O capitalismo é exacerbado em suas formas de tomar as nossas vidas e a bienal de Berlin convida artistas para expor esse assunto na sua potência drag.
Começa quando entramos na sede principal da Bienal o KW situado no bairro central de Berlin. A área da recepção foi transformada num longe que mostra fotos gigantes de famílias afro descentes felizes e saudáveis, como também vídeos promocionais da bienal que mostram vários arquétipos interagindo com placas de acrílico em formato de smartphones e laptops. A sensação é de uma feira corporativa misturada com um ar de design total.
Mesmo antes, quando chegando perto do prédio principal da Bienal somos expostos a banners promocionais com frases que questionam o avanço de um capitalismo cujas bases está nos domínios meios de produção. Porém, hoje em dia, no que se diz a “era da informação”, podemos identificar o domínio dos meios de produção ideológicos e midiáticos.
Caminhando pelo prédio principal encontramos uma instalação estranha de um banheiro de show room onde os mesmos vídeos promocionais se encontram instalados. Temos a todo momento que lidar com a constante promoção deste evento que já estamos em contato. O lugar fala de seu conteúdo de todas as formas que consegue. Ele tenta reafirmar o que já vemos nos trabalhos, no prédio, nos textos de parede. Em tudo. O que contraria a própria natureza da obra de arte que, segundo conceitos modernistas deve se bastar por si só e se resumir numa experiência estética avassaladora, sem nenhuma necessidade de hyperlinks.
Veja também:
O CCBB BH apresenta, até 28 de fevereiro de 2026, esta no Céu – Mirĩ'kʉã…
1. O Fim da "Geografia de Permissão" Houve um tempo em que o endereço de…
O Mercado Pós-Intermediação O ano de 2026 marca a consolidação de uma mudança sísmica que…
A exposição Joaquín Torres Garcia – 150 anos em cartaz no CCBB se destaca de forma surpreendente pela sua…
O mundo da arte viveu, em 2025, um período de inflexão decisivo. Entre grandes exposições…
A Tarsila do Amaral S/A (TALE) e a LiveIdea venceram o Prêmio Caio, considerado o…