Curiosidades

Mona Lisa é atacada com uma torta por visitante no Louvre

No último domingo, dia 29 de maio de 2022, visitantes do Louvre ficaram estarrecidos ao presenciar um ataque à obra de arte mais famosa do mundo, a Mona Lisa – ou La Gioconda – de Leonardo DaVinci.

Foto: Divulgação

O horário de visitação do museu do Louvre, em Paris, já estava perto do fim quando uma pessoa sentada em uma cadeira de rodas se levantou e arremessou uma torta na Mona Lisa. Segundo testemunhas, tratava-se de um homem disfarçado de idosa usando peruca, cachecol e batom vermelho.

Em seguida, o homem jogou um buquê de rosas para o alto enquanto gritava “Pense na Terra. As pessoas estão no processo de destruir a Terra!”.
O homem, que se diz artista e ativista das mudanças climáticas, disse ter feito o ataque à Mona Lisa em protesto. “Artistas pensam sobre a Terra, é por isso que eu fiz isso. Pense no planeta!” gritava o homem, enquanto era carregado por seguranças.

Foto: Divulgação

Segundo visitantes que presenciaram o ocorrido, tanto os seguranças quanto a administração do Louvre agiram rapidamente e após conduzir o homem voltaram ao local para limpar a obra enquanto o público atônito assistia e registrava toda a ação.

Felizmente, o quadro não sofreu nenhum dano, pois a Mona Lisa é protegida por uma tela de vidro à prova de balas, afinal, não é a primeira vez que ela é alvo de ataques.

Foto: Divulgação

Em 2011, uma mulher russa jogou uma xícara de chá na pintura depois de ter sido recusada a cidadania francesa e o vidro protetor foi danificado.

Em 1956, um vândalo arremessou ácido sobre ela durante sua exibição em um museu em Montauban. Nesta ocasião, a parte inferior da pintura sofreu danos consideráveis, mas foi restaurada e desde então foi exibida atrás de uma capa protetora. 

Mona Lisa, hoje com 519 anos, passa o ano todo protegida pela película à prova de balas, que é removida somente uma vez por ano para que especialistas examinem sua condição. 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Thais de Albuquerque

Thais de Albuquerque é Relações Públicas, artista visual e criadora de conteúdo. Atua há mais de 15 anos em marketing e criação de identidade visual para empresas, projetos e instituições. Em seu Instagram, desenvolve conteúdos autorais ligados a curiosidades sobre o mundo das artes.

Recent Posts

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

8 horas ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

8 horas ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

11 horas ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

3 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

3 dias ago

A sexualidade na obra de Egon Schiele

 Se observarmos o trabalho do pintor austríaco Egon Schiele (1890-1918) há uma poética de sexualidade…

3 dias ago