Mostra traz trabalhos de artistas contemporâneos nacionais e internacionais, em diálogo com chefs brasileiros. Através de fotografias, vídeo arte, performances, instalações, a exposição aborda a relação do homem com o alimento e discute questões relacionadas direta ou indiretamente com o desperdício.
Presente em toda história da arte, a comida esteve representada de diversas maneiras ao longo dos séculos: das naturezas mortas das primeiras pinturas do Renascimento até o pop de Andy Warhol, passando pelas naturezas vivas das pinturas mexicanas dos anos 1930-40, nas quais a comida e a cozinha representavam um espaço de inspiração e criatividade. A partir do dia 01 de junho, na exposição Vestígios, na Galeria Rabieh, em São Paulo, a relação homem, alimento e arte estará posta sob uma nova perspectiva: a do desperdício.
Com concepção de Luciana Farias e curadoria de Tainá Guedes em colaboração com Daniel Rangel, participam do projeto Uli Westphal, Rodrigo Braga, Neka Menna Barreto, Klaus Pichler, Lenora de Barros, Leo Botto, Gustavo Godoy, Sergio Vasconcelos, Jorge Furtado e Ayrson Heráclito.
“A efemeridade do alimento pode ser visualizada, absorvida e mantida permanentemente, concretamente e fisicamente na memória dos participantes. Nesta exposição, os visitantes são convidados a atividades participativas nos workshops em diálogo com as obras, interagindo e atuando com todos os sentidos”, declara Tainá Guedes, curadora da exposição.
Ao longo de todo mês de junho, a exposição promoverá atividades paralelas; conversas, visitas guiadas, performances gastronômicas, projeções e workshops, permitindo aprofundamento e reflexões sobre as questões abordadas pelos artistas e chefs.
A exposição e as atividades são gratuitas e estarão abertas ao público de 1 a 30 de junho.
Uli Westphal
Mutato-Archive é uma coleção fotográfica de frutas não-padrão, raízes e legumes, conhecidas como “Misfits”, exibindo uma estonteante variedade de formas, cores e texturas que só se tornarão visíveis aos consumidores quando as normas comerciais que as proíbem de serem vendidas nos supermercados deixarem de existir. A proibição da venda destes alimentos, igualmente nutritivos e saborosos, resulta na não colheita desses alimentos nos campos de produção, gerando o desperdício não somente do alimento, como de todos os recursos que forem necessários para a produção dos mesmos.
Eternal Summer é uma escultura feita de espelhos, inspirada nas ilhas de produtos frescos vendidos nos supermercados. O uso de espelhos é uma das técnicas utilizadas pelos supermercados para vender mais, dando a impressão de abundância. A abundância visual desencadeia instintos primitivos nos consumidores, estimulando-os a comprarem mais do que realmente precisam, resultando no desperdício de grande parte dos alimentos comprados.
Lenora de Barros
Rodrigo Braga
O trabalho de Rodrigo Braga aborda frequentemente a relação homem e natureza, sendo constante a presença de partes de animais e vegetais em suas imagens carregadas de simbolismo e plasticidade. A série “De compaixão cínica” é composta por quatro imagens onde o artista relaciona partes de restos de bichos, vendidos em feiras, com partes do corpo humano, criando uma mimese entre estas
Galeria Rabieh
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 147
+55 11 3062 7173
info@galeriarabieh.com.br
Agendar visita guiada: educativo@brazimage.com
Serviço:
Abertura: 31 de Maio, das 19 às 22 horas.
Duração: de 1 a 30 de Junho
Horário para visitação: terça a domingo das 11 às 19 horas.
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…