Categories: Arte no Mundo

O Presente em Drag – Bienal de Berlin expõe as vulgaridades do capitalismo

O capitalismo é exacerbado em suas formas de tomar as nossas vidas e a bienal de Berlin convida artistas para expor esse assunto na sua potência drag.

Começa quando entramos na sede principal da Bienal o KW situado no bairro central de Berlin. A área da recepção foi transformada num longe que mostra fotos gigantes de famílias afro descentes felizes e saudáveis, como também vídeos promocionais da bienal que mostram vários arquétipos interagindo com placas de acrílico em formato de smartphones e laptops. A sensação é de uma feira corporativa misturada com um ar de design total.

Mesmo antes, quando chegando perto do prédio principal da Bienal somos expostos a banners promocionais com frases que questionam o avanço de um capitalismo cujas bases está nos domínios meios de produção. Porém, hoje em dia, no que se diz a “era da informação”, podemos identificar o domínio dos meios de produção ideológicos e midiáticos.

Caminhando pelo prédio principal encontramos uma instalação estranha de um banheiro de show room onde os mesmos vídeos promocionais se encontram instalados. Temos a todo momento que lidar com a constante promoção deste evento que já estamos em contato. O lugar fala de seu conteúdo de todas as formas que consegue. Ele tenta reafirmar o que já vemos nos trabalhos, no prédio, nos textos de parede. Em tudo. O que contraria a própria natureza da obra de arte que, segundo conceitos modernistas deve se bastar por si só e se resumir numa experiência estética avassaladora, sem nenhuma necessidade de hyperlinks.

Veja também:

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Marcel Darienzo

Marcel Darienzo é paulista e trabalha nas artes visuais, performance, teatro e dança. Atualmente mora em Londres, Reino Unido, onde é candidato a Mestre pela Goldsmiths, University of London

Recent Posts

12 curiosidades sobre Alfredo Volpi que vão ajudá-lo a entender o artista

Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…

12 horas ago

Curiosidades sobre Anita Malfatti e a Semana de Arte Moderna

Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…

12 horas ago

Rosana Paulino: biografia e trajetória

Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…

4 dias ago

O belo depois do moderno

Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…

4 dias ago

SPPARIS celebra 3 anos de moda e ativismo na Galeria Alma da Rua II

SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…

4 dias ago

Galeria Andrea Rehder comemora 15 anos com exposição inédita de César Oiticica Filho

A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…

4 dias ago