ADRIAN COOPER MINISTRA CURSO DE DIREÇÃO DE ARTE NO INSPIRATORIUM
O premiado diretor de arte apresenta os mecanismos práticos e criativos da área, em curso livre intensivo de curta duração.
Um dos poucos profissionais de cinema do país com reconhecida atuação nas áreas de direção de arte e de direção de fotografia, Adrian Cooper reúne uma filmografia com participações em produções de ficção e documentais de diretores como Eduardo Coutinho, Toni Ventura, Suzana Amaral e outros. O profissional é ministrante do curso de Direção de Arte no INSPIRATORIUM, durante a semana de 5 a 10 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, e no sábado, das 10h às 13h.
A proposta do curso livre de Direção de Arte é conhecer os elementos que compõem esta área do cinema, por meio da experiência do profissional Adrian Cooper nos sets e dos estudos de cases. O conteúdo teórico-reflexivo abrange as etapas e os processos de criação da equipe de arte – cenografia, figurino, maquiagem -, que combinados fornecem um estilo visual e conceitual à obra audiovisual. Além disso, serão discutidos os fundamentos da profissão do diretor de arte para o cinema, a composição da equipe de arte e o relacionamento entre si e com os demais departamentos.
A trajetória do diretor de arte inglês no cinema brasileiro
Antes de se estabelecer no país, Adrian Cooper trabalhou como diretor de fotografia nos Estados Unidos, no México, no Chile e no Peru, no final dos anos 1960. Como diretor de arte, a primeira experiência foi em “Marvada carne” (1985), de André Klotzel, filme convidado a participar da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Desde então, alcançou reconhecimento por sua colaboração em mais de dez filmes, entre os quais: “Capitães de areia”, de Cecília Amado e Guy Gonçalves, “Quincas Berro d´água”, de Sérgio Machado, “Jogo subterrâneo”, de Roberto Gervitz, “O coronel e o lobisomen”, de Maurício Farias, “Uma vida em segredo”, de Suzana Amaral, entre outros.
Curso Direção de Arte com Adrian Cooper
:: De 5 a 10 de novembro;
:: De segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, e no sábado, das 10h às 13h;
:: 6 dias (18h);
:: Investimento: R$ 650.00;
:: Formas de pagamento: à vista (com 5% de desconto) – dinheiro, cartão de débito, cheque, boleto bancário ou transação bancária – ou parcelado em 2 (duas) vezes no cartão de crédito;
:: Matrículas abertas (online ou pessoalmente);
:: Mais informações: agenda@inspiratorium.com.br / (11) 2619-3111/7111.
A Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos de história com o lançamento de publicação…
O Ateliê 31 apresenta Autoficções, exposição individual de Cecília Maraújos com curadoria de Martha Werneck,…
Damien Hirst (1965) é um artista contemporâneo inglês nascido em Bristol. Trabalhando com instalações, esculturas,…
A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…
O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) recebe a exposição “Tirando Onda”, do…
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand exibe, de 5 de…