Impossível uma criança que não goste de desenhar, indo ou não à escola, é natural que uma criança desenhe, seja com lápis de cor, giz de cera ou tinta guache, entre outros meios “Toda Criança é artista”. Os pequenos costumam desenhar suas casas, famílias, natureza e mesmo que tenham feito apenas alguns rabiscos, fazem questão de mostrarem suas artes orgulhosos.
O importante é os pais darem total importância em toda essa arte nos pequenos, expressando alegria e encanto diante dos resultados, e assim estarão dando asas para que deixem voar toda sua criatividade de imaginação.
Mesmo que o desenho pareça um rabisco, sem perceber a criança estará expressando suas emoções e sensações, até mesmo as mais profundas dentro do seu ser, é uma forma de narrar, contar uma história. A arte das crianças tem diversos, uma vez que elas expressam sua criatividade sem limites. Todos os movimentos feitos ao desenhar, são muito importantes para treinar o corpo e o cérebro no desenvolvimento futuro da escrita.
Uma criança que desenha bastante pode evitar dificuldades com a caligrafia quando estiver aprendendo a escrever. Detalhe, as crianças não precisam parar de desenhar para aprender a escrever. As duas atividades podem ser mantidas. Para desenvolver os movimentos que ajudam na escrita, a melhor escolha é o desenho livre. Ligar pontos, preencher ou colorir desenhos prontos é divertido e pode fazer parte das brincadeiras das crianças, mas é importante que ela treine seus próprios traços livres, com retas e curvas.
Massinhas de modelar, argila e a crianção de esculturas com sucata também são importantes, pois ajudam a desenvolver a noção de espaço e profundidade.
“A arte, ao longo da vida estudantil, tem um papel fundamental na construção de um indivíduo crítico, fornecendo-lhe experiências que o ajudem a refletir, desenvolver valores, sentimentos, emoções e uma visão questionadora do mundo que o cerca”, uma forma de sentir a vida e ao se sensibilizar diante do mundo as crianças se tornam quase sem se dar conta em melhores seres humanos, pelo fato tão fácil de permitir expressar o seu mundo interno de uma forma que, além do mais os estimulam a criar, aprender e inovar.
Fonte: Guilhermemiller.com.br
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…