O invisivel plágio na Ocuparte

Por Paulo Varella - março 29, 2018
95 0
Pinterest LinkedIn

Composta por 15 obras pintadas com tinta criada pelo artista Victor Grizzo, a técnica consiste em uma mistura provida da maceração das asas de borboletas mortas com aquarela.

As asas das borboletas são constituídas de membranas e nervuras. Na membrana alar se prendem escamas que cobrem total ou parcialmente as asas. Nas escamas ocorre a difração dos raios luminosos incidentes sobre a superfície na mente sul- cada. Essa difração resulta as cores brilhantes das asas das borboletas. Além de cores puramente estruturais, há cores chamadas de pigmentares, que resultam da presença, nas escamas  que dão a cor branca, carotenoides, responsáveis pela cor amarela e vermelha, e melanina, determinante das tonalidades escuras. Todas essas escamas de diferentes formas e funções inserem-se em ambas as faces da asa e são elas que constituem a poeira na que misturada junto às tintas de aquarela, garantem o caráter inédito de tons e brilhos, nuances e processos dessas obras.

As narrativas  permeiam o mundo etéreo da pesquisa que o artista já vem desenvolvendo desde a exposição Interior em Mim, realizada no ano de 2016.

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here