Educação

Entenda qual é o papel da arte na educação

Somente ela desenvolve certas áreas do conhecimento

Por Equipe Editorial - julho 30, 2019
23853 0
Pinterest LinkedIn

Assim como a educação geral e plena do indivíduo, a educação em arte acontece na sociedade de duas formas:

  • Assistematicamente: através dos meios de comunicação de massa e das manifestações não institucionalizadas da cultura, como as relacionadas ao folclore (entendido como manifestação viva e em mutação, não limitada apenas à preservação de tradições);
  • Sistematicamente: na escola ou em outras instituições de ensino

Somente a arte desenvolve certas áreas do conhecimento, como a percepção visual e auditiva, a expressão corporal, a intuição, o pensamento analógico, concreto e holístico, além da reflexão. Isso acontece no momento em que são exercidas essas práticas artísticas.

Através de pesquisas, em 1970, Dr. Roger Sperry ganhou um prêmio Nobel sobre a lateralidade cerebral. Ele demonstrou que cada hemisfério do cérebro processa de uma forma especial esses estímulos.

educação; arte

Diversos outros cientistas nos anos seguintes, seguindo o caminho que o Dr. Sperry abriu, aprofundaram suas pesquisas, até o momento em que um deles desenvolveu a Teoria das Múltiplas Inteligências, por Howard Gardner.

Ele mostrou que o cérebro lida com inteligências diversas, trabalhando em Harvard University, no Project Zero. O lado esquerdo do cérebro contém as inteligências lógicas e linguísticas, ou seja, o Q.I.

O lado direito contém as inteligências visual, musical e corporal — as inteligências artísticas — e as inteligências inter pessoal e intra pessoal, que Dr. Daniel Goleman posteriormente chamou de Q.E., o quociente emocional.


Objetivo

A arte tem um objetivo maior que a formação de profissionais dedicados a esta área de conhecimento: no âmbito da escola regular, busca oferecer, aos indivíduos, condições para que ele compreenda o que ocorre nos planos da expressão e do significado ao interagir com as artes, permitindo, dessa forma, sua inserção social de maneira mais ampla.

Nesse sentido, os museus são uma ferramenta muito útil para a observação de uma forma mais condensada e intensa de diversas manifestações artísticas — sejam elas da contemporaneidade ou não.


Veja também sobre educação


Você gostaria de receber nossos e-books sobre o mercado de arte?

[sibwp_form id=1]


Fontes

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de