O que é? Terceira edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.
Quando? Entre os dias 20 e 27 de março.
Onde? Centro Universitário Maria Antônia.
Criada em 2012 com o objetivo de chamar atenção para questões ligadas a meio ambiente, sustentabilidade, cidadania, governança global, participação social e políticas públicas, a MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL chega à sua terceira edição oferecendo ao público a oportunidade de conferir filmes que reúnem qualidade cinematográfica e preocupação com problemas ambientais. Entre os dias 20 e 27 de março, a mostra exibe longas, médias e curtas-metragens, ficcionais e documentais, focados na temática ambiental, oriundos de mais de trinta países, sendo grande parte deles inéditos no Brasil. As sessões da mostra ocupam salas do circuito comercial e do circuito alternativo da capital paulista, como: Reserva Cultural, Cine Livraria Cultura, Matilha Cultural, Museu da Imagem e Som, Centro Cultural São Paulo, Galeria Olido e, pelo segundo ano consecutivo, também a sala Carlos Reichenbach do Centro Universitário Mariantônia, da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que recebe a mostra entre os dias 21 e 23 de março, exibindo destaques dos cinco programas temáticos da mostra.
O evento também promove exibições especiais de filmes da programação de anos anteriores em universidades e instituições de ensino superior na cidade. Nesse contexto, a Cidade Universitária recebe no dia 18 de março, às 19 horas, uma sessão especial ao ar livre do documentário Trashed: Para Onde Vai o Nosso Lixo?, que mostra os danos provocados pelos dejetos da sociedade para a cadeia alimentar e o meio ambiente através da poluição do ar, da terra e do mar, revelando fatos surpreendentes a respeito dos perigos reais e imediatos para a nossa saúde causados pela forma como lidamos com o nosso lixo. A sessão é promovida pelo CINUSP Paulo Emílio juntamente com a Tenda Cultural Ortega y Gasset, integrando a programação da mostra ECOFALANTE ao projeto “Cinema na Grama” da Tenda, que exibe filmes ao ar livre no campus Butantã da Universidade de São Paulo.
Em seu terceiro ano, a mostra se consolida em São Paulo como espaço privilegiado de exibição de produções com temática ambiental e promove uma chance única para o público conferir filmes inéditos e de difícil circulação no circuito comercial exibidor brasileiro. Assim, a programação dissemina filmes de diversas partes do mundo e promove debate e reflexão sobre questões que afetam o nosso dia-a-dia. Confira a programação completa no site: www.ecofalante.org.br.
PROGRAMAÇÃO:
18/03 | terça
TENDA CULTURAL ORTEGA Y GASSET – ÁREA EXTERNA
19h00 TRASHED: PARA ONDE VAI O NOSSO LIXO?
21/03 | sexta
MARIA ANTÔNIA
20h00 LAMENTO DOS CAMPONESES
22/03 | sábado
MARIA ANTÔNIA
18h00 DE PARA | A ESCALA HUMANA
20h00 HOMEM MÁQUINA | UM RIO MUDA DE CURSO
23/03 | domingo
MARIA ANTÔNIA
18h00 METAMORPHOSEN
20h00 FEBRE DO OURO
FILMES:
De Para (Od To)
Croácia, 2012, cor, digital, 10’
direção: Miranda Herceg
sinopse: Instituições públicas, salas de espera e meios de transporte públicos são lugares com nomes diferentes, mas com características semelhantes: neles, aguardamos para que possamos estar em outros lugares. São “entre lugares”, locais de temporalidade e exclusão que se comunicam com todos da mesma forma, sem interesse por indivíduos. Esse documentário se propõe a explorar esse tipo de ambiente e as figuras que os povoam.
classificação indicativa: livre
mariantônia: 22.03 sáb 18h00
A Escala Humana (The Human Scale)
Dinamarca/Bangladesh/China/Nova Zelândia/EUA, 2012, cor, digital, 83’
direção: Andreas M. Dalsgaard
sinopse: Documentário que lança um olhar crítico sobre o modo como as cidades são construídas e utilizadas por seus habitantes, reunindo opiniões de pensadores, arquitetos e urbanistas de todo o mundo.
