Categories: Bienal

Bienal 2016: a arte voltada à preservação ecológica de Bené Fonteles

Artista plástico, jornalista, editor, escritor, poeta e compositor.

José Benedito Fonteles inicia sua carreira em 1971, expondo no 3º Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará. Em Fortaleza, trabalha como jornalista. Durante as décadas de 1970 e 1980, integra anualmente diversas exposições coletivas, nacionais e internacionais, ligadas à arte postal e a pesquisas de novos meios de expressão. Nesse período, participa de quatro edições da Bienal Internacional de São Paulo (1973, 1975, 1977 e 1981). Realiza, ainda, a partir de 1974, diversas mostras individuais, no Brasil e no exterior.

Entre 1983 e 1986, dirige o Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Na década de 1980, envolve-se em projetos e movimentos voltados à preservação ecológica, procurando uni-los à criação artística. Em 1991, muda-se para Brasília, onde mantém atuação como ativista ecológico e organizador de eventos artísticos. Em 1997, organiza a montagem da sala especial do artista baiano Rubem Valentim, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA). Entre os livros que publica, destacam-se O Livro do Ser (1994) e O Artista da Luz (2001), sobre Rubem Valentim. Seu trabalho como compositor está reunido no CD Benditos, lançado em 2003, que agrupa três trabalhos anteriores, Bendito (1983), Silencioso (1989) e Aê (1991). Em 2003, recebe da Presidência da República a comenda Ordem do Mérito Cultural.

BiografiaFonte
Foto do artistaFonte
Fotos das obrasFonte

Veja também

 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Joy de Paula

Amante de poesia, Joy faz agora a compilação de textos de escritores estabelecidos e de em ascensão. Ela trabalhou um bom tempo na redação do arte|ref e hoje se tornou uma de nossas colunistas. O Arte|ref nunca perde a sua equipe, talvez porque seja divertido fazer o que fazemos.

Recent Posts

MASP inaugura passagem subterrânea na Avenida Paulista com obra de Beatriz Milhazes

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand inaugura, no dia 11 de setembro,…

12 horas ago

160 artistas abrem seus ateliês para a primeira edição do Circuito de Ateliês do Centro

O Circuito de Ateliês do Centro realiza sua primeira edição nos dias 18 e 19…

13 horas ago

Por que você continua invisível? As novas regras do jogo da arte

O roteiro que os cursos de artes visuais e os manuais de orientação profissional prescrevem…

2 dias ago

Obras de Renoir são roubadas durante invasão ao Museu Renoir, no sul da França

O Museu Renoir, em Cagnes-sur-Mer, no sul da França, foi invadido nesta terça-feira (8), e…

2 dias ago

Exposição ‘Amazônicas: Poéticas Femininas’ chega ao CCBB RJ

O CCBB RJ (Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro) recebe a exposição “Amazônicas:…

1 semana ago

Ailton Krenak assina seu primeiro mural em grande escala em Belo Horizonte

Ailton Krenak assina seu primeiro mural em grande escala, uma pintura de 555 m² na…

1 semana ago