Separamos uma lista com 8 artistas modernistas brasileiros importantes de nossa história.
Influenciados pela estética das Vanguardas Europeias, os artistas brasileiros buscavam romper com os padrões antigos e gerar uma arte verdadeiramente nacional; que retratasse a cultura e costumes locais.
O marco inicial do movimento modernista brasileiro foi a realização da Semana de Arte Moderna de 1922, onde diversos artistas plásticos e escritores apresentaram ao público uma nova forma de expressão. Este evento ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo.
Tarsila do Amaral além pintora e desenhista também foi uma das figuras centrais da primeira fase do movimento modernista brasileiro.
Em 1922, introduziu o cubismo no Brasil com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.
Anita Malfatti foi pintora, desenhista, gravadora e professora. Sua polêmica exposição em 1917 foi um marco para a renovação das artes plásticas no Brasil.
No dia 20 de dezembro de 1917 o escritor Monteiro Lobato, crítico de arte do jornal O Estado de São Paulo, publicou um artigo intitulado “Paranoia ou mistificação?”, fazendo uma crítica à mostra expressionista de Anita.
A mesma serviu de estopim para o Movimento Modernista no Brasil, onde várias obras da artista tornaram-se clássicos da pintura moderna.
Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, mais conhecido como Di Cavalcanti foi um pintor modernista, desenhista, ilustrador, muralista e caricaturista.
Sua arte contribuiu significativamente para a distinção da arte brasileira com relação a outros movimentos da época, através cores vibrantes, formas sinuosas e temas tipicamente brasileiros como carnaval, população local e tropicalismos em geral.
Di Cavalcanti é um dos mais ilustres representantes do modernismo brasileiro.
Inácio da Costa Ferreira, mais conhecido como Ferrignac, foi advogado, ilustrador, desenhista, caricaturista e escritor.
Ele participou e teve grande influência na Semana de Arte Moderna.
Vicente do Rego foi um artista múltiplo: pintor, desenhista, escultor, professor e poeta brasileiro.
Durante sua trajetória artística, articulou a primeira exposição de arte moderna europeia da América do Sul, ocorrida no Recife em 1930.
Oswaldo Goeldi foi gravador, desenhista, ilustrador e professor.
Filho do cientista suíço Emílio Augusto Goeldi, mudou-se com a família para Belém, Pará, onde viveram até 1905, quando foram para Berna, Suíça.
Victor Brecheret foi um escultor ítalo-brasileiro, considerado um dos mais importantes do país. É responsável pela introdução da arte moderna na escultura brasileira.
Ismael Nery um pintor brasileiro de influência surrealista. Junto a Cícero Dias e Oswaldo Goeldi foi um dos expoentes dos anos 1920.
Muito atuante no modernismo brasileiro, veio a falecer prematuramente, aos 34 anos, de tuberculose, num mosteiro franciscano. Portanto, suas obras passaram a ser reconhecidas após sua morte.
https://arteref.com/movimentos/12-artistas-brasileiros-contemporaneos-que-voce-precisa-conhecer/
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…
A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…
Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…
Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…
View Comments
Depois que a obra da arte pode ser tocada, manipulada penetra ingerido e Te mesmo criada por outra pessoas que não seu próprios doutores ela já não pode ser mais vista sob o mesmo olha.
Bom dia
Tenho um pintura que está na minha família a 30 anos, gostaria de saber como faço para avaliar ela.