Categories: LiteraturaPalestras

Instituto Moreira Salles presta homenagem a Roberto Ventura

Instituto Moreira Salles presta homenagem ao professor de literatura, ensaísta e jornalista Roberto Ventura, morto há 10 anos

Bate-papo terá participação de Lilia Schwarcz, Mario Cesar Carvalho e Francisco Foot Hardman

O Instituto Moreira Salles realiza, no dia 10 de setembro, às 19h30, o evento Roberto Ventura: uma homenagem, um bate-papo aberto ao público que reunirá três amigos do jornalista e professor universitário: o também jornalista Mario Cesar Carvalho; a antropóloga e professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP Lilia Schwarcz; e Francisco Foot Hardman, escritor, ensaísta e professor do Departamento de Teoria e História Literária da Unicamp. O evento será no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Os lugares são limitados.

Roberto Ventura (1957-2002) foi dos mais refinados estudiosos de Os sertões, de Euclides da Cunha, e ficou na história literária brasileira como euclidiano indispensável. Nasceu no Rio de Janeiro e estudou letras na Universidade Santa Úrsula, na mesma cidade. Sua dissertação de mestrado – Cara de um, focinho do outro: crítica, história e polêmica em Sílvio Romero – foi defendida na puc-rj, em 1982. Doutor em línguas e literaturas românicas pela Universidade de Rühr, em Bochum, na Alemanha, em 1987, voltou ao Brasil e defendeu tese de doutorado em letras (teoria literária e literatura comparada) na USP. Em 1989, começou a carreira de professor na mesma universidade.

Dominava o alemão, o francês, o inglês e o espanhol. Estabeleceu vínculos com universidades brasileiras e de outros países, onde esteve como professor convidado ou como conferencista. Apaixonado pela célebre obra Os sertões, dedicou-se ao estudo do livro e de seu autor. Publicou inúmeros artigos sobre o tema em variados tipos de periódicos, participou de bancas de defesa de dissertações e teses, mesas de discussões e fez conferências. Antes de eleger Os sertões como principal tema de seus estudos, publicou, em parceria com Flora Süssekind, História e dependência: cultura e sociedade em Manoel Bonfim, em 1984. Analisou a formação da crítica literária brasileira em Escritores, escravos e mestiços em um país tropical, de 1987, a que se seguiram ainda Estilo tropical, de 1991, e Folha explica Casa grande & senzala, de 2000.

Entre 1988 e 2002, Roberto Ventura foi colaborador frequente no extinto caderno “Mais!”, suplemento da Folha de S. Paulo. Ativo na imprensa, entre 1991 e 1992, colaborou também no suplemento “Cultura”, de O Estado de S. Paulo. Mas o grande projeto do professor tinha um título: Euclides da Cunha: uma biografia, livro a que ele se dedicou com a devoção conhecida de todos os que o cercavam e que deixou inacabado quando, em 2002, aos 45 anos, morreu em um acidente de carro, voltando de uma conferência em São José do Rio Pardo.

O que ficou do maior projeto de Roberto Ventura, localizado pela viúva, a jornalista Márcia Zoladz, foi reunido em Retrato interrompido da vida de Euclides da Cunha, de 2003, que teve organização de Mario Cesar Carvalho e José Carlos Barreto de Santana. Roberto Ventura também é autor da cronologia “Memória seletiva”, publicada no ano de sua morte, nos volumes 13 e 14 dos Cadernos de Literatura Brasileira, homenagem do Instituto Moreira Salles a Euclides da Cunha no ano do centenário de Os sertões.

O Acervo Roberto Ventura chegou ao Instituto Moreira Salles em 2005. É formado por uma biblioteca com cerca de 1.650 itens, entre livros, periódicos e teses, parcialmente catalogada no site do IMS. Conta também com arquivo de produção intelectual, contendo aproximadamente 630 documentos, entre os quais 105 cadernos manuscritos de fichamentos e anotações diversas, datiloscritos de artigos que seriam publicados na Folha de S. Paulo ou em outros jornais ou revistas e correspondência com cerca de 130 itens. Há ainda dez documentos pessoais, 650 recortes de jornais e revistas, 320 fotografias (inclui fotos únicas de documentos euclidianos), 30 itens audiovisuais e reproduções valiosas de documentos de Euclides da Cunha.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

8 minutos ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

23 horas ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

24 horas ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

1 dia ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago