Curiosidades

Paul Cézanne: o único mestre de Pablo Picasso

O momento mais importante para Picasso foi na retrospectiva Paul Cézanne, realizada no Salon d’Automne, um ano após a morte do artista em 1906.

Embora já estivesse familiarizado com Cézanne, foi até a retrospectiva que, Picasso experimentou o impacto total de sua realização artística. Como ele disse mais tarde: “A influência de Cézanne gradualmente inundou tudo”.

Picasso considerou Paul Cézanne como uma “mãe pairando” e Henri Matisse como “pai para todos nós”. Inevitavelmente, nossa compreensão da pintura de Cézanne foi colorida pelo cubismo e abstração, focalizando a atenção nos aspectos formais de seu trabalho.

A sua redução do mundo visível em formas básicas e subjacentes, as pinceladas facetadas que, parecem reconstruir a natureza através de formas puramente pictóricas, fratura e achatamento do espaço – tudo isso pode ser visto como o começo da arte moderna. No entanto, o próprio Paul Cézanne enfatizou que ele pintou a natureza de acordo com suas sensações, procurando realizar uma “harmonia paralela à natureza”.

Paul Cézanne. Jarro, Cortina E Fruteira, 1893.

Muitos anos depois, em uma conversa com um jornalista, Picasso falou sobre a sua visão:

“Não é o que o artista faz o que conta, mas o que ele é. Cézanne nunca mais me interessaria se ele tivesse vivido e pensado como Jacques-Emile Blanche, mesmo que a maça que ele pintou tivesse sido dez vezes tão bonita. O que atrai nossa atenção é a ansiedade de Cézanne. Esta é a lição a se aprender “

A insistência de Cézanne em refazer a natureza, de acordo com um sistema de formas básicas, era importante para o próprio interesse de Picasso naquela época.

Mesa de cozinha, 1888-90 por Paul Cezanne

Picasso encontrou no trabalho de Cézanne um modelo de como destilar o essencial da natureza para conseguir uma superfície coesa, que expressasse a visão singular do artista e em 1907, começou a experimentar as técnicas do artista francês ao lado de seu colega, Georges Braque.

Cézanne foi uma referência constante para os dois artistas durante esse período, que acabou resultando na invenção do cubismo em 1909. Ao longo da evolução estilística de Picasso durante sua vida, ele continuou emprestando e reinterpretando a sua arte.

Conheça outras obras de Paul Cézanne:

Paul Cezanne. The Abduction, 1867.

Paul Cézanne, Les joueurs de carte (1892-95)

Veja também:


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Fonte:

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Recent Posts

O corpo humano na visão de Francis Bacon

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) abriu recentemente a exposição Francis Bacon –…

12 horas ago

O retrato de Arnolfini: o maior enigma de Jan van Eyck

A história da arte ocidental está cheia de excelentes obras-primas feitas ao longo dos séculos,…

19 horas ago

7 frases de Mark Twain que são mais atuais do que nunca

Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista…

19 horas ago

10 coisas que irão surpreendê-lo sobre o mestre renascentista Sandro Botticelli

1 - Seu nome verdadeiro não era Sandro O verdadeiro nome de Sandro Botticelli foi…

19 horas ago

Conheça os 15 maiores artistas vivos do mundo

A arte é uma coisa subjetiva, é impossível dizer quem são os melhores artistas visuais.…

2 dias ago

Emmanuel Nassar ocupa Sala de Vidro do MAM SP com obra interativa

O MAM SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) apresenta na Sala de Vidro…

2 dias ago