Artistas nacionais e internacionais ocupam as galerias da CAL/Brasília

Por Paulo Varella - abril 6, 2018
126 0
Pinterest LinkedIn

A mostra “Virilha suada”, de Camila Soato, inaugura o projeto Grande Vidro, uma parceria entre os Amigos da Cal e a Alfinete Galeria, cujo interesse é proporcionar mostras de arte contemporânea de relevo orientadas pelos debates da cena artística da atualidade. Trata-se da primeira atividade de comemoração dos 30 anos da CAL / UnB. Soato mostra algumas pinturas que integraram uma exposição anterior – “Desculpe a virilha suada” – realizada pela Alfinete, mas vem em condição de residente para ocupar um dos ateliês da CAL por um mês, onde fará conversas abertas ao público além de trabalhar em sua nova produção.

Carolina Parra, Rafael Chamorro e Xavier Villafranca Fernandez se conheceram quando começaram a desvendar o fértil terreno das artes. Depois, cada um seguiu seu caminho. Passados alguns anos, se reencontraram para abordar temáticas e inquietudes comuns na produção dos seus trabalhos. O resultado dessa inquietação está presente na exposição “Osmosis – fase 4” que vai ocupar a galeria Acervo da CAL, com curadoria de Marcella Imparato.

A mostra reflete a busca em comum dos três artistas costa-riquenhos que, por meio de uma série de expressões artísticas, procura solucionar, guardar e decifrar elementos que complementam algo que está faltando no meio ambiente fragmentado. A maioria das peças produzidas celebra as ideias que sustentaram as práticas da colagem e ensamble herdadas do Dadaísmo, Surrealismo e do Novo Realismo, em uma combinação de técnicas que envolvem desenho, pintura, escultura e objetos. “Nossas obras fazem eco a nosso contexto imediato, a problemáticas sociais que nos afligem e a um novo olhar para o  ser ”, revelam Carolina, Rafael e Xavier.

Mestre em artes visuais, com ênfase em meios digitais pela Universidade Goteborg (Suécia), Carolina Parra participou, em 2013, com Xavier Villafranca, da Bienal Centroamericana do Museu de Arte Contemporâneo do Panamá. Ele também  estudou mídias digitais na Suécia, na Valand School of Fine Arts. Em 2004, Rafael Chamorro recebeu uma distinção especial no primeiro certame de cerâmica no Museu de Arte Costarricense e, em 2006,  foi premiado na III Bienal de Cerâmica nessa mesma instituição.

A brasiliense Isabela Ribeiro também vai ocupar um espaço da galeria Acervo com a instalação “Natureza Humana: Infértil Visível”, que  questiona a dicotomia que separa o homem e o ambiente natural. Com curadoria de Gisele Lima, historiadora da arte formada pela UnB, o trabalho permite um encontro entre natureza e produtos sintéticos gerados pela ação humana.

Entre 2013 e 2016, Isabela desenvolveu, com patrocínio do FAC/DF, o projeto Interações Mutualísticas que teve como produto virtual a pesquisa com 30 ilustrações científicas nas técnicas aquarela e nanquim. Em 2016, ela fez residência artística no Parque Lage, no Rio de Janeiro.

A configuração contemporânea da cultura gaúcha (própria da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil)  é o mote da exposição “Gaucho. Cartografías entre (s) Fronteras” que os artistas visuais Tereza Lenzi e Jesús Pérez García apresentam na galeria CAL, com curadoria de Cinara Barbosa.

Composta por fotografias, vídeos, cartografias, fragmentos de um diário sobre a rota percorrida pelos dois pesquisadores que, durante seis semanas, percorreram a Banda Oriental (desde o Rio Grande do Sul até Buenos Aires) entrevistando cidadãos comuns sobre a relação que eles tinham com a sua própria cultura, a mostra une a gaúcha Tereza Lenzi, professora da Universidade Federal do Rio Grande, e o espanhol Jesús Pérez García. O projeto a ser apresentado na CAL também foi selecionado para ser exposto na Universidade de Murcia (Espanha).

 

“A dissolução progressiva do estado nação, nesses tempos de globalização, está renovando o vigor dessa cultura dividida em nacionalidades, mas, ao mesmo tempo, está introduzindo novos elementos que provocam um debate sobre identidade”, asseguram Tereza e Jesús, na apresentação do projeto. A curadoria é de Cinara Barbosa, professora da UnB.

Ocupatória

Igor Krieger, Caio Schwantes, Vitor Teles Ferreira e Laura Gonzalez são os idealizadores do projeto “Ocupatória” que vai contar com obras de Andressa de Bessa, Azu Lima, Camila Cidreira, Camila Leite, Jéssica Paiva, Havane Melo, Isadora Almeida, Lucas Sertifa, Mariana Destro, Marina Maia, Pedro Lacerda, Raíssa Felippe, Romulo Barros nos espaços alternativos da CAL: salas 301, 302, hall e escadarias do 1º e 3º andares.

A mostra, que será construída e modificada durante todo o período de exibição, reúne produções artísticas nacionais, selecionadas por uma convocatória online, a Ocupatória, que dialogam com as revoltas políticas no ano de 2016, que levaram alunos a ocupar inúmeras instituições secundaristas e universitárias em todo o país.  O “movimento” convida os visitantes a fazer parte no processo de construção da exposição, durante seu tempo de permanência. O evento será enriquecido por debates, oficinas e ateliês coletivos.

Os projetos “Osmosis – fase 4”, “Natureza Humana: Infértil Visível”, Gaucho. Cartografías entre (s) Fronteras e “Ocupatória” foram selecionados por meio da Convocatória CAL 2017. “Virilha suada” é um novo projeto fruto da parceria entre Amigos da CAL e a Alfinete Galeria. Todas as mostras abrem 11 de abril.

 

Serviço

Exposições 3º Ciclo CAL/UnB

Abertura: 11 de abril de 2018, às 19h

Local: Casa da Cultura da América Latina da UnB (SCS Qd 4, Edf. Anápolis). Telefone 3107.7963, 7966

Visitação: 12 de abril a 22 de maio de 2018, segunda a sábado, das 12h às 20h

Entrada franca

Classificação: livre

Contatos

Ana Avelar (Curadora)/61 99954.4225/ [email protected]

Caio Sato Schwantes/(61) 98138-9120/[email protected]

Carolina Parra/[email protected]

Cinara Barbosa (curadora)/

Gisele Lima (Curadora) / 61 98636.1774 [email protected]

Igor Schmidt Teichmann Krieger/[email protected]

Isabela Ribeiro Couto (DF)/61 983425472 [email protected]

Jesús Pérez García/ [email protected]

Laura Gonzalez/61 – 981609065/ [email protected]

Rafael Chamorro/ [email protected]

Tereza Lenzi/ 53 9958.1666/[email protected]

Vítor Teles Ferreira/ 61 98111 9449 | 61 3443 4159/ [email protected]

Xavier Villafranca Fernandez/[email protected]

Brasília, 29 de março de 2018

Núcleo de Comunicação Social da CAL

 

 

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here