Curiosidades

2000 obras inéditas de Picasso em um novo museu na França

A enteada de Picasso planeja abrir um museu dedicado ao artista e sua segunda esposa, Jacqueline Roque, em um antigo convento da cidade francesa do sul de Aix-en-Provence.

O projeto está sendo conduzido por Catherine Hutin-Blay, filha de Jacqueline. Ela herdou a coleção da mãe de obras de Picasso e possui o Château de Vauvenargues perto de Aix-en-Provence, onde o casal está enterrado.

Chateau Vauvenargues

Sobre o Museu

O Museu Jacqueline e Pablo Picasso abrirá com cerca de 1.000 pinturas, mais do que as respectivas coleções dos museus Picasso em Paris, Antibes, Barcelona e Málaga.

De acordo com um documento fornecido pelo município de Aix-en-Provence, os conselheiros votaram em 13 de dezembro para vender o Couvent des Prêcheurs e um ambulatório da igreja à empresa Madame Z, de propriedade de Hutin-Blay, por 11,5 milhões de euros.

A prefeita, Maryse Joissains, disse à imprensa local que “era o momento certo para entrar em negociações com a empresa madame Z de Catherine Hutin-Blay”.

Le couvent des Prêcheurs en centre-ville d’Aix-en-Provence

A agência governamental France Domaines valorizou os edifícios em 12,2 milhões de euros, mas cidade fez um preço reduzido de € 11,5 milhões pois tem “forte interesse local” pelo público visitante anual planejado pelo museu de 500 mil pessoas.

O local, que deverá ser aberto até 2021, terá 1 500 m² de espaço de exposição: 1 000 metros quadrados para exposições permanentes e 500 metros quadrados para ‘shows’ temporários.

Também abrirá um centro de pesquisa Picasso e oficinas de cerâmica e gravura, diz o documento do conselho.



Hutin-Blay possui mais de 2 000 obras inéditas de Picasso, incluindo mais de 1 000 pinturas, tornando esta uma das maiores coleções do artista no mundo, de acordo com o conselho. A coleção “excepcional” é particularmente rica em obras que datam de 1952 a 1973, o período de relacionamento da mãe com o artista.

Inclui 1.000 desenhos e cerâmicas, esculturas e fotografias que “retratam a vida compartilhada de Jacqueline e Pablo Picasso”, diz o relatório.

No entanto, um conselheiro do partido político Democracia para Aix levantou preocupações sobre o impacto ambiental do museu proposto. Charlotte de Busschère diz que o tráfego causado por cerca de 1.500 visitantes à cidade diariamente pode ser prejudicial. “Espero que sejam realizados estudos que avaliem o impacto de um projeto desta escala nos edifícios vizinhos”, diz ela.

Pablo Picasso e sua esposa Jacqueline Roque em uma tourada

Para Janie Cohen, especialista em Picasso e diretora do Museu de Arte Fleming da Universidade de Vermont, o novo museu é uma “benção para o estudo de Picasso”, particularmente para o trabalho dos últimos anos. “A maioria das obras não foi exibida nem publicada anteriormente”, diz ela. “Estas são as obras que ficaram com o artista ao longo de sua vida”.

Perguntado se o projeto irá rivalizar com os outros museus Picasso da França, Cohen diz: “Com a visão geral oferecida pelo Musée Picasso em Paris, parece-me um excelente complemento ter um Coleção importante e abrangente no sul da França”


Veja também:


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Recent Posts

A arte fala por si mesma ou precisa de narrativa?

A narrativa pode transformar completamente a forma como enxergamos uma obra de arte? Uma caixa…

3 dias ago

21 coisas que você não sabia sobre Edvard Munch

Nesta matéria vamos além da análise de sua obra mais famosa “O grito”. Aqui você…

3 dias ago

Valor da obra: como fazer sua arte valer mais.

O que vou escrever aqui são algumas dicas fundamentais para que a arte que você…

3 dias ago

Duas exposições simultâneas no Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Tomie Ohtake apresenta duas exposições simultâneas. A coletiva 'Quando o museu é rio',…

1 semana ago

Exposição “Daniel Senise – Os dois lados da janela” no Paço Imperial – RJ

O Paço Imperial recebe, após 32 anos, uma nova exposição individual de Daniel Senise. Intitulada…

1 semana ago

Aos 140 anos de Tarsila do Amaral, o Brasil celebra sua continuada modernidade

Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886. Neste ano, ela completaria 140…

1 semana ago