classificação indicativa: livre
mariantônia: 22.03 sáb 18h00
Febre do Ouro (Gold Fever)
EUA/Canadá/Guatemala, 2013, cor, digital, 84’
direção: Andrew Sherburne, JT Haines e Tommy Haines
sinopse: Em meio ao frenesi mundial pelo ouro, uma empresa mineradora chega a uma pequena aldeia na Guatemala, onde três moradoras resistem às ameaças causadas pelas ações da mineradora às terras de seus ancestrais.
classificação indicativa: 12 anos
mariantônia: 23.03 dom 20h00
Homem Máquina (Hombre Maquina)
Espanha/Bangladesh, 2011, cor, digital, 15’
direção: Roser Corella e Alfonso Moral
sinopse: Em Daca, capital de Bangladesh, milhões de pessoas são a força motriz por trás da cidade. O uso da força física humana na realização de trabalhos no século XXI promove uma reflexão sobre a modernidade, o desenvolvimento global e a transformação de homens em máquinas.
classificação indicativa: livre
mariantônia: 22.03 sáb 20h00
Lamento dos Camponeses (De Bauereblues)
Luxemburgo, 2011, cor, digital, 71’
direção: Julie Schroell
sinopse: Nos últimos 150 anos, a produção agrícola luxemburguesa enfrentou uma queda de mais de 60% na taxa de emprego. Diante deste fato, a diretora Julie Schorell parte em busca dos poucos agricultores remanescentes no país, ao mesmo tempo em que explora os efeitos da industrialização, a política de subsídios da União Europeia e a ascensão da agricultura orgânica.
classificação indicativa: livre
mariantônia: 21.03 sex 20h00
Metamorphosen
Alemanha, 2013, p&b, digital, 84’
direção: Sebastian Mez
sinopse: A história de pessoas que moram na região dos Montes Urais, no sul da Rússia, um dos lugares mais contaminados por radiação do planeta, onde a primeira instalação nuclear a produzir material físsil para armas atômicas da União Soviética se mantém ativa ainda hoje. O filme foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2013, concorrendo na categoria de Melhor Documentário.
classificação indicativa: livre
mariantônia: 23.03 dom 18h00
Um Rio Muda de Curso (A River Changes Course)
Camboja, 2013, cor, digital, 84’
direção: Kalyanee Man
sinopse: Três jovens cambojanos lutam para manter seu modo de vida tradicional em meio aos efeitos do desmatamento, da sobrepesca e da degradação ambiental. Exibido em primeira mão no Festival de Sundance de 2013, onde recebeu o prêmio de Melhor Documentário Internacional, o filme foi vencedor de diversos prêmios em festivais mundo afora.
classificação indicativa: livre
mariantônia: 22.03 sáb 20h00
Trashed: Para Onde Vai o Nosso Lixo? (Trashed – No Place for Waste)
Reino Unido/EUA, 2012, cor, digital, 98’
direção: Candida Brady
sinopse: Documentário que mostra os riscos causados pelo lixo para a cadeia alimentar e o meio ambiente através da poluição do ar, terra e mar. Para isso, o premiado ator britânico Jeremy Irons viaja por destinos contaminados pela poluição e desvenda a extensão e os efeitos do problema dos resíduos globais. O filme foi exibido em uma sessão especial no festival de Cannes de 2012 e recebeu diversos prêmios em festivais internacionais.
classificação indicativa: 12 anos
tenda cultural: 13.03 ter 19h00
CINUSP Paulo Emílio
Maria Antônia
Centro Universitário Maria Antônia – Sala Carlos Reichenbach
Rua Maria Antônia, 294 – 1º andar
Consolação
entrada franca
70 lugares
fone: 11-3123-5200
Tenda Cultural Ortega y Gasset
Rua do Anfiteatro, s/n, Praça do Relógio
Cidade Universitária – São Paulo – SP
entrada franca
www.prceu.usp.br/tendaculturalortegaygasset
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…
A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…