Design de Interiores

Tal R apresenta: “THE EGG 1958-2008 – a tribute by Tal R”

Por Equipe Editorial - outubro 2, 2012
2758 0
Pinterest LinkedIn

Quem é o artista? Tal R
O que vai ter na exposição? Objetos
Até quando? 3 de novembro

“THE EGG 1958-2008 – a tribute by Tal R” apresenta cinquenta exemplares, padronizadas por Tal R, da icônica cadeira EGG, desenhada pelo arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen, em 1958, e produzida pela Fritz Hansen, uma importante fábrica de móveis. A ideia surgiu por ocasião do 50º aniversário da EGG. Devido ao meio século de vida deste ícone do design, o artista produziu um colorido patchwork, que nasceu da combinação de materiais coletados por ele por algumas cidades mundo como Istambul, Berlim e Nova Yorque, bem como em brechós da Dinamarca e em um kibutz em Israel, onde aproveitou roupas desbotadas. “A questão principal era fazer uma cadeira que contasse múltiplas histórias. Assim, as peças de roupa deveriam estar plenas de vida e precisavam parecer como se fosse algo caseiro”, explica Tal R.

Inspirada pela palavra Egg (ovo), sua forma se refere à fertilidade, combinada com a fascinação do artista pelo neurologista e psiquiatra austríaco Sigmund Freud. A cadeira foi completamente transformada. Tal R decidiu nomear essas 50 cadeiras inspirada nos escritos de Freud, posto que o ovo (Egg) é também o símbolo das forças da reprodução e da capacidade de criar vida nova. Martha (a esposa de Freud), Irma (uma das primeiras análises de sonho “clássicas” de Freud) e Adler (um amigo íntimo do psicanalista austríaco) são apenas alguns dos nomes escolhidos pelo dinamarquês. Cada cadeira foi indicada e assinada por Tal R. Esta coleção única segue em turnê mundial em museus, galerias e lojas temáticas da Europa, do Extremo Oriente, da Austrália e dos Estados Unidos, incluindo lugares como o Corso Como (Milão) e no Bon Marché (Paris). Na América do Sul, passou pelo MuBE, em São Paulo, e poderá ser visitada, a partir do dia 6 de outubro, no MAC de Niterói.

Tal R

Nascido em Tel Aviv, Israel, no seio de uma família judia e criado em Copenhague (Dinamarca), este artista se formou na Real Academia Dinamarquesa de Artes e é professor da Academia de Artes de Dusseldorf. Apresentou individuais em Nova York, Dublin, Berlim e Londres. A obra de Tal R é apreciada pela família real dinamarquesa, que lhe encomendou a decoração de sua residência de inverno, o Palácio Amalienborg.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários