Arte no Mundo

Artista brasileiro Rubem Robierb assina pôster oficial da Copa do Mundo 2026

Rubem Robierb é constantemente citado por celebridades como Charlize Theron, Jennifer Lopez e a dupla Domenico Dolce e Stefano Gabbana nos Estados Unidos. Reconhecido por sua arte, ele assina uma escultura permanente em uma praça de Nova York e já teve suas obras exibidas nos telões da Times Square. No último dia 24, durante um evento promovido pela FIFA na Wynwood Walls, em Miami, mais uma conquista foi anunciada: entre nove designers que vivem na cidade, Robierb foi o vencedor escolhido para criar o pôster oficial de Miami para a Copa do Mundo FIFA 2026.

Em um comunicado oficial para a imprensa, a FIFA se manifesta sobre a escolha e a obra de Robierb: “esse design é uma carta de amor a Miami – onde o futebol encontra os flamingos, as paisagens urbanas se misturam aos sonhos do futebol e cada detalhe vibrante celebra uma parte única da 305″.

“Que noite tivemos ontem na cidade que escolhi para viver e que me acolheu como cidadão e como artista! Estou muito honrado por mais esse reconhecimento que Miami dá ao meu trabalho. Agradeço imensamente à FIFA por essa oportunidade incrível e a todos os profissionais que deram vida a esse projeto”, celebra Robierb.

Flamingo de chuteiras

O poster criado pelo brasileiro chama a atenção pelo flamingo extravagante usando chuteiras e erguido sobre uma bola de futebol aplicado sobre uma paisagem com o horizonte da cidade. Cada segmento de hexágono da bola de futebol representa bairros icônicos de Miami como Little Havana, as margens de South Beach, ruas ladeadas por palmeiras, ondas do mar e a energia da torcida durante as partidas de futebol locais.

Força e simbolismo

A arte de Rubem Robierb navega pela pintura, escultura, fotografia e até mesmo pela realidade virtual. Constantemente, seu trabalho é comparado com o impacto emocional de uma poesia, contudo, com um potente simbolismo questionando comportamentos humanos da vida contemporânea. Uma experiência de impacto que os brasileiros terão a oportunidade de vivenciar, criando uma conexão com seu processo criativo.

Empower Flower – Rubem Robierb

É notável a influência orgânica da biologia, da psicologia, da arquitetura e da tecnologia em seu trabalho. Flores que nascem de balas já disparadas por armas, mãos representando diferentes raças que se unem formando asas e homenagens a pessoas (personalidades e anônimos) que impactaram o mundo de alguma forma.

Dream Machine II – Rubem Robierb

Sobre Rubem Robierb

Nascido no Maranhão, seu primeiro contato com a arte foi a fotografia, ofício em que se desenvolveu profissionalmente e exerceu em São Paulo, quando foi descoberto pela associação francesa ‘Art et Partage’, que o ajudou a estrear sua primeira exposição individual de fotografia “Bresil Autrement” em Paris, Aix en Provence, Milão e Zurique.

Chegou em Miami, em 2008, para abrir seu estúdio no distrito de arte de Wynwood. Anos depois, muda-se para Nova York para estrear sua primeira exposição nas artes plásticas – o poderoso “Bullets and Butterflies” – nas Galerias Gaglialatella

Demandado pelas metrópoles, em 2015, foi contratado pela cidade de Fort Lauderdale, Flórida, para criar uma ampla obra de arte pública para enfeitar as paredes do Shade Post. No mesmo ano, começa a explorar a escultura como sua quarta expressão artística e, em 2019, convidado a exibir sua escultura “Dream Machine” no Tribeca Park (Nova York).

Durante a Art Basel Miami 2019, Robierb chamou a atenção do mundo para a questão das mudanças climáticas com sua escultura “ICE” na qual esculpiu as palavras ”como você ousa”, do agora famoso discurso de Greta Thunberg, no gelo. Uma obra gigante e expressiva que foi derretendo e desaparecendo durante a realização de um dos maiores eventos da arte mundial.

Leia também: Como diferentes áreas do cérebro são ativadas quando apreciamos a arte?

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Galeria Simões de Assis abre coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi

A Galeria Simões de Assis apresenta a partir de 30 de agosto duas novas exposições.…

15 minutos ago

Por que o traço feito à mão vale mais em tempos de IA?

Uma reportagem publicada pela Harvard Gazette reacendeu o debate sobre os limites da inteligência artificial…

56 minutos ago

Projetos arquitetônicos da Marco Casamonti / Archea Associati unem arte, originalidade e sustentabilidade

Os projetos da Marco Casamonti / Archea Associati, um dos escritórios de arquitetura mais premiados…

2 horas ago

Como o artista pode se preparar para o colecionador informado

Entendendo o novo colecionador O perfil do colecionador de arte mudou. Ele está mais informado,…

1 dia ago

O que os grandes colecionadores sabem sobre arte e nunca contam

O que motiva o colecionador Desde Freud, sabem‑se os contornos íntimos do colecionismo: ele raramente…

1 dia ago

Exposição coletiva “O poder de minhas mãos” no Sesc Pompeia

O Sesc Pompeia abre ao público a exposição "O Poder de Minhas Mãos", uma coletiva…

2 dias ago