Dentro daquela lista interminável de nomes e funções na produção de cinema, muitas vezes ficamos sem entender o que aquelas pessoas fizeram em um filme.
Abaixo nós colocamos alguns dos nomes menos óbvios para que você se sinta um pouco menos distante dos processos de uma produção cinematográfica.
Uma pessoa que cria efeitos sonoros na pós-produção.
Os sets de filmagem não têm necessariamente as mesmas propriedades acústicas dos locais reais que eles retratam. Artistas de Foley eliminam ruídos estranhos e adicionam sons convincentes. Por exemplo, eles batem os pés para combinar os passos na tela. Além disso, as brigas de filme são falsas. Os golpes nunca batem em ninguém, mas os artistas de Foley, fazem este som.
O nome do trabalho leva o nome de Jack Donovan Foley, que reuniu funcionários com experiência em efeitos sonoros de rádio para ajudar a Universal Studios a sobreviver à transição para o som em 1927.
É o chefe do departamento elétrico para uma produção cinematográfica.
Embora algumas fontes apontem para o fato de que um gaffer há muito tempo é usado em inglês britânico para indicar um homem velho, ou o chefe de uma equipe de trabalho. Este nome também foi usado para descrever homens que ajustavam a iluminação no teatro inglês e homens que cuidavam da iluminação de rua que se chamava ‘gaff’, que é um poste com um gancho na ponta.
Um membro de uma equipe de câmeras responsável pela construção e manutenção de todos os equipamentos que suportam câmeras, bem como pela movimentação e configuração do equipamento.
O termo foi adaptado do teatro americano onde foi usado para um assistente de palco que ajuda a mudar de cenário.
Um dolly grip que movimenta o carrinho ou a girafa de câmera (as plataformas com rodas que transportam a câmera e o operador da câmera).
É o supervisor de todos os grips
Em segundo lugar no comando, auxiliando o suporte do gaffer ou do key.
De acordo com a IMDb, “A origem do termo é dos dias de filmagem ‘pré-sindicatos’ quando a linha entre os departamentos da Grip e Electric era menos rígida. Quando o chefe de um departamento precisava de outra pessoa temporariamente, ele ia para outro departamento e pedia para emprestar o seu melhor menino, ou “best boy”.
Então, o segundo responsável por um dos dois departamentos passou a ser conhecido como o best boy, que também pode ter sido emprestado de antigos tripulantes de vela e baleeiros, já que os marinheiros costumavam ser contratados para montar e trabalhar nos teatros. O nome best girls per se, não existe. As principais assistentes mulheres também são chamadas de “best boys”.
“Animal wranglers” – são aqueles que organizam cavalos e outros animais em um rancho – controlam, instruem e cuidam dos animais usados nas filmagens. Da mesma forma, “Child Wranglers” gerenciam atores infantis em um set, treinando-os para atuar e mantendo-os entretidos e quietos quando não estão na cena que está sendo filmada.
Um termo brincalhão para o técnico de som que executa uma variedade de tarefas no departamento de Som, geralmente puxando cabos.
Alguém que fornece apoio logístico, facilitando o que for necessário em relação a licenças, alfândega, localização, talentos, equipes, equipamentos, acomodações e transporte para cineastas que desejam realizar filmagens no exterior.
O termo é aparentemente variação para o termo “fixer” coloquial, ou seja, uma pessoa que faz arranjos para outras pessoas, especialmente de um tipo ilícito ou desonesto.
As pessoas que ajudam o equipamento (câmera, som, eletricistas, garras, adereços, diretor de arte, etc.) durante as filmagens, com tarefas que incluem o fornecimento de lanches e a limpeza do aparelho. (não confundir com “Catering” que fornece as refeições principais.)
Uma pessoa que cria um modelo 3D gerado por computador que permite ao designer de produção determinar a aparência de uma cena. O artista conceitual reproduz as fotos desejadas, ângulos de câmera, distâncias focais, movimentos de câmera e coreografia. O modelo gerado por computador também pode representar texturas de superfícies, esquemas de iluminação e figurinos.
O produtor de linha é alguém que lida com logística. Alguém que está encarregado de garantir que os equipamentos estejam a tempo e que esteja sempre a postos para apagar incêndios. Esta é geralmente uma posição não criativa. É apenas alguém que está sempre pronto para resolver problemas e pagar as despesas.
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…
View Comments
Muito legal e interessante saber sobre essas denominações, principalmente por precisar delas na tradução de um livro!! Parabéns pelo post!! Muito bom!!
😊😊👏👏