Categories: Bienal

Bienal 2016: Vídeo nas Aldeias

Criado em 1986, Vídeo nas Aldeias (VNA) é um projeto precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil. O objetivo do projeto foi, desde o início, apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais, por meio de recursos audiovisuais e de um produção compartilhada com os povos indígenas com os quais o VNA trabalha.

O VNA surgiu dentro das atividades da ONG Centro de Trabalho Indigenista, como um experimento realizado por Vincent Carelli entre os índios Nambiquara. O ato de filmá-los e deixá-los assistir o material filmado, foi gerando uma mobilização coletiva. Diante do potencial que o instrumento apresentava, esta experiência foi sendo levada a outros grupos, e gerando uma série de vídeo sobre como cada povo incorporava o vídeo de uma maneira particular.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 1997, foi realizada a primeira oficina de formação na aldeia Xavante de Sangradouro. O VNA foi distribuindo equipamentos de exibição e câmeras de vídeo para estas comunidades, e foi criando uma rede de distribuição dos vídeos que iam produzindo. Foi se desenvolvendo e gerando novas experiências, como promover o encontro na vida real dos povos que tinham se conhecido através do vídeo, “ficcionar” seus mitos, etc.

O VNA foi se tornando cada vez mais um centro de produção de vídeos e uma escola de formação audiovisual para povos indígenas. Desde o “Programa de Índio” para televisão em 1995, até a atual Coleção Cineastas Indígenas, passando por todas as oficinas de filmagem e de edição do VNA, em parceria com ONGs e Associações Indígenas, o projeto coloca a produção audiovisual compartilhada ao centro das suas preocupações.
Em 2000, o Vídeo nas Aldeias se constituiu como uma ONG independente. A trajetória do Vídeo nas Aldeias permitiu criar um importante acervo de imagens sobre os povos indígenas no Brasil e produzir uma coleção de mais de 70 filmes, a maioria deles premiados nacional e internacionalmente, transformando-se em uma referência nesta área.

Fonte: Vídeo nas Aldeias

Veja também:

 

 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Raisa Figueiredo

Estudou desenho artístico, ama Ilustrações, tatuagens e tudo que é bizarro. Também adora ler, escrever, ufologia, gatos, street art, arquitetura, animação e mais gatos.

Recent Posts

Maria Martins quebra recorde histórico com venda de “O Impossível” por R$ 16 milhões nos EUA

Maria Martins acaba de entrar para a história do mercado internacional de arte com a…

24 horas ago

6 fatos que ninguém conta sobre viver de arte

Viver de arte ainda é tratado por muitos artistas como um sonho distante — quase…

5 dias ago

Está em cartaz, no CCBB São Paulo, exposição inédita da premiada artista Vivian Caccuri

O CCBB São Paulo (Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo) recebe, até 3 de…

7 dias ago

Galeria de Arte André homenageia Darcy Penteado em individual com 80 obras

A Galeria de Arte André abre, no dia 16 de maio, sábado, a exposição “Darcy…

1 semana ago

Inhotim celebra 20 anos com três inaugurações

O Inhotim deu início à programação de seus 20 anos em 25 de abril, reunindo…

1 semana ago

Leilão reúne obras de artistas brasileiros para financiar Casa das Artes em escola de SP

Leilão beneficente reúne obras de artistas consagrados e nomes em ascensão da cena contemporânea brasileira…

1 semana ago