Cinema

10 Filmes incríveis sobre arte que você não pode deixar de assistir

Por Equipe Editorial - julho 19, 2019
46469 0
Pinterest LinkedIn

O cinema é uma forma uma manifestação artística de extrema importância globalmente. Por isso, o Arteref separou uma pequena lista de ótimos filmes que tratam algum aspecto da arte.


1) Lixo Extraordinário

filmes; lixo extraordinario

Filmado ao longo de quase dois anos, Lixo Extraordinário acompanha a visita do artista plástico Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis.

O objetivo inicial de Muniz era “pintar” esses catadores com o lixo. No entanto, o trabalho com estes personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente.


2) Basquiat — traços de uma vida

filmes; Basquiat traços de uma vida

O drama conta a trajetória de Jean Michel Basquiat. Pintor norte-americano, negro, vindo de uma família classe média. Basquiat seguia o estilo da arte contemporânea, suas pinturas apresentavam aspectos surrealistas. Onde suas obras retratavam o mundo dos sonhos, dos sentimentos do artista, o seu mundo interior.


3) Big Eyes

Grandes Olhos

O drama apresenta a história real da pintora Margaret Keane (Amy Adams), uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950 graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane (Christoph Waltz) afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras.


4) Caravaggio

Caravaggio – O Mestre dos Pincéis e da Espada

O documentário Caravaggio, o mestre dos pinceis e da espada foi produzido através de uma parceria entre a TV Cultura e a Malabar Filmes. O filme possui 52 minutos e aborda algumas questões que os especialistas na vida e na oba do autor debatem a algum tempo, especialmente sobre a sua violência interna que acabava sendo refletida em suas obras.


5) Pollock

Pollock

Em agosto de 1949, a revista Life publicou em sua capa uma manchete dizendo: “Jackson Pollock: Será ele o maior artista vivo dos Estados Unidos?”. Já conhecido no mundo da arte de Nova York, Pollock agora passava a ser conhecido nacionalmente como a primeira celebridade americana no mundo das artes plásticas e seu estilo corajoso e radical de pintura ditava os rumos da arte moderna.


6) Sede de viver

filmes; Sede de Viver

O filme conta a vida de um dos maiores gênios da todos os tempos da pintura, Vincent Van Gogh. Famoso artista dividido entre a prodigiosa inspiração do seu gênio e a angustiante escuridão de uma mente atormentada.


7) O Deserto da Arte Proibida

filmes; O Deserto da Arte Proibida

O Deserto da Arte Proibida. Filme de Amanda Pope e Tchavdar Georgiev que narra como o russo Savítski resgatou obras censuradas pela União Soviética e, a partir de 1917, montou o Museu Nukus, no deserto do Uzbequistão. Este museu, hoje, corre novamente o risco de ser destruído.


8) Amadeus

Amadeus

Após tentar se suicidar, Salieri (F. Murray Abraham) confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart (Tom Hulce) e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, que era um jovem irreverente mas compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus.


9) Metamorfose

metamorfose

A vida e a obra do artista gráfico M.C. Escher, o magoo da perspectiva, cujo objetivo era exprimir suas ideias com clareza, fazendo uma análise dos padrões geométricos de seus trabalhos de xilografia, da sua maneira revolucionária de utilizar a ilusão de ótica e até de produtos publicitários.


10) A garota Dinamarquesa   

noticias_16947_garotadtrailern

The Danish Girl é baseado no livro homônimo de David Ebershoff e mostrará a história de amor real entre as pintoras dinamarquesas Lili Elbe (Eddie Redmayne) e Gerda Gottlieb (Alicia Vikander). Obrigada a viver como Einar Wegener desde o nascimento, em 1930, Lili foi uma das primeiras mulheres a passar por uma cirurgia de transgenitalização.


Veja também sobre filmes


Você gostaria de receber nossos e-books sobre o mercado de arte?

[sibwp_form id=1]


Fonte

https://filmow.com/

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de