Joe Fenton. Créditos: Jeanett Esfort
Joe Fenton é um artista, designer, escultor e ilustrador britânico, que trabalha principalmente com obras monocromáticas usando grafite, tinta, acrílica, óleo sobre tela, dentre outros.
Ele se tornou conhecido internacionalmente através de seu primeiro desenho em grande escala, realizado em grafite, acrílico, guache e tinta, chamado Solitude. Concluída em 2011, a obra levou mais de 10 meses para ser produzida, tendo um tamanho de aproximadamente 2,5 x 1,65 m.
Antes de decidir se dedicar em tempo integral aos seus trabalhos pessoais, Joe publicou dois livros infantis, como autor e ilustrador, que ganharam vários prêmios. Ele também trabalhou por vários anos como escultor e designer de efeitos especiais para filmes.
O artista é bacharel em Artes (Hons) em Escultura pela Wimbledon Art School.
O trabalho de Joe é fortemente influenciado pelo surrealismo, sob o uso de figuras contorcidas e apertadas, pela filosofia oriental, arquitetura do Oriente Médio, e até mesmo pelo barroco e rococó europeu, com ornamentos complexos.
Um tema comum em todas as suas obras é o da morte e o medo da mesma. A natureza fantasiosa e até esquisita de suas imagens parece surgir da necessidade de se distanciar desse medo e, ao mesmo tempo, reconhecê-lo.
J. Borges (1935–2024) foi um dos mais importantes nomes da arte popular brasileira, reconhecido por…
O MAC USP (Museu de Arte Contemporânea da USP) apresenta, a partir de 2 de…
O Sesc Santo Amaro recebe, a partir de 9 de agosto, a exposição Eu sou…
O Centro Cultural Correios RJ convida para a abertura da exposição coletiva O tempo das…
1. Um mundo inflacionado de arte Nunca se produziu tanta arte. Nunca existiram tantos artistas.…
Jaider Esbell (1979–2021) foi um artista, curador e escritor indígena do povo Makuxi, nascido em…