Arte

A arte para as crianças pequenas é fundamental para o desenvolvimento

Impossível uma criança que não goste de desenhar, indo ou não à escola, é natural que uma criança desenhe, seja com lápis de cor, giz de cera ou tinta guache, entre outros meios “Toda Criança é artista”. Os pequenos costumam desenhar suas casas, famílias, natureza e mesmo que tenham feito apenas alguns rabiscos, fazem questão de mostrarem suas artes orgulhosos.

O importante é os pais darem total importância em toda essa arte nos pequenos, expressando alegria e encanto diante dos resultados, e assim estarão dando asas para que deixem voar toda sua criatividade de imaginação.

Mesmo que o desenho pareça um rabisco, sem perceber a criança estará expressando suas emoções e sensações, até mesmo as mais profundas dentro do seu ser, é uma forma de narrar, contar uma história. A arte das crianças tem diversos, uma vez que elas expressam sua criatividade sem limites. Todos os movimentos feitos ao desenhar, são muito importantes para treinar o corpo e o cérebro no desenvolvimento futuro da escrita.

Uma criança que desenha bastante pode evitar dificuldades com a caligrafia quando estiver aprendendo a escrever. Detalhe, as crianças não precisam parar de desenhar para aprender a escrever. As duas atividades podem ser mantidas. Para desenvolver os movimentos que ajudam na escrita, a melhor escolha é o desenho livre. Ligar pontos, preencher ou colorir desenhos prontos é divertido e pode fazer parte das brincadeiras das crianças, mas é importante que ela treine seus próprios traços livres, com retas e curvas.

Massinhas de modelar, argila e a crianção de esculturas com sucata também são importantes, pois ajudam a desenvolver a noção de espaço e profundidade.

“A arte, ao longo da vida estudantil, tem um papel fundamental na construção de um indivíduo crítico, fornecendo-lhe experiências que o ajudem a refletir, desenvolver valores, sentimentos, emoções e uma visão questionadora do mundo que o cerca”, uma forma de sentir a vida e ao se sensibilizar diante do mundo as crianças se tornam quase sem se dar conta em melhores seres humanos, pelo fato tão fácil de permitir expressar o seu mundo interno de uma forma que, além do mais os estimulam a criar, aprender e inovar.

Fonte: Guilhermemiller.com.br


Veja também:


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Joy de Paula

Amante de poesia, Joy faz agora a compilação de textos de escritores estabelecidos e de em ascensão. Ela trabalhou um bom tempo na redação do arte|ref e hoje se tornou uma de nossas colunistas. O Arte|ref nunca perde a sua equipe, talvez porque seja divertido fazer o que fazemos.

Recent Posts

‘Poéticas do Silêncio’, exposição de Marlene Chade na Galeria Sergio Caribé – SP

Marlene Chade inaugura a exposição 'Poéticas do Silêncio' no dia 16 de dezembro, às 19h,…

24 horas ago

Pantone anuncia a Cor do Ano de 2026 e divide opiniões

Pantone anuncia sua Cor do Ano de 2026 e, como acontece a cada ciclo, movimenta…

2 dias ago

Paço Imperial inaugura a exposição “Gilberto Salvador – Geometria Visceral” e traz obras táteis

Gilberto Salvador ganha destaque no Paço Imperial, que inaugura na próxima terça-feira, 9 de dezembro…

2 dias ago

Manto da Apresentação, de Bispo do Rosário, recebe restauro e participa de exposições pela Europa

Bispo do Rosário tem sua obra mais emblemática, o “Manto da Apresentação”, iniciando os primeiros…

2 dias ago

Dalton Paula, único artista brasileiro na Power 100 da ArtReview, sobe para a 68ª posição na lista de 2025

Dalton Paula solidifica sua posição como uma das figuras mais influentes da arte contemporânea global…

2 dias ago

Exposição “Demonstra: pela poética def” no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo

Centro Cultural Fiesp recebe a exposição “Demonstra: pela poética def”, que reúne obras de Lua…

2 dias ago