Educação

16 frases de Edgar Morin que vão fazer você compreender melhor a obra dele

Edgar Morin (pseudônimo de Edgar Nahoum) nasceu em Paris, 1921.

Sua formação é extremamente vasta, sendo graduado em Direto, História e Geografia além de ter realizado estudos nos campos da antropologia, sociologia e filosofia.

Judeu de origem sefardita (descendentes de Portugal e Espanha), é autor de mais de trinta livros, dentre eles: “O Método” (6 volumes); “Introdução ao pensamento complexo”; “Ciência com consciência” e “Os sete saberes necessários para a educação do futuro”.

Ao longo de sua vida participou da Resistência Francesa durante a Segunda Guerra Mundial e criticou a URSS stalinista, apesar de ter se filiado ao Partido Comunista.

Pesquisador emérito do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), é considerado um dos principais pensadores contemporâneos e teóricos do campo de estudos da complexidade, que inclui perspectivas anglo-saxônicas e latinas. Sua abordagem é conhecida como “pensamento complexo” ou “paradigma da complexidade”.

Imagem de Maxppp Photo Press Agency

Sociologia

Um dos estudos sociológicos do autor se refere à compreensão. Isso o torna um intelectual de destaque num mundo onde ninguém se entende. Ele alerta que o problema começa na família e permeia todas as relações que temos em nosso dia a dia.

1) “A compreensão não desculpa nem acusa: pede que se evite a condenação peremptória, irremediável, como se nós mesmos nunca tivéssemos conhecido a fraqueza nem cometido erros. Se soubermos compreender antes de condenar, estaremos no caminho da humanização das relações humanas”.


2) “… compreender não só aos outros como a si mesmo, a necessidade de se auto-examinar, de analisar a auto-justificação, pois, o mundo está cada vez mais devastado pela incompreensão, que é o câncer do relacionamento entre seres humanos”.


3) “O ato ético é um ato de religação: com o outro, com os seus, com a comunidade, e uma inserção na religação cósmica”.


4) “O destino da humanidade é desconhecido, mas sabemos que o processo de existir modifica-se”.


Educação

Um dos objetos de estudo de Morin é a educação, e uma de suas contribuições é a criação de um método que possibilita a articulação de conhecimentos diversos. Para ele, quebrar o conhecimento em categorias é uma mutilação que nos leva ao erro e impede que possamos responder as dúvidas que sempre acompanharam a humanidade.

5) “É necessário dizer que não é a quantidade de informações, nem a sofisticação em Matemática que podem dar sozinhas um conhecimento pertinente, mas sim a capacidade de colocar o conhecimento no contexto”.


6) “Reforma de pensamento significa reforma de educação”.


7) “O saber não nos torna melhores nem mais felizes.”


Atualidade

Morin está sempre disposto a opinar sobre questões do momento. Com uma visão crítica, ele nos deixa estas frases que se aplicam perfeitamente aos acontecimentos locais e internacionais.

Para o escritor, encarar a humanidade através da economia apaga o ser humano como indivíduo e o transforma num número. Esta frieza é um empecilho para a resolução dos problemas sociais que estão além de meras estatísticas.

8) “A pobreza permite autonomia. A miséria priva-nos dos direitos”.


9) “Todo desenvolvimento verdadeiramente humano significa o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e do sentimento de pertencer à espécie humana”.


10) “O pensamento político está reduzido à economia, como se tudo pudesse ser calculado”.


11) “A política passa incessantemente pelo conflito entre realismo e utopia”.


12) “A mundialização, a industrialização, atinge a todos, por esses motivos compartilhamos dos mesmos problemas e medos”.


Complexidade

Apesar de todo o mérito, ele se considera um marginal em todas as áreas em que estuda e não gosta de se restringir a definições, posicionamento que combina com sua obra acadêmica que se distingue entre perspectivas restritas, limitadas, e amplas ou generalizadas da complexidade.

13) “… você é um ser complexo, eu sou um ser complexo, não podemos estar reduzidos a um único aspecto da personalidade”.


14) “A consciência da complexidade nos faz compreender que não poderemos escapar jamais da incerteza e que jamais poderemos ter um saber total: a totalidade é a não verdade”.


