Dança

Laboratório Siameses estreia primeiro espetáculo de Corpos Octópodes


O Laboratório Siameses estreia em setembro o primeiro espetáculo de Corpos Octópodes, projeto contemplado pelo 29º edital de Fomento à Dança de São Paulo.

Intitulado Da Natureza da Besta, o solo de dança firma a volta aos palcos de Maurício de Oliveira após sete anos afastado e transita entre diferentes linguagens artísticas, trazendo à tona a reflexão de um artista negro e vivente de um tempo que urge por um futuro regido pela vida, não pela sobrevivência.

Para a montagem do primeiro capítulo da trilogia Corpos Octópodes, o Laboratório Siameses convidou um time de peso. A direção é assinada por  Ester Laccava, que possui um trabalho de mais de vinte anos com processos de construção dramatúrgica e pesquisa autobiográfica e foi responsável por peças de sucesso como A Árvore Seca e Sagrada Família.

“O convite do Maurício e do Tono para dirigir e criar um espetáculo solo no meio de uma pandemia, com os sentimentos à flor da pele, com uma gama de sensações jamais sentidas antes, fez com que eu “desembestasse” em um campo onde as paisagens se misturam  e se confundem entre a máxima délfica “lutar, lutar e lutar” e  a máxima contemporânea de Ailton Krenak: “estamos numa dança cósmica e não deveríamos negociar a sobrevivência””, comenta a atriz e diretora. 

Da Natureza da Besta é também sobre a libertação que acompanha o “desembestar”. “A besta, a natureza dela, é a falta de limites, a falta de inteligência, e já que a sensação atual é que somos um rebanho, precisamos urgentemente desembestar. Criar consciência dos limites para reconhecer a falta deles e não mais negociar a sobrevivência, viver por direito a vida boa”, observa Laccava. 

No palco, Oliveira é um soldado numa guerra, ora desesperado na fuga de um ataque, ora completamente vivo em suas memórias e registros até então, ora esmagado pela dor e cansaço de uma luta interminável, ora somente o homem que anseia por liberdade, por poesia, por prazer.

“Nesse momento atual de vida, me sinto mais flexível e mais liberto por ter ultrapassado uma série de barreiras e também por ter abandonado imagens antigas de mim mesmo”, comenta Maurício. Ele finaliza dizendo que “isso me tornou mais curioso e mais amplo, me permitindo desembestar em direção a coisas que me despertavam interesse, como a música e o teatro, mas que ficavam para trás”.

Outros grandes nomes fazem parte da obra, como a light artist Mirella Brandi, responsável pelas influências da luz no espetáculo, o musicista Muepetmo, que explora a interação entre luz cênica e ambientes sonoros, e o artista visual e designer Ronaldo Fraga, que assume a pesquisa e criação de figurino da obra. 

O projeto ainda engloba outras duas obras inéditas –  Moscas de Fogo e Nas bordas daquilo que se fura -,  previstas também para o segundo semestre, mas ainda sem datas definidas.  A série de encontros Convergências e aulas de preparação corporal voltadas para o público geral, com direção artística de Maurício de Oliveira e direção geral de Clayton Santos Guimarães (Tono), também compõem o plano anual do Siameses. 


Serviço

  • Da Natureza da Besta
  • Data: 17 a 19 de setembro
  • Horários: a definir
  • Ingressos: a definir
  • Local:  CCSP – Centro Cultural São Paulo  – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – São Paulo/SP

Redes Sociais


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Share
Published by
Equipe Editorial

Recent Posts

Lasar Segall : 5 curiosidades sobre o artista

Lasar Segall nasceu em 1889, em Vilna, capital da atual República da Lituânia, na época…

1 dia ago

Arte Povera: A transformação de materiais cotidianos em arte

Arte Povera, definição italiana para “arte pobre” ou “arte empobrecida”, foi um dos movimentos de…

1 dia ago

Naturezas-mortas no século de ouro holandês

O período grandioso e produtivo da arte holandesa, conhecido por Século de Ouro dos Países…

1 dia ago

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

2 dias ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

3 dias ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

3 dias ago