Arte no Mundo

Quem foi Claude Picasso, filho mais novo do artista espanhol?

Claude Picasso, filho de Pablo Picasso e administrador de longa data do espólio do falecido artista espanhol, nasceu em 1947, era fotojornalista e já trabalhou como assistente do fotógrafo Richard Avedon. Mas o seu maior legado foi gerir o legado do seu pai, quando foi nomeado pelo sistema judicial para assumir o património de Picasso em 1989. Claude Picasso morreu em agosto de 2023, aos 76 anos.

Administrar o patrimônio de Pablo Picasso envolveu catalogar arquivos, reprimir falsificações e reproduções não autorizadas do trabalho do artista – e, de forma controversa, licenciar o nome e a assinatura de seu pai para a empresa de automóveis Peugeot-Citroen em 1999, desencadeando uma ação judicial da meia-irmã mais velha, Maya Widmaier- Picasso , que o acusou de desrespeitar Picasso ao usar seu nome “para vender algo tão banal como um carro”.

Mas a França reconheceu o trabalho de Claude em nome da propriedade com a mais alta honraria do país, a Légion d’Honneur, em 2011.

Pablo Picasso e seu filho Claude em 1955. Foto cortesia de Getty Images e Bettmann.

“Nunca esperei ou desejei ter qualquer tipo de papel como este, ou ter qualquer influência sobre o legado do meu pai”, disse Claude ao  Gagosian Quarterly  numa entrevista com o biógrafo de Picasso, John Richardson.

“[Claude] foi um guardião e intérprete dedicado do legado de seu pai, liderando a Administração Picasso desde a sua fundação e apoiando com entusiasmo bolsas de estudo e exposições internacionais”, disse Larry Gagosian à ARTnews . Ele era um homem extraordinário e um grande amigo. Nossos corações estão com toda a família de Claude. Ele fará muita falta.”

O ano de 2023 viu uma série de exposições de Picasso marcando o 50º aniversário da morte do artista. Claude, por sua vez, expressou preocupação em 2018 de que havia muitas exposições negociando a fama de seu pai e que o Museu Picasso de Paris emprestava obras com muita frequência.

Claude Picasso, filho do falecido artista espanhol Pablo Picasso, em 2019. Foto de Romain LaFabregue, AFP via Getty Images.

Claude Picasso, filho de Françoise Gilot

A mãe de Claude, a artista  Françoise Gilot, morreu em junho, aos 101 anos.

Picasso e Gilot, que também tinha uma filha, a designer de joias Paloma Picasso, estiveram juntos durante 10 anos, mas nunca se casaram. Após a controversa separação e a publicação de suas memórias de 1964, Life with Picasso , a artista rompeu contato com os filhos. Para ser reconhecido como filho e herdeiro de seu pai, Claude entrou com uma ação judicial em 1970, que foi decidida a seu favor – mas não evitou uma amarga disputa de herança de seis anos sobre a propriedade, avaliada em US$ 1,1 bilhão na época. da morte de Picasso em 1973.

Claude deixa sua esposa, Sylvie Vautier, dois filhos e outra meia-irmã, a filha de Gilot , Aurelia Engel. Ele também tinha dois meio-irmãos mais velhos por parte de pai, Paul, filho de Olga Khokhlova, que morreu em 1975; e Widmaier-Picasso, filha de Marie-Therese Walter, falecida em 2022 .

Claude cedeu o controle da propriedade de Picasso para Paloma em julho. Sua morte foi relatada pela primeira vez pela Agence France Presse .

Com informações de Artnet News

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Inscrições abertas para o Prêmio FOCO ArtRio 2024

O Prêmio FOCO foi lançado em 2013 com o objetivo de descobrir, fomentar e difundir…

4 horas ago

7 artistas brasileiras que deixaram sua marca na arte

As artistas brasileiras têm imensa contribuição na produção artística e cultural nacional, apesar das grandes…

4 horas ago

Da Vinci e Michelangelo: será mesmo que suas obras opostas se complementam?

Da Vinci e Michelangelo Buonarroti eram donos de uma genialidade inquestionável e atemporal. Mestres do…

4 horas ago

Museu de Arte Brasileira da Faap apresenta a exposição “Latência”, de Dee Lazzerini

O Museu de Arte Brasileira da Faap inaugura, no dia 14 de maio, terça-feira, a…

5 horas ago

Galeria 18 abre duas individuais, de James Rowland e Ricardo Sanchez, em maio

A Galeria 18 abrirá ao público, simultaneamente, no dia 15 de maio, as mostras individuais…

8 horas ago

Keith Hering. Conheça a sua biografia e obra

Keith Hering nasceu no dia 4 de maio de 1958 em Reading, Pensilvânia, e foi…

1 dia ago