15) “Não há conhecimento que não esteja ameaçado pelo erro e pela ilusão”.


16) “Temos todos o mesmo destino porque vivemos com os mesmos problemas, medos e tensões. Vivemos os mesmos perigos, e eles são vários: as doenças, as guerras, as tensões religiosas”.


Veja também

https://arteref.com/frases/10-frases-incriveis-de-grandes-artistas-para-voce-se-reinventar/

Fontes

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Share
Published by
Equipe Editorial
Tags: a complexidade de edgar morina condição humana edgar morina educação segundo edgar morina obra de edgar morina via edgar morina via edgar morin pdfa vida de edgar morincitações de edgar morincomplexidade e transdisciplinaridade edgar morinedgar de morinedgar morinedgar morin 7 saberesedgar morin a cabeça bem feita resumoedgar morin a complexidade do euedgar morin a condição humanaedgar morin a educação e a complexidade do ser e do saberedgar morin a educação e a complexidade do ser e do saber pdfedgar morin a force de sacrifieredgar morin a teoria da complexidadeedgar morin a viaedgar morin amazonedgar morin artigoedgar morin avaliaçãoedgar morin bibliographieedgar morin bibliographyedgar morin bioeticaedgar morin biografiaedgar morin biografia pdfedgar morin biographieedgar morin biographyedgar morin bookedgar morin booksedgar morin brasiledgar morin cabeça bem feitaedgar morin ciência com consciênciaedgar morin ciência com consciência pdfedgar morin cinemaedgar morin citaçõesedgar morin comunicaçãoedgar morin conhecimentoedgar morin define o ser humano de que formaedgar morin democraciaedgar morin dialogicaedgar morin diversidadeedgar morin diversidade culturaledgar morin documentarioedgar morin download livrosedgar morin e a cultura de massaedgar morin e paulo freireedgar morin é preciso educar os educadoresedgar morin e um antropólogo sociólogo e filósofo de nacionalidade francesaedgar morin é vivoedgar morin écologieedgar morin educaçãoedgar morin educação do futuroedgar morin éducationedgar morin em seu livro os sete saberesedgar morin enseigner à vivre pdfedgar morin ensinar a viveredgar morin epistemologiaedgar morin épousesedgar morin esta vivoedgar morin eticaedgar morin ética cultura e educaçãoedgar morin ética cultura e educação pdfedgar morin faleceuedgar morin filmeedgar morin filosofiaedgar morin filosofo biografiaedgar morin formaçãoedgar morin fotosedgar morin fredgar morin frasesedgar morin frases complexidadeedgar morin fronteiras do pensamentoedgar morin geografiaedgar morin globalizaçãoedgar morin goodreadsedgar morin livrosedgar morin no brasil 2019edgar morin pdfedgar morin sescedgar morin sesc pinheiroseducação e complexidade edgar morinentrevista a edgar morinerror e ilusion edgar morinfrases de edgar morinideias de edgar morinlivros de edgar morinlivros de edgar morin em pdfobras de edgar morinobras de edgar morin pdfquem é edgar morintexto de edgar morinvida de edgar morinvida e obra edgar morin

Recent Posts

Ayrson Heráclito: entrelaçando arte, história e cultura afro-brasileira

Ayrson Heráclito nos convida, por meio de sua arte, a explorar a riqueza e a…

5 horas ago

O belo depois do moderno

Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…

20 horas ago

Paço Imperial inaugura três exposições simultâneas

O Paço Imperial inaugura, a partir do dia 17 de abril de 2024, três exposições…

1 dia ago

Tomie Ohtake ganha mostra na Galeria Nara Roesler

A Galeria Nara Roesler São Paulo tem o prazer de apresentar, em parceria com o…

4 dias ago

Galeria de Arte André apresenta exposição de Manabu Mabe

A Galeria de Arte André, no ano em que se completa o centenário de nascimento…

4 dias ago

Exposição “Desafio Salvador Dalí” chega a São Paulo em maio

"Desafio Salvador Dalí", dedicada à vida e obra do renomado pintor e multiartista espanhol, chega…

4 dias ago