Cinema

10 Filmes incríveis sobre arte que você não pode deixar de assistir

O cinema é uma forma uma manifestação artística de extrema importância globalmente. Por isso, o Arteref separou uma pequena lista de ótimos filmes que tratam algum aspecto da arte.


1) Lixo Extraordinário

Filmado ao longo de quase dois anos, Lixo Extraordinário acompanha a visita do artista plástico Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis.

O objetivo inicial de Muniz era “pintar” esses catadores com o lixo. No entanto, o trabalho com estes personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente.


2) Basquiat — traços de uma vida

O drama conta a trajetória de Jean Michel Basquiat. Pintor norte-americano, negro, vindo de uma família classe média. Basquiat seguia o estilo da arte contemporânea, suas pinturas apresentavam aspectos surrealistas. Onde suas obras retratavam o mundo dos sonhos, dos sentimentos do artista, o seu mundo interior.


3) Big Eyes

O drama apresenta a história real da pintora Margaret Keane (Amy Adams), uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950 graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane (Christoph Waltz) afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras.


4) Caravaggio

O documentário Caravaggio, o mestre dos pinceis e da espada foi produzido através de uma parceria entre a TV Cultura e a Malabar Filmes. O filme possui 52 minutos e aborda algumas questões que os especialistas na vida e na oba do autor debatem a algum tempo, especialmente sobre a sua violência interna que acabava sendo refletida em suas obras.


5) Pollock

Em agosto de 1949, a revista Life publicou em sua capa uma manchete dizendo: “Jackson Pollock: Será ele o maior artista vivo dos Estados Unidos?”. Já conhecido no mundo da arte de Nova York, Pollock agora passava a ser conhecido nacionalmente como a primeira celebridade americana no mundo das artes plásticas e seu estilo corajoso e radical de pintura ditava os rumos da arte moderna.


6) Sede de viver

O filme conta a vida de um dos maiores gênios da todos os tempos da pintura, Vincent Van Gogh. Famoso artista dividido entre a prodigiosa inspiração do seu gênio e a angustiante escuridão de uma mente atormentada.


7) O Deserto da Arte Proibida

O Deserto da Arte Proibida. Filme de Amanda Pope e Tchavdar Georgiev que narra como o russo Savítski resgatou obras censuradas pela União Soviética e, a partir de 1917, montou o Museu Nukus, no deserto do Uzbequistão. Este museu, hoje, corre novamente o risco de ser destruído.


8) Amadeus

Após tentar se suicidar, Salieri (F. Murray Abraham) confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart (Tom Hulce) e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, que era um jovem irreverente mas compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus.


9) Metamorfose

A vida e a obra do artista gráfico M.C. Escher, o magoo da perspectiva, cujo objetivo era exprimir suas ideias com clareza, fazendo uma análise dos padrões geométricos de seus trabalhos de xilografia, da sua maneira revolucionária de utilizar a ilusão de ótica e até de produtos publicitários.


10) A garota Dinamarquesa

The Danish Girl é baseado no livro homônimo de David Ebershoff e mostrará a história de amor real entre as pintoras dinamarquesas Lili Elbe (Eddie Redmayne) e Gerda Gottlieb (Alicia Vikander). Obrigada a viver como Einar Wegener desde o nascimento, em 1930, Lili foi uma das primeiras mulheres a passar por uma cirurgia de transgenitalização.


Veja também sobre filmes

https://arteref.com/video/sexo/tudo-pela-arte-5-filmes-com-cenas-de-sexo-pra-valer/

Você gostaria de receber nossos e-books sobre o mercado de arte?

[sibwp_form id=1]


Fonte

https://filmow.com/

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

4 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

1 dia ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

1 dia ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

1 dia ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago