

1 dia ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

1 dia ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago