Cinema

3ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL

Por Equipe Editorial - março 17, 2014
2452 0
Pinterest LinkedIn

O que é?  Terceira edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

Quando? Entre os dias 20 e 27 de março.

Onde? Centro Universitário Maria Antônia.

Criada em 2012 com o objetivo de chamar atenção para questões ligadas a meio ambiente, sustentabilidade, cidadania, governança global, participação social e políticas públicas, a MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL chega à sua terceira edição oferecendo ao público a oportunidade de conferir filmes que reúnem qualidade cinematográfica e preocupação com problemas ambientais. Entre os dias 20 e 27 de março, a mostra exibe longas, médias e curtas-metragens, ficcionais e documentais, focados na temática ambiental, oriundos de mais de trinta países, sendo grande parte deles inéditos no Brasil. As sessões da mostra ocupam salas do circuito comercial e do circuito alternativo da capital paulista, como: Reserva Cultural, Cine Livraria Cultura, Matilha Cultural, Museu da Imagem e Som, Centro Cultural São Paulo, Galeria Olido e, pelo segundo ano consecutivo, também a sala Carlos Reichenbach do Centro Universitário Mariantônia, da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que recebe a mostra entre os dias 21 e 23 de março, exibindo destaques dos cinco programas temáticos da mostra.

O evento também promove exibições especiais de filmes da programação de anos anteriores em universidades e instituições de ensino superior na cidade. Nesse contexto, a Cidade Universitária recebe no dia 18 de março, às 19 horas, uma sessão especial ao ar livre do documentário Trashed: Para Onde Vai o Nosso Lixo?, que mostra os danos provocados pelos dejetos da sociedade para a cadeia alimentar e o meio ambiente através da poluição do ar, da terra e do mar, revelando fatos surpreendentes a respeito dos perigos reais e imediatos para a nossa saúde causados pela forma como lidamos com o nosso lixo. A sessão é promovida pelo CINUSP Paulo Emílio juntamente com a Tenda Cultural Ortega y Gasset, integrando a programação da mostra ECOFALANTE ao projeto “Cinema na Grama” da Tenda, que exibe filmes ao ar livre no campus Butantã da Universidade de São Paulo.

Em seu terceiro ano, a mostra se consolida em São Paulo como espaço privilegiado de exibição de produções com temática ambiental e promove uma chance única para o público conferir filmes inéditos e de difícil circulação no circuito comercial exibidor brasileiro. Assim, a programação dissemina filmes de diversas partes do mundo e promove debate e reflexão sobre questões que afetam o nosso dia-a-dia. Confira a programação completa no site: www.ecofalante.org.br.

 

PROGRAMAÇÃO:

18/03 | terça

TENDA CULTURAL ORTEGA Y GASSET – ÁREA EXTERNA

19h00      TRASHED: PARA ONDE VAI O NOSSO LIXO?

21/03 | sexta

MARIA ANTÔNIA

20h00      LAMENTO DOS CAMPONESES

 

22/03 | sábado

MARIA ANTÔNIA

18h00      DE PARA | A ESCALA HUMANA

20h00      HOMEM MÁQUINA | UM RIO MUDA DE CURSO

 

23/03 | domingo

MARIA ANTÔNIA

18h00      METAMORPHOSEN

20h00      FEBRE DO OURO

 

FILMES:

 

De Para (Od To)

Croácia, 2012, cor, digital, 10’

direção: Miranda Herceg

sinopse: Instituições públicas, salas de espera e meios de transporte públicos são lugares com nomes diferentes, mas com características semelhantes: neles, aguardamos para que possamos estar em outros lugares. São “entre lugares”, locais de temporalidade e exclusão que se comunicam com todos da mesma forma, sem interesse por indivíduos. Esse documentário se propõe a explorar esse tipo de ambiente e as figuras que os povoam.

classificação indicativa: livre

mariantônia: 22.03 sáb 18h00

A Escala Humana (The Human Scale)

Dinamarca/Bangladesh/China/Nova Zelândia/EUA, 2012, cor, digital, 83’

direção: Andreas M. Dalsgaard

sinopse: Documentário que lança um olhar crítico sobre o modo como as cidades são construídas e utilizadas por seus habitantes, reunindo opiniões de pensadores, arquitetos e urbanistas de todo o mundo.

