Artista e pesquisador, Jorge tem investigado a relação do trabalho de arte com o seu contexto e os possíveis desdobramentos das práticassite-specific na atualidade, além da absorção acrítica do termo e conceito no contexto brasileiro.
O trabalho do artista envolve a palavra, a escrita e a crítica – ou não crítica – para questionar a maneira como o espectador se coloca diante do conteúdo apresentado. As obras não são postas como verdade absolutas, considerando que a interpretação ou a sensibilidade do observador diante delas é fundamental para o entendimento de cada um.
Nas palavras da curadora Galciani Neves: “Jorge Menna Barreto infiltra-se para acionar uma espécie de antinomia da palavra – contraditoriamente, do individual para o universal, da singularidade própria de umque quer avançar para o todo e qualquer um que se encaixe, forçadamente, em uma dada categoria.”
Outro assunto presente tanto nos trabalhos quanto nas pesquisas do artista, é a questão referência x influência na produção artística da contemporaneidade.
Jorge é professor adjunto no Instituto de Artes da UERJ. Doutor em Poéticas Visuais pela ECA/USP. Entre suas exposições coletivas estão a Bienal de Havana em 2000; Projeto Rumos Itaú Cultural em 2002; Bienal do Mercosul em 2001 e 2009; Panorama da Arte Brasileira, MAM-SP em 2011. Entre as individuais, destacam-se a do Centro Cultural São Paulo em 2004 e Paço das Artes 2007. Foi membro do grupo de críticos de arte do Centro Cultural São Paulo de 2008 a 2010, onde também atuou como curador. Em 2014, participou do programa School of Missing Studies da 31a Bienal de São Paulo
Veja também:
Arte e saúde mental estão diretamente ligadas, pois assistir a uma peça, filme, concerto ou…
Um retrato de Gustav Klimt de um príncipe africano que foi perdido após a Segunda…
São Paulo é, sem dúvida, a capital da arte no Brasil, com o maior volume…
Quem foi Frida Kahlo Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, mais conhecida como Frida Kahlo,…
O expressionismo brasileiro ganhou força no século XX, trazendo uma perspectiva única às artes visuais…
O Barroco brasileiro tem início com a chegada dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos.…