Categories: Design de Interiores

Tal R apresenta: “THE EGG 1958-2008 – a tribute by Tal R”

Quem é o artista? Tal R
O que vai ter na exposição? Objetos
Até quando? 3 de novembro

“THE EGG 1958-2008 – a tribute by Tal R” apresenta cinquenta exemplares, padronizadas por Tal R, da icônica cadeira EGG, desenhada pelo arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen, em 1958, e produzida pela Fritz Hansen, uma importante fábrica de móveis. A ideia surgiu por ocasião do 50º aniversário da EGG. Devido ao meio século de vida deste ícone do design, o artista produziu um colorido patchwork, que nasceu da combinação de materiais coletados por ele por algumas cidades mundo como Istambul, Berlim e Nova Yorque, bem como em brechós da Dinamarca e em um kibutz em Israel, onde aproveitou roupas desbotadas. “A questão principal era fazer uma cadeira que contasse múltiplas histórias. Assim, as peças de roupa deveriam estar plenas de vida e precisavam parecer como se fosse algo caseiro”, explica Tal R.

Inspirada pela palavra Egg (ovo), sua forma se refere à fertilidade, combinada com a fascinação do artista pelo neurologista e psiquiatra austríaco Sigmund Freud. A cadeira foi completamente transformada. Tal R decidiu nomear essas 50 cadeiras inspirada nos escritos de Freud, posto que o ovo (Egg) é também o símbolo das forças da reprodução e da capacidade de criar vida nova. Martha (a esposa de Freud), Irma (uma das primeiras análises de sonho “clássicas” de Freud) e Adler (um amigo íntimo do psicanalista austríaco) são apenas alguns dos nomes escolhidos pelo dinamarquês. Cada cadeira foi indicada e assinada por Tal R. Esta coleção única segue em turnê mundial em museus, galerias e lojas temáticas da Europa, do Extremo Oriente, da Austrália e dos Estados Unidos, incluindo lugares como o Corso Como (Milão) e no Bon Marché (Paris). Na América do Sul, passou pelo MuBE, em São Paulo, e poderá ser visitada, a partir do dia 6 de outubro, no MAC de Niterói.

Tal R

Nascido em Tel Aviv, Israel, no seio de uma família judia e criado em Copenhague (Dinamarca), este artista se formou na Real Academia Dinamarquesa de Artes e é professor da Academia de Artes de Dusseldorf. Apresentou individuais em Nova York, Dublin, Berlim e Londres. A obra de Tal R é apreciada pela família real dinamarquesa, que lhe encomendou a decoração de sua residência de inverno, o Palácio Amalienborg.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Share
Published by
Equipe Editorial

Recent Posts

O génio de vanguarda que preferia bananas a vernissages

Em 1964, a prestigiada Gallerie Christinae, na cidade sueca de Gotemburgo, inaugurou uma exposição coletiva…

7 horas ago

O cotovelada de US$ 40 milhões

Em outubro de 2006, num gabinete refrigerado em Las Vegas, Steve Wynn preparava-se para concretizar…

7 horas ago

O que acontece com o mercado de arte quando um artista morre?

A morte muda a obra ou muda o mercado? (Texto original publicado no www.arteindex.com) Quando…

8 horas ago

O que todo mundo pensa numa vernissage (mas ninguém tem coragem de falar)

Quantas vezes você já foi a uma abertura de exposição realmente focado em olhar as…

1 semana ago

7 fatos curiosos sobre a vida política de Pablo Picasso

Nesta matéria vamos falar sobre a vida política de Pablo Picasso e perceber que ele…

1 semana ago

Como Detectar Falsificações em Obras de Arte: Conheça os Melhores Métodos Científicos

A falsificação de obras de arte representa uma ameaça significativa ao patrimônio cultural global e…

1 semana ago