classificação indicativa: livre

mariantônia: 22.03 sáb 18h00

 

Febre do Ouro (Gold Fever)

EUA/Canadá/Guatemala, 2013, cor, digital, 84’

direção: Andrew Sherburne, JT Haines e Tommy Haines

sinopse: Em meio ao frenesi mundial pelo ouro, uma empresa mineradora chega a uma pequena aldeia na Guatemala, onde três moradoras resistem às ameaças causadas pelas ações da mineradora às terras de seus ancestrais.

classificação indicativa: 12 anos

mariantônia: 23.03 dom 20h00

 

Homem Máquina (Hombre Maquina)

Espanha/Bangladesh, 2011, cor, digital, 15’

direção: Roser Corella e Alfonso Moral

sinopse: Em Daca, capital de Bangladesh, milhões de pessoas são a força motriz por trás da cidade. O uso da força física humana na realização de trabalhos no século XXI promove uma reflexão sobre a modernidade, o desenvolvimento global e a transformação de homens em máquinas.

classificação indicativa: livre

mariantônia: 22.03 sáb 20h00

 

Lamento dos Camponeses (De Bauereblues)

Luxemburgo, 2011, cor, digital, 71’

direção: Julie Schroell

sinopse: Nos últimos 150 anos, a produção agrícola luxemburguesa enfrentou uma queda de mais de 60% na taxa de emprego. Diante deste fato, a diretora Julie Schorell parte em busca dos poucos agricultores remanescentes no país, ao mesmo tempo em que explora os efeitos da industrialização, a política de subsídios da União Europeia e a ascensão da agricultura orgânica.

classificação indicativa: livre

mariantônia: 21.03 sex 20h00

 

Metamorphosen

Alemanha, 2013, p&b, digital, 84’

direção: Sebastian Mez

sinopse: A história de pessoas que moram na região dos Montes Urais, no sul da Rússia, um dos lugares mais contaminados por radiação do planeta, onde a primeira instalação nuclear a produzir material físsil para armas atômicas da União Soviética se mantém ativa ainda hoje. O filme foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2013, concorrendo na categoria de Melhor Documentário.

classificação indicativa: livre

mariantônia: 23.03 dom 18h00

 

Um Rio Muda de Curso (A River Changes Course)

Camboja, 2013, cor, digital, 84’

direção: Kalyanee Man

sinopse: Três jovens cambojanos lutam para manter seu modo de vida tradicional em meio aos efeitos do desmatamento, da sobrepesca e da degradação ambiental. Exibido em primeira mão no Festival de Sundance de 2013, onde recebeu o prêmio de Melhor Documentário Internacional, o filme foi vencedor de diversos prêmios em festivais mundo afora.

classificação indicativa: livre

mariantônia: 22.03 sáb 20h00

 

Trashed: Para Onde Vai o Nosso Lixo? (Trashed – No Place for Waste)

Reino Unido/EUA, 2012, cor, digital, 98’

direção: Candida Brady

sinopse: Documentário que mostra os riscos causados pelo lixo para a cadeia alimentar e o meio ambiente através da poluição do ar, terra e mar. Para isso, o premiado ator britânico Jeremy Irons viaja por destinos contaminados pela poluição e desvenda a extensão e os efeitos do problema dos resíduos globais. O filme foi exibido em uma sessão especial no festival de Cannes de 2012 e recebeu diversos prêmios em festivais internacionais.

classificação indicativa: 12 anos

tenda cultural: 13.03 ter 19h00

 

CINUSP Paulo Emílio

Maria Antônia

Centro Universitário Maria Antônia – Sala Carlos Reichenbach

Rua Maria Antônia, 294 – 1º andar

Consolação

entrada franca

70 lugares

fone: 11-3123-5200

[email protected]

www.usp.br/cinusp

www.facebook.com/cinusp

www.twitter.com/cinusp

Tenda Cultural Ortega y Gasset

Rua do Anfiteatro, s/n, Praça do Relógio

Cidade Universitária – São Paulo – SP

entrada franca

www.prceu.usp.br/tendaculturalortegaygasset

www.facebook.com/tendaculturalortegaygasset

www.twitter.com/tendausp

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários