Uma estátua histórica em frente à Bolsa de Valores de Bruxelas, na Bélgica, foi danificada por um turista irlandês bêbado. O homem subiu nela para tirar uma foto e, ao descer, quebrou parte da obra que havia sido restaurada há pouco tempo.
A obra fazia parte de um grande projeto de restauração, que durou três anos, para renovar o edifício de 150 anos. Uma cerimônia de inauguração do prédio reformado havia acontecido no dia anterior e as obras de restauração custaram, ao todo, 90 milhões de euros.
A estátua danificada representava um leão e um homem segurando uma tocha, uma das duas estátuas de leões que guardam a entrada da bolsa de valores. O vídeo do incidente foi amplamente compartilhado nas redes sociais, mostrando o turista irlandês sentado nas costas da estátua do leão. Ao tentar sair das costas do leão, ele agarra o braço do homem que segura a tocha e parece colocar todo o seu peso sobre ele.
A polícia foi notificada sobre o incidente e localizou o irlandês até um restaurante fast food próximo. A polícia de Bruxelas disse que o homem foi detido brevemente e enfrentará acusações criminais. A polícia não identificou o turista pelo nome.
A estátua agora terá que ser restaurada novamente. A administração do edifício espera recuperar do turista o custo da reparação, no valor de 17.600 euros. “As reparações vão custar muito dinheiro porque o trabalho terá de ser feito por verdadeiros artesãos”, disse o gestor do projecto de restauro, Nel Vandevennet. “É património classificado e haverá acompanhamento da agência de monumentos e paisagens da região de Bruxelas.”
“Gostaríamos de realizar os reparos rapidamente, mas certamente levará algumas semanas ou até meses”, disse Vandevennet. “Todo o edifício acaba de ser restaurado à sua antiga glória, incluindo os dois leões que estavam em mau estado. Achávamos que as esculturas teriam maior respeito. Nós achamos muito triste que isso tenha acontecido.”
A Bolsa de Valores de Bruxelas foi fundada por decreto de Napoleão Bonaparte em 1801, embora o edifício só tenha sido erguido em 1873, projetado pelo arquiteto Léon Suys. Em 2000, a bolsa de valores fundiu-se com as bolsas de valores de Paris e Amesterdã para formar a Euronext, uma bolsa pan-europeia. Em 2015, a empresa saiu do edifício histórico da bolsa de valores em Bruxelas.
Desde então, o edifício tem sido utilizado para abrigar exposições temporárias até o início das reformas em 2020 para restaurar o edifício e reabri-lo como um museu sobre a cerveja belga. O Belgian Beer World abriu no sábado no prédio da bolsa de valores oferecendo 400 tipos diferentes de cerveja no cardápio. No dia seguinte à inauguração, o turista bêbado danificou a estátua.
Leia também: TV Record é multada em R$ 2 mi por depredar pinturas rupestres
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…
A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…