16º CURTA SANTOS EXIBE 47 FILMES DE NOVE ESTADOS

Por Paulo Varella - outubro 15, 2018
105 0
Pinterest LinkedIn

16º CURTA SANTOS EXIBE 47 FILMES DE NOVE ESTADOS,
ENTRE CURTAS, LONGAS E VIDEOCLIPES,
DE 16 A 20 DE OUTUBRO, EM SANTOS (SP).

Acesse a programação completa em:
http://www.curtasantos.com.br/Programacao.aspx

Para fotos e sinopses dos filmes, clique aqui.

Serão 40 sessões gratuitas em cinco dias. Uma verdadeira maratona para o público que aprecia a produção audiovisual e também tem interesse em discutir a realidade sociocultural, política e econômica brasileira. Ao atingir sua 16ª edição, o Curta Santos – Festival de Cinema de Santos ocupa a cidade com 47 obras vindas de nove estados brasileiros, entre curtas e longas-metragens, além de videoclipes.

O tema desta vez é “Pra Frente, Brasil”, inspirado na contemporaneidade do filme homônimo de Roberto Farias (1932-2018), lançado em 1968. Não por acaso, trata-se do mesmo ano em que foi baixado o Ato Institucional Nº5, o mais emblemático da história da Ditadura Militar.

Pautada por esta reflexão, a direção de mostras do Festival definiu os filmes da mostra nacional Olhar Brasilis, enquanto os próprios realizadores locais reuniram-se para escolher as obras da seleção regional Olhar Caiçara. A terceira categoria competitiva é a Videoclipe Caiçara, apresentando o trabalho de bandas e artistas da região para a linguagem.

Fiel às premissas de democratizar sua existência e contribuir com a formação de plateias e o fortalecimento do movimento audiovisual da Baixada Santista, o festival ocupa espaços de forma descentralizada, realiza oficinas sobre a produção cinematográfica e traz ainda mostras especiais, com longas-metragens e filmes voltados para o público infantil.

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here