Categories: Design de Interiores

Tal R apresenta: “THE EGG 1958-2008 – a tribute by Tal R”

Quem é o artista? Tal R
O que vai ter na exposição? Objetos
Até quando? 3 de novembro

“THE EGG 1958-2008 – a tribute by Tal R” apresenta cinquenta exemplares, padronizadas por Tal R, da icônica cadeira EGG, desenhada pelo arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen, em 1958, e produzida pela Fritz Hansen, uma importante fábrica de móveis. A ideia surgiu por ocasião do 50º aniversário da EGG. Devido ao meio século de vida deste ícone do design, o artista produziu um colorido patchwork, que nasceu da combinação de materiais coletados por ele por algumas cidades mundo como Istambul, Berlim e Nova Yorque, bem como em brechós da Dinamarca e em um kibutz em Israel, onde aproveitou roupas desbotadas. “A questão principal era fazer uma cadeira que contasse múltiplas histórias. Assim, as peças de roupa deveriam estar plenas de vida e precisavam parecer como se fosse algo caseiro”, explica Tal R.

Inspirada pela palavra Egg (ovo), sua forma se refere à fertilidade, combinada com a fascinação do artista pelo neurologista e psiquiatra austríaco Sigmund Freud. A cadeira foi completamente transformada. Tal R decidiu nomear essas 50 cadeiras inspirada nos escritos de Freud, posto que o ovo (Egg) é também o símbolo das forças da reprodução e da capacidade de criar vida nova. Martha (a esposa de Freud), Irma (uma das primeiras análises de sonho “clássicas” de Freud) e Adler (um amigo íntimo do psicanalista austríaco) são apenas alguns dos nomes escolhidos pelo dinamarquês. Cada cadeira foi indicada e assinada por Tal R. Esta coleção única segue em turnê mundial em museus, galerias e lojas temáticas da Europa, do Extremo Oriente, da Austrália e dos Estados Unidos, incluindo lugares como o Corso Como (Milão) e no Bon Marché (Paris). Na América do Sul, passou pelo MuBE, em São Paulo, e poderá ser visitada, a partir do dia 6 de outubro, no MAC de Niterói.

Tal R

Nascido em Tel Aviv, Israel, no seio de uma família judia e criado em Copenhague (Dinamarca), este artista se formou na Real Academia Dinamarquesa de Artes e é professor da Academia de Artes de Dusseldorf. Apresentou individuais em Nova York, Dublin, Berlim e Londres. A obra de Tal R é apreciada pela família real dinamarquesa, que lhe encomendou a decoração de sua residência de inverno, o Palácio Amalienborg.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Share
Published by
Equipe Editorial

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

60 minutos ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

1 dia ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

1 dia ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

1 dia